Aprenda a montar seu negócio online e comece a empreender

O passo a passo completo para você se tornar o próprio chefe

0

Empreender é o sonho de diversas pessoas. Ser o seu próprio chefe, trabalhar com o que ama e fazer o que gosta se tornar algo rentável. Para isso, buscam ideias de negócios online para montar e viver da maneira que sempre sonhou. Pensando nisso, o blog Pajaris separou um guia completo de como montar o seu negócio online e começar a empreender.

1º: escolha o nicho

O primeiro passo é a escolha do nicho que irá montar uma empresa e o que será vendido. Conheça alguns dos nichos mais rentáveis na internet em 2020:

  • Saúde e emagrecimento;
  • Marketing digital;
  • Idiomas;
  • Pets;
  • Maternidade;
  • Vestuário;
  • Beleza;
  • Etc.

Para escolher qual nicho irá trabalhar, escolha uma área que se identifique e se envolver vidas, que seja expert da área. Por exemplo, para lançar um curso de idiomas, o primeiro passo e saber a língua. Para ensinar sobre alimentação natural para cachorros, é necessário ser veterinário.

Segmentação

Dentro do nicho existe algo chamado segmentação, é um recorte do grupo que deseja atingir. Assim você descobre qual público quer atingir e ficará mais fácil em saber em qual produto investir. Vamos supor que você escolheu o ramo do vestuário. Se irá montar uma loja de roupas, qual será o seu cliente? Mulheres plus size? Moda evangélica? Roupas para bebês?

como montar um negócio online
Como montar um negócio online (Foto: Freepik/Reprodução)

Isso também acontece para o ramo digital, você escolheu que irá falar sobre maternidade e criará um blog para falar sobre o assunto. Qual público que deseja alcançar? Mães de recém-nascido, ideias de brincadeiras para todas as idades, um blog sobre introdução alimentar. O cliente precisa saber o que ele irá achar no seu negócio online, assim se identificará e voltará sempre para consumir o seu produto.

52 frases de mulheres inspiradoras para se empoderar

Conheça o mercado

O próximo passo é um estudo de mercado. Analise quem são seus concorrentes, o que eles fazem que dá certo e o que eles fazem que não geram resultados. Estude muito sobre a área que irá atuar, quais são os segmentos em que a demanda está alta. Durante a fase de estudo, lembre-se de verificar a rentabilidade, pois criar um negócio apenas por amor não irá pagar as contas.

Além disso, busque o seu diferencial no mercado. Por exemplo: irá lançar um curso de maquiagem, mas existem milhares de cursos na internet desse assunto. Então busque um diferencial como: curso para aprender maquiar mulheres com pele madura.

Investimento

É a hora de colocar na ponta do lápis tudo o que será necessário para abrir o seu negócio online. Se precisará de uma internet mais rápida, qual é o valor para aumentar o plano. Se venderá online, quais são os valores do envio, embalagem e da hospedagem do seu site de roupas. Um negócio de sucesso, é um negócio bem estruturado e sem dívidas. Portanto não pule essa fase. 

Hospedagem para negócio online

Agora que você já escolheu o nicho e sabe o que irá fazer na web, chegou a hora de colocar a mão na massa e escolher onde irá hospedar sua empresa. Se é um blog, terá que pagar por uma hospedagem, escolher o domínio e comprar um layout. Ou se será uma plataforma gratuita como o Instagram. Para isso, o nome da sua empresa já deve estar definido e estudo de mercado finalizado.

como montar um negócio online
Como montar um negócio online (Foto: Freepik/Reprodução)

Divulgação: marketing

Agora que você já tem o seu produto digital definido, é hora de fazer o público te encontrar. O primeiro passo, é fazer uma divulgação “boca a boca” e divulgar para todos os amigos e potencial clientes sobre sua nova marca. Após é preciso começar a investir em estratégias de divulgação. Há algumas formas de divulgação o seu negócio:

  • Anúncios patrocinados.
  • E-mail marketing;
  • Perfil nas redes sociais.

Bom relacionamento com cliente

Não adianta o seu produto ser o mais top do mercado se você não tem um relacionamento agradável com o seu cliente. O primeiro passo é montar um canal de comunicação direta, pode ser um Whatsapp apenas para responder dúvidas ou um e-mail. Se é uma loja no Instagram por exemplo, deixe na biografia o contato. Ou seja, precisa ser em um local visível e fácil.

Entretanto, não irá adiantar se criar um canal de comunicação e responder apenas 15 dias depois. Tente otimizar ao máximo do tempo de resposta, assim trará confiança ao seu cliente e com certeza fará sempre optar por você quando precisar de determinado serviço.

Dicas de negócios online

Após todo o planejamento, confira dicas de alguns negócios online para investir e se tornar seu próprio chefe em 2021.

como montar um negócio online
Como montar um negócio online (Foto: Freepik/Reprodução)

Loja virtual

Escolha seu nicho, estude o mercado que irá entrar e lembre-se de procurar um local ideal para ser sua vitrine online. Se quer começar do zero e não tem dinheiro para investir, o brechó online pode ser uma boa opção para você.

Produto digital

Se você é cozinheira, pode criar um e-book com as suas receitas mais famosas e ajudar outras pessoas a faturar dinheiro. Pode criar um curso de alongamento de unha, caso você seja profissional da área. Se é designer, poderá criar uma agenda digital para o cliente baixar em casa. São diversas possibilidades.

Site, blog e consultoria

Se você entende muito de um assunto, que tal compartilhar ele na internet? Mesmo na era do Youtube, diversas pessoas buscam diariamente conteúdo sobre algum assunto. Assim você poderá escrever sobre o que gosta e ainda receber por isso. Assim como um blog informativo, você também pode compartilhar o que sabe em vídeos no Youtube ou dar consultorias.

 

Fontes: Hotmart/Sebrae

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy