Máscara de dormir: entenda os principais tipos e dicas para um sono de qualidade

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Além de fazer graça nas fotos do Instagram, a máscara de dormir traz muitos benefícios para a higiene do sono. Descubra quais são os principais tipos:

Por que usar máscara de dormir?

Primeiramente, o acessório costuma ser um bom aliado para viagens e cochilos durante o dia. Já para quem tem dificuldade em pegar no sono, a máscara de dormir ajuda deixar os ambientes mais escuros, impedindo que a luz atrapalhe o momento de descanso.

Hoje em dia é possível encontrar modelos bem diferentes, que vão dos estilosos até os terapêuticos. Por isso, antes de escolher a sua, é indispensável conferir o material do qual a máscara feita e quais os benefícios que ela traz além de bloquear a luz.

 

mascara de dormir
Imagem: Reprodução / Radice Sleep

Principais tipos de máscara de dormir

A seguir, reunimos as melhores máscaras para você investir no acessório agora mesmo.

 

Máscara clássica

Em primeiro lugar, o modelo tradicional que costuma ser feito com tecidos bem suaves e que permitam a transpiração. Por isso é ideal eleger modelos em algodão ou seda, visto que os tecidos naturais são mais confortáveis.

Máscara terapêutica com gel

Na sequência, o modelo ideal para quem sofre com inchaço nos olhos, além de auxiliar nos casos de sinusite ou enxaqueca. Geralmente, esse tipo de máscara possui bolsas de gel e pode ser levado a geladeira para garantir uma experiência mais refrescante.

 

tipos de máscara de dormir
Imagem: Reprodução / Pinterest

 

Máscara de dormir com ervas

Em terceiro lugar temos um modelo perfeito para os adeptos da aroma terapia. Isso porque a proposta dessa máscara é aproveitar ao máximo os benefícios das ervas calmantes. Em geral, elas são feitas em tecido e possuem um enchimento que leva flores secas de camomila e lavanda ou folhas de alecrim. Desse modo, unindo os ativos calmantes e bloqueando a claridade, é possível ter uma experiência de sono regeneradora.

 

Máscara côncava

Por fim, se você gostaria de experimentar o acessório mas não gosta da sensação do tecido nas pálpebras, o ideal é apostar em um modelo côncavo. Isso porque essas máscaras de dormir possuem uma modelagem diferente, com design que evita que o tecido toque na região.  E é também graças a esse formato diferente tão que a máscara côncava costuma bloquear 100% da luz.

 

Ritual relaxante para dormir melhor

as melhores marcas para dormir
Imagem: Reprodução / Pinterest

 

De acordo como levantamento da The Bakery, 44% dos brasileiros têm problemas para pegar no sono. Seja pela alteração na rotina, estresse, sobrecarga ou insônia, o problema vem preocupando especialistas.

Contudo, além da máscara de dormir, ainda é possível adotar algumas práticas simples para ter noites de sono mais tranquilas. Segundo os especialistas da Budha Spa, para isto basta adicionar na sua rotina alguns passos simples:

 

Evitar eletrônicos e telas antes de dormir: primeiramente,  lâmpadas fortes e a luz azul dos celulares e computadores reduzem a produção da melatonina.  O organismo produz esse hormônio do sono naturalmente ao anoitecer. Por isso, o uso noturno certamente deve ser regulado.

 

Invista na meditação: se o seu problema é ansiedade, aprender como meditar pode ser a solução. A prática ajuda a acalmar a atividade mental e pode ser associada ao uso da aromaterapia com foco no relaxamento.

 

como dormir melhor
Imagem: Reprodução / Radice Sleep

 

Crie uma rotina: em segundo lugar, mesmo nos momentos de estresse, é interessante manter o mesmo horário para dormir e acordar. Assim o seu corpo entende quando é hora de, enfim, pegar no sono.

 

Cuidados com a alimentação: por fim, o ideal é evitar bebidas cafeinadas à noite como, por exemplo, café, chá preto, refrigerantes à base de cola e energéticos. Assim como a ingestão de bebida alcoólica também deve ser evitada, visto que pode provocar agitação. Além dessas bebidas, também é interessante fazer jantares leves, pois a digestão de comidas pesadas pode atrapalhar o sono.

 

 

Aprenda como fazer uma máscara de dormir com ervas calmantes

 

Agora que você já sabe todos os benefícios incríveis das máscaras para dormir, é hora de fazer a sua. Para começar, o ideal é apostar na versão terapêutica com ervas aromáticas. Por isso prepare os seguintes materiais:

  • Molde impresso em A4
  • Tecido de algodão
  • Fita Durex
  • Elástico
  • Tesoura
  • Máquina de Costura (ou linha e agulha, caso faça a mão)
  • Camomila
  • Lavanda

 

Na sequência,  confira o passo a passo para fazer a sua máscara de dormir:

 

 

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