Maiô ou biquíni: como escolher o melhor para o seu corpo?

Muito tem se falado sobre a liberdade na moda, ou seja, usar aquilo que seu estilo manda e não o que as tendências ditam. De fato, certas regras ficaram no passado, e hoje as pessoas têm mais liberdade para vestir aquilo que faz com que elas se sintam bem.

Porém, nem todas as dicas sobre corte, cor e caimento são uma imposição de moda ou estilo, já que funcionam muito bem na hora de valorizar aquilo que o corpo tem de melhor.

Na praia, não é diferente! Entre maiô ou biquíni, muitas pessoas ficam em dúvida na hora de escolher a melhor opção. A fim de ajudá-la no próximo verão, reunimos algumas dicas sobre o assunto. Para conferir, é só acompanhar este post!

Corpo em formato X

O corpo em formato de X é conhecido também como corpo ampulheta. Nesse biotipo, o quadril e os ombros têm proporções parecidas, enquanto a cintura tende ser mais fina. É um formato muito visto entre mulheres brasileiras.

Quem tem esse tipo de corpo conta com uma liberdade maior na hora de escolher biquínis e maiôs. A melhor dica, nesse caso, é evitar detalhes exagerados nos quadris ou no busto, como amarrações largas, babados e drapeados. Afinal, isso faz com que se perca a harmonia natural do corpo, diminuindo ou aumentando um ponto em excesso.

Os modelos triangulares são clássicos e funcionam bem. Portanto, se bater a dúvida, aposte nessas peças tradicionais.

Corpo em formato A

O biotipo em formato A é o famoso corpo triangular. Nesse caso, o quadril é mais largo, enquanto os ombros e o busto têm uma proporção menor. Também é um biotipo “popular” entre mulheres brasileiras.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

A principal dica para esse tipo de corpo é criar volume na parte de cima. Para isso, é possível apostar em biquínis com bojo, que valorizam o formato dos seios e fazem com que eles pareçam maiores.

Modelos com detalhes, como franzidos, cores chamativas, texturas e drapeados, trazem volume e devem ser levados para a parte de cima, mas é recomendado evitá-los na parte de baixo.

Para o maiô, não existem muitas restrições. Contudo, você pode procurar por modelos com detalhes mais marcantes na parte superior. As peças asa delta tendem a destacar o quadril, portanto, se você quer tirar o foco dessa região, evite esses modelos.

Veja algumas dicas extras para o corpo tipo A:

  • os biquínis top e ciganinha são bem-vindos;
  • o biquíni cortininha é uma opção curinga;
  • o tomara que caia deve ser usado sempre com bojo;
  • as cores vivas e as estampas trazem a sensação de volume.

Corpo em formato Y

O corpo em formato Y também pode ser chamado de triângulo invertido. Assim como o nome denuncia, tem mais volume em cima do que em baixo. Isso significa que os ombros e os seios são maiores que o quadril e o bumbum.

A dica, é claro, é trazer volume para o quadril. Para isso, os detalhes mais marcantes devem estar presentes na calcinha, como amarrações laterais, estampas chamativas e modelo asa delta.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Para o maiô, a dica base é a mesma, e os modelos cavados funcionam bem. O tipo engana mamãe e os recortes na cintura trazem volume e marcam o meio do corpo, valorizando bem esse biotipo.

Lembrando que as mulheres donas de corpos tipo Y tendem a ter seios mais pesados. Se esse é o seu caso, não esqueça de dar sustentação a eles. É possível apostar no bojo sem bolhas, que deixa os seios confortáveis e não cria volume.

Corpo em formato H

As curvas do corpo tipo H tendem a ser mais equilibradas, porém, com uma cintura menos marcada e tamanhos menos avantajados. Esse biotipo é menos comum entre as brasileiras, e as mulheres donas desse corpo tendem a ser mais altas.

A dica para esse caso é criar uma marcação na cintura. A maior vantagem aqui é poder exagerar um pouquinho sem medo de errar. Estampas, volumes e detalhes estão liberados tanto em cima quanto embaixo. A parte de cima com bojo e bolha ajuda a criar volume, e a parte de baixo pode conter amarrações laterais.

Para o maiô, abuse de recortes, amarrações na cintura, modelos cavados, mangas ou qualquer detalhe chamativo que inclua a parte de cima e a de baixo do corpo.

Corpo em formato O

As mulheres com corpo em formato O tendem a ter menos cintura. A proporção dos ombros e quadril pode variar. Os seios e o bumbum podem ser grandes, mas é comum encontrar mulheres que têm menos seio e mais quadril.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

A dica para esse tipo de corpo é tirar o foco da região central e criar mais cintura. Nesse caso, as calcinhas com alças largas e as hotpants ajudam a modelar o corpo.

A parte de cima vai depender do tamanho dos seios, que podem precisar de mais ou menos sustentação. Em geral, modelos com decote V ajudam a alongar a silhueta, valorizando melhor as donas desse biotipo.

Os maiôs também devem valorizar a cintura, evitando volume nos quadris e levando mais detalhes para a parte de cima, principalmente quando os seios são menores.

Veja mais algumas dicas para quem têm o corpo tipo O:

  • listras na vertical alongam a silhueta;
  • saídas de praia abertas valorizam o corpo;
  • é interessante evitar estampas grandes e preferir as miúdas.

Por fim, destacamos que a ocasião também interfere na hora de optar pelo maiô ou biquíni. Em geral, os biquínis são a preferência em praias, onde o ambiente é mais amplo e a intenção é ficar com a marca da peça no corpo. Já o maiô pode ser usado na piscina, dentro de um hotel, resort ou até mesmo na área de lazer de um condomínio, quando a intenção é exibir menos o corpo e ficar mais à vontade em um espaço menos amplo.

Lembrando que essas dicas são apenas truques capazes de valorizar seu tipo de corpo, garantindo mais harmonia e destacando aquilo que você mais gosta na sua silhueta.

Quer encontrar o biquíni perfeito para você nesse verão? Então, entre em contato com a Pajaris para conferir nossos modelos!

Comentários (0)
Comentar