Massagem para cólica: o que é, seus benefícios e como fazer passo-a-passo

Você já pensou em fazer uma massagem para aliviar a cólica? Já imaginou cuidar do seu corpo e da sua disposição naqueles dias de TPM forte do seu ciclo menstrual apenas com técnicas de automassagem e cuidado pessoal?

Pois saiba que é super possível. Existem práticas que estimulam o cuidado de nós mesmas com o nosso corpo para melhorar sintomas e aumentar nossa disposição e felicidade, mesmo em dias de cólicas intensas.

Dessa maneira, saiba melhor como combater as cólicas menstruais com uma automassagem relaxante e não perca tempo!

 

Como aliviar cólicas menstruais

A cólica menstrual, também conhecida como dismenorreia, atinge grande parte das mulheres atualmente e atrapalha em muito a nossa qualidade de vida. São dores muito incomodas, deixando nossos dias insuportáveis.

Imagem: Reprodução / Pinterest

Os principais sintomas da cólica podem ser dores ou desconfortos na região pélvica, tanto antes quanto durante a menstruação. Essas dores variam de leve a alta intensidade, também causando sintomas como diarreia, cansaço, dor de cabeça e até desmaio. Mesmo com tantos problemas causados pelas cólicas, as mulheres precisam continuar ativas!

Assim, existem várias formas para aliviar esses sintomas. Desde medicamentos até terapias complementares como a automassagem, veja a melhor e mais prática maneira de controlar os sintomas da cólica menstrual durante o seu ciclo.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

O que é massagem para cólica?

A massagem feita em mulheres com sintomas de cólica menstrual é muito efetiva e tem sido ensinada, cada vez mais. Ela é prática, rápida e pode ser feita pela própria mulher, em si mesma!

Assim, ela se configura como uma série de movimentos pode ajudar a diminuir os incômodos trazidos pela menstruação. Aliar essa massagem com diferentes posições de descanso também auxiliam no alívio da dor.

Dessa maneira, é muito importante aprendermos esses tratamentos mais simples, pois eles podem diminuir os sintomas da cólica menstrual de forma rápida e barata, em qualquer momento da nossa rotina.

Se você sofre com cólicas menstruais e necessita de uma dica, podemos te ajudar nessa! Felizmente existem técnicas de massagem que ajudam a aliviar suas dores.

 

Benefícios da massagem para a cólica

A massagem é um dos melhores tratamentos para o alívio dos sintomas da cólica menstrual, sendo um meio natural e fácil de resolver a dor! Um de seus principais benefícios é promover um cuidado simples, de relaxamento da musculatura feminina através do toque e da massagem, para aliviar os sintomas da cólica.

Assim, torna-se um tratamento efetivo, barato, rápido e muito acessível. Basta querer aprender a fazer para poder testar em si mesma!

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

A massagem é feita de maneira simples, durando no mínimo três minutos. Dessa maneira, aprenda quando aplicar movimentos circulares na sua barriga, além de movimentos mais friccionais, para uma massagem mais efetiva. Use a temperatura a seu favor, mantendo a área mais aquecida, para uma sensação de maior conforto.

Por isso, é indicado que a massagem seja feita com a mulher deitada ou sentada. De toda forma, escolha uma posição confortável para essa prática. Também não deixe de procurar outras soluções, como a bolsa de água quente e chás naturais para cólica.

 

Imagem: Reprodução / Pinterest

Passo a passo da massagem para cólica

Conforme orientação da fisioterapeuta Marcele Pinheiro, em entrevista ao site Tua Saúde, a massagem deve ser feita da seguinte forma:

 

Primeiro, escolha um bom óleo vegetal para sua pele

Escolha aquele que o toque mais te agradar e pegue uma pequena quantidade. Então, uma boa dica é utilizar o óleo de semente de uva, que é leve e não vai deixar sua pele muito oleosa. Assim, aplique o óleo vegetal, levemente aquecido, direto na região do baixo ventre, fazendo movimentos leves para espalhar bem o óleo.

 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Capriche nos movimentos circulares e curta seu carinho

A massagem deve ser feita com movimentos circulares, em volta do umbigo no sentido horário, ativando a circulação da área. Assim, inicie o movimento das mãos de forma leve e depois com toques mais profundos, massageando os locais com maior incômodo para você.

Imagem: Reprodução / Pinterest

Agora, faça movimentos verticais

Após realizar o passo anterior por um tempinho, agora tente algo novo. Dessa forma, realize movimentos de cima do umbigo para baixo, de maneira vertical, por mais um minuto. Lembre-se sempre de iniciar com movimentos leves e, depois, aprofundar nos toques.

 

Continue com a massagem para cólica até se sentir melhor

Continue massageando a área sempre que necessário. Dessa forma, a massagem para a cólica, quando associada a outras práticas naturais pode ser a solução para seus desconfortos mensais e pode mudar a sua vida para muito melhor!

Além disso, também podemos aprender mais dicas de massagem para cólica com a fisioterapeuta Haydee Cassé que ensina em seu vídeo um pouco mais sobre essa prática tão benéfica.

Reflexologia para tratar cólicas

Uma última forma de um tipo de massagem relaxante que pode ajudar a combater a cólica menstrual, não podemos deixar de falar sobre a reflexologia. Assim, essa prática é um tipo de massagem de tratamento contra dores das cólicas em pontos específicos nos pés.

Dessa forma, para realizar esse tipo de massagem é necessário realizar pressão e pequenos movimentos circulares nos pontos determinados pela ciência.

Dessa maneira, aprenda cada vez mais as propriedades das massagens utilizadas no cuidado feminino e viva de forma mais plena, todos os meses.

saúde
Comentários (0)
Comentar