Maquiagem vegana: você sabe o que é?

0

A preocupação com a natureza e os animais está em alta no universo da beleza. Grandes marcas de cosméticos têm se dedicado a criar itens veganos graças ao crescimento da procura por esse tipo de produto. Isso porque a maquiagem vegana está se tornando a queridinha de muitas mulheres que se preocupam com o meio ambiente e com os animais, até aquelas que comem carne.

Mulher maquiando
Foto: Shutterstock/TSPA San Jose

O que é maquiagem vegana?

Para que um produto seja vegano, ele precisa atender basicamente a dois critérios: não conter ingredientes de origem animal (entre eles o mel, a cera de abelha e o colágeno) e não ser testado em animais. Na indústria cosmética, existem compostos vegetais que são capazes de substituir com qualidade os de origem animal. Normalmente, o que diferencia os cosméticos veganos dos não-veganos é a fixação. Mas, quem usa a maquiagem vegana garante que a diferença é praticamente imperceptível.

De olho em uma fatia de mercado que se preocupa com o bem-estar dos animais, grandes marcas mundiais e nacionais estão investindo em produtos livres de ingredientes de origem animal e cruelty free. A lista é grande e conta, inclusive, com o nome de Lady Gaga, que lançou sua própria marca de beleza vegana, e com a Natura, que não realiza testes em animais desde 2006 e oferece itens 100% livres de ingredientes de origem animal. Isso significa que mesmo os grandes grupos estão percebendo que há cada vez menos espaço para os produtos que agridem o meio ambiente.

Vegana - dicas de maquiagem
Foto: Vegan.io

Como saber se um produto é vegano?

Para saber se um produto é realmente vegano, em primeiro lugar, você precisa ler o rótulo. Normalmente, a maquiagem vegana traz algum selo que indica que aquele produto não contém nenhum composto de origem animal. Mas, quando isso não acontece, a lista de ingredientes também diz se o item é vegano ou não.

Se você quiser ir além do rótulo, uma dica é acessar o site e as redes sociais da empresa para saber se os valores dela estão de acordo com os seus. É bom saber que nem sempre um produto vegano é natural. Alguns compostos sintéticos podem estar presentes e eles podem ser prejudiciais à saúde. Por isso, ao escolher os produtos que vai usar para se maquiar, certifique-se de que está comprando o que realmente procura.

Maquiagem vegana
Foto: Maria Verde

Maquiagem vegana é boa?

Sim. Graças aos avanços da ciência e da tecnologia, é possível afirmar que a maquiagem vegana tem qualidade e é capaz de competir com marcas não-veganas de igual para igual. Aquela história de que maquiagem vegana não tem pigmentação ou que, então, não adere bem à pele já caiu por terra. Como já foi dito, a questão da fixação pode ser uma diferença em relação aos produtos que contém ingredientes de origem animal, mas isso está relacionado diretamente com uma menor quantidade de produtos químicos em sua composição. Isso é um bom motivo para usar maquiagem vegana, principalmente para quem tem a pele sensível. Na maioria dos casos, os produtos veganos têm compostos antioxidantes e são hipoalergênicos.

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy