Mar e piscina podem danificar os cabelos na estação mais quente do ano.

A estação mais quente do ano finalmente chegou e, com as altas temperaturas, viagens para praia e lugares com piscinas são mais frequentes. Entretanto, apesar de ser uma forma de refúgio para aliviar o calor, relaxar e esquecer os problemas da rotina de trabalho ou estudos, o verão não traz somente a preocupação com o corpo, a água do mar e da piscina podem danificar a saúde dos cabelos e nós da Pajaris vamos trazer algumas dicas para que seu cabelo não sofra neste verão.

Em sua maioria, a preocupação maior é o cuidado com a pele, mas a exposição dos fios ao sol e à água do mar ou piscina também deve ser feita com cautela, recebendo devida atenção e com precauções especiais para essa época do ano.

Principais causadores de danos aos cabelos

Como sabemos as belas e paradisíacas praias que temos no Brasil trazem a junção de tais fatores – sol, areia, o sal da água, no caso do mar, e em piscinas, o cloro – pode ser extremamente danoso para os cabelos, principalmente para aqueles que já passaram por qualquer processo químico. O suor também tem influência nesse quesito e muitas pessoas, geralmente, não entendem o motivo da mudança nos fios.

Já é cientificamente comprovado, por diversos estudos, que os raios ultravioletas UVA e UVB são nocivos para saúde. Os raios UVA provocam o envelhecimento precoce e também são causadores de câncer. Já os raios UVB podem deixar queimaduras, vermelhidão, alergias ou ardência na pele. Para os cabelos, os raios ultravioleta podem causar ressecamento, desbotamento e até mesmo queimaduras no couro cabeludo.

O cabelo é formado por uma proteína chamada queratina, com 90% de composição, e é essencial para proteção dos fios, mantendo-os saudáveis e resistentes. Certas atitudes, em relação aos cuidados com o cabelo, podem prejudicar a produção de queratina, causando enfraquecimento e a perda de água e nutrientes.

O contato excessivo com o sal da água no mar e com o cloro na piscina, juntamente com o sol e o suor, é um dos principais causadores de danos no cabelo, afetando também a recomposição do mesmo. Logo, profissionais da área sempre recomendam que cuidados sejam feitos, antes e depois, dessa exposição agressiva.

No caso do mar, a concentração de sal na água deixa os cabelos ásperos e, com a areia, os fios ficam rígidos. Já na piscina, o cloro penetra nos fios, deixando-os mais vulneráveis por causa da abertura na cutícula capilar.

Como evitar danos aos cabelos

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Entre os cuidados mais recomendados pelos especialistas, alguns exemplos são: enxaguar o cabelo em água doce para não acumular os fatores agressivos, proteger os fios antes da exposição ao sol, com protetores específicos; para os cabelos tingidos, utilizar produtos que potencializam a proteção e hidratação dos fios; e entender seu tipo de cabelo é fundamental para uma rotina de cuidados no verão.

Pensar na preservação dos fios é algo essencial, em todos os momentos, mas é no verão que a atenção deve ser redobrada, para que não existam danos irreversíveis. Logo, o tempo de lazer é bem aproveitado, de maneira saudável para o cabelo.

A Pajaris é uma marca brasileira de moda praia que preza pelo conforto e beleza para todas as mulheres. Usando tecnologias inovadoras, a qualidade dos materiais e tecidos tornam os acabamentos ainda mais bonitos e elegantes, com as melhores opções no mercado de biquínis, maiô, body feminino e saída de praia. Para os biquínis, a Pajaris oferece variedade nos modelos como o asa delta, os neons, fio dental, entre outros.

Comentários (0)
Comentar