Mãos ressecadas pelo álcool gel? Saiba como hidratar e proteger a região

O álcool em gel é o grande vilão das mãos ressecadas. E com a higienização constante a situação é ainda mais agravada.

Se você está sofrendo com esse problema, saiba que é possível tratar a pele da região e escolher produtos com composição menos agressiva.

 

Por que o álcool gel resseca tanto a pele das mãos?

 

Antes de tudo, apesar da sensação de mãos ressecadas incomodar muitas pessoas, reiteramos que manter a higienização correta e frequente é uma orientação que deve ser seguida à risca durante a pandemia. Isso porque o álcool gel possui efeito antisséptico, bactericida e fungicida que inibe a proliferação de microorganismos, portanto é um item de proteção que não pode faltar durante a pandemia.

 

Imagem: Essie (Reprodução / Instagram)

 

Apesar disso, o uso constante do produto tende a ressecar a pele, principalmente nas áreas delicadas como as mãos. O álcool gel resseca a pele porque é um solvente, propriedade que remove os lipídios naturais que hidratam e protegem a pele.

Portanto, o uso diário do álcool em gel acaba por remover a camada de gordura que mantém a hidratação da derme, o que provoca vermelhidão, rachaduras, ressecamento ou até dermatite em casos alérgicos. Além disso, o ressecamento pode levar à descamação, irritações, envelhecimento precoce ou infecções.

Mas não se preocupe: é possível tratar as mãos ressecadas sem precisar abrir mão da proteção.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Como hidratar as mãos ressecadas pelo álcool em gel?

Imagem: O.P.I (Reprodução / Instagram)

 

Agora que você já sabe da importância da higienização, é hora de solucionar as mãos ressecadas. Em geral, crianças, idosos e pessoas com a pele seca tendem a sofrer mais com esse problema. Contudo, o uso frequente do álcool em gel pode ressecar qualquer tipo de pele, inclusive as mais oleosas.

Além dele, o sabonete também colabora para agravar o quadro, portanto é fundamental optar por produtos que contenham ativos hidratantes na composição. Para hidratar e tratar as mãos ressecadas basta seguir essas dicas:

 

1. Invista no álcool gel com creme hidratante para evitar as mãos ressecadas

 

Uma vez que o ressecamento das mãos começou a preocupar a população, a indústria farmacêutica logo ofereceu a solução. Hoje em dia é possível encontrar o álcool gel 70% com creme hidratante, uma formulação que protege enquanto cuida.

O produto é composto por uma mistura álcool etílico hidratado 70% e creme hidratante, formulação balanceada e eficaz para evitar as mãos ressecadas. Contudo, mesmo utilizando a versão hidratante quem sofre com a pele extremamente seca deve investir em outros cuidados complementares.

 

2. Troque o sabonete comum por versões bem hidratantes

 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Além do álcool, o sabonete também pode ser uma das causas das mãos ressecadas. E a combinação dos dois é ainda mais nociva para a derme. Por isso é essencial investir em sabonetes que contenham óleos e manteigas vegetais, bem como outros ativos hidratantes.

 

Imagem: O.P.I (Reprodução / Instagram)

 

3. Aplique protetor solar também nas mãos ressecadas

 

Que o protetor solar é indispensável para a pele com certeza você já sabe, mas sabia que ele também atua na proteção das mãos ressecadas? Uma vez que o ressecamento pode levar a condições mais graves ou ainda colaborar com o envelhecimento precoce, é interessante aplicar o protetor solar diariamente também nas mãos.

Como a região fica frequentemente exposta, ela é bastante afetada pelos danos solares, o que além de agravar o ressecamento ainda prejudica a pele da região no longo prazo.

4. Use e abuse dos hidratantes bem densos

 

Por último, outra dica fundamental para tratar e prevenir as mãos ressecadas, independentemente do motivo. Nessas horas o hidratante é seu melhor amigo, seja para prevenção ou para remediar os efeitos da higienização excessiva.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

A dica é apostar em cremes que contenham na fórmula ingredientes hidratantes bem potentes tais como ácido hialurônico, aveia, óleo de semente de uva, óleo de argan, glicerina, óleo de coco e até murumuru.

Se você já possui um bom hidratante em casa mas ele não é tão potente, vale adicionar um pouquinho de glicerina e massagear bem as mãos. Isso funciona porque a glicerina é um poderoso umectante que puxa a umidade do ambiente para a derme, criando uma camada protetora.

Mas atenção: nada de fazer a mistura dentro do pote. O ideal é retirar a quantidade necessária do creme e, já nas mãos, adicionar um pouquinho de glicerina. Por fim, massageie bem. Essa receita é ótima para utilizar 1 vez na semana, massageando bem as mãos ressecadas. Nos outros dias utilize apenas o hidratante e siga os demais cuidados sempre.