Manteiga de Karité é altamente hidratante e ajuda a prevenir estrias

0

Nativa da África Ocidental, a manteiga de karité é uma gordura extraída das sementes da árvore de karité (Vitellaria paradoxa). Em sua versão mais pura, ela tem coloração marfim e é amplamente utilizada em cosméticos graças ao seu poder hidratante.

 

O que é e para que serve a manteiga de Karité?

 

A manteiga de Karité é usada como ingrediente cosmético há séculos. Sua alta concentração de vitaminas e ácidos graxos transformam o essa manteiga em um ativo excelente para suavizar, hidratar e condicionar a pele. Além disso, ela também oferece propriedades antioxidantes, umectantes e anti-inflamatórios.

 

manteiga de karité
Imagem: Reprodução / Pinterest

 

 

 

Em sua composição natural, a manteiga de karité contém triterpenos. Acredita-se que esses compostos químicos de ocorrência natural desativem a destruição das fibras de colágeno. Isso pode minimizar o aparecimento de linhas finas e resultar em uma pele mais lustrosa.

Graças aos seus poderes super hidratantes, o ingrediente pode ser utilizado tanto na pele quanto nos cabelos, sendo ideal para uma regeneração profunda.

 

como usar manteiga de karité
Imagem: Reprodução / Pinterest

 

Benefícios

Os benefícios da manteiga de karité vêm de sua composição química. Ela contém:

  • ácidos graxos linoléico, palmítico, esteárico e oleico: em primeiro lugar, esses ingredientes equilibram a oleosidade da pele
  • vitaminas A, E e F: vitaminas antioxidantes que promovem a circulação e o crescimento saudável das células da pele
  • triglicerídeos: a parte gordurosa da noz de carité é rica em ativos que nutrem e condicionam a pele
  • ésteres cetílicos: por fim, parte cerosa da manteiga de noz de karité condiciona a pele e retém a umidade

Contudo, lembre-se de que a composição exata varia de acordo com o local de onde as nozes de karité são colhidas. Você também pode encontrar manteiga de karité misturada outros ingredientes naturais, como óleo essencial de melaleuca ou óleo essencial de lavanda.

 

Como utilizar a manteiga de karité na rotina de beleza

Agora que você já sabe todos os benefícios, é hora de adicionar esse ingrediente incrível na rotina. Aprenda com usar:

 

Na pele

Em geral, ela pode ser aplicada tanto pura quanto diluída em outras formulações cosméticas. A aplicação tópica é segura. Além disso, a manteiga de karité contém altos níveis de ácido linoléico e ácido oleico. Esses dois ácidos se equilibram. Isso significa que o ingrediente é facilmente absorvido e não deve deixar a pele oleosa após a aplicação.

Contudo, o ideal é testar primeiro, já que o resultado vai depender do balanço dos ingredientes que compõem a fórmula do produto.

Já na pele do corpo, a manteiga de karité é eficaz na prevenção de estrias e pode ser utilizada como coadjuvante no tratamento das estrias mais recentes, ainda com aspecto avermelhado.

Aliás, a aplicação tópica da manteiga in natura é uma ótima opção para quem sofre com a pele ressecada e também é um ingrediente comum nos cremes para os pés. Isso porque a alta carga lipídica ajuda a hidratar profundamente a derme.

Por isso, invista nesse ingrediente para áreas que necessitam de mais hidratação tais como pés, mãos, cutículas e lábios.

 

beneficios da manteiga de karité
Imagem: Reprodução / Instagram

 

Nos cabelos

Por fim, a manteiga de karité crua e natural também pode ser aplicada diretamente no cabelo.

Assim, se o seu cabelo for naturalmente crespo ou poroso, considere o uso da manteiga como condicionador. Certifique-se de que seu cabelo absorveu a maior parte do ingrediente antes de enxaguar e pentear normalmente. Você também pode usar uma pequena quantidade de manteiga de karité como condicionador leave-in.

Por outro lado, se o seu cabelo for naturalmente liso, fino ou oleoso, considere o uso de manteiga de karité apenas nas pontas. Isso porque a aplicação de manteiga de karité nas raízes pode causar oleosidade.

Ainda é possível comprar produtos que já incluem o ingrediente balanceado na formulação como os cremes capilares à base de manteiga de karité das marcas Skala, Nazca e Nativa Spa.

 

 

Quem pode usar

De acordo com o Health Line, a manteiga de karité é considerada um ingrediente seguro e pobre em proteínas que podem desencadear alergias.

O site afirma ainda que a gordura é apropriada para quase todos os tipos de pele, uma vez que não contém irritantes químicos e nem obstrui os poros, ao contrário do óleo de coco.

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy