Licor caseiro: aprenda tudo sobre a bebida, até como prepará-la em casa

Você sabia que, para fazer um licor, é possível usar frutas, ervas, sementes e até raízes? Pois é verdade. Tudo isso pode se transformar em uma bebida docinha e cheia de aroma. Mas se você acha que dá muito trabalho fazer um licor caseiro, se prepare. Nós vamos te ensinar tudo sobre ele, principalmente a preparar receitas fáceis e deliciosas.

 

O que é o licor?

Imagem: reprodução / A Tipsy Giraffe

 

Antes de mais nada, vamos entender o que é o licor. Para começar, ele é uma das bebidas alcóolicas doces mais famosas. Isso porque tem um sabor adocicado e um aroma delicado e pronunciado. Além disso, é muito versátil, já que pode ter diferentes matérias-primas e formas de produção.

Ninguém sabe exatamente quando o licor surgiu, mas há registros de consumo desde a Idade Média. Dizem que seu criador foi Arnaldo de Vilanova, lá pelo ano de 1240, em algum lugar do que hoje é a Espanha.

Ao longo do tempo, as pessoas usaram o licor não só como bebida, mas também como tônico e xarope com propriedades curativas e até afrodisíacas.

 

Como se faz a bebida?

Imagem: reprodução / Pinterest

 

Para fazer um licor é possível seguir alguns processos, como infusão, destilação e maceração. Por outro lado, a lista dos ingredientes principais é ampla. Ervas, nozes, raízes, frutas, flores, cascas de árvores, sementes, especiarias. Enfim, é só deixar a criatividade rolar solta nessa hora.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Depois que escolheu a base, é só deixá-la por um tempo em um líquido alcoólico. Você pode usar vodka, cachaça, rum e conhaque, por exemplo.

É isso que vai extrair o sabor da matéria-prima. Por isso, a intensidade do licor varia de acordo com o tempo que você deixa a infusão descansando. Há licores que ficam entre 30 e 90 dias, enquanto outros podem levar até um ano ou mais.

Além disso, essa fórmula mágica leva açúcar ou outros ingredientes doces, como leite condensado. Já o teor alcoólico fica entre 15% e 55%. Você pode fazer o licor caseiro tranquilamente, visto que ele não precisa nem de conservantes, nem de corantes.

Como o licor tem, em geral, uma base de plantas ou frutas, atua como digestivo. Ou seja, aposte em uma taça da bebida logo após as refeições. Além disso, funciona muito bem como recheio e complemento de doces e sobremesas. É provável que você já tenha visto muitos bombons de licor por aí, por exemplo. E pode ainda usá-lo no preparo de coquetéis.

Na hora de servir, o ideal é usar um cálice pequeno, de vidro ou cristal. Nada de encher até a borda. Por fim, chocolates ou biscoitos são ótimos acompanhantes para o licor.

 

5 receitas de licor caseiro

Imagem: reprodução / Pinterest

 

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a bebida, é hora de aprender a preparar seu próprio licor artesanal. Preparamos algumas sugestões práticas, simples e bem acessíveis.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Confira e aproveite!

Licor caseiro de coco

Imagem: reprodução / Instagram

 

Ingredientes 

  • 1 lata de creme de leite sem soro
  • 1 vidro de leite de coco pequeno
  • Vodka (use a mesma medida do leite de coco)
  • 1 lata de leite condensado

Modo de preparo  

Bata todos os ingredientes no liquidificador por alguns minutos. Se quiser uma consistência mais cremosa, então bata por mais tempo. Em seguida, transfira o licor para uma garrafa de vidro e mantenha na geladeira até servir.

 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Amarula caseira

Imagem: reprodução / Pinterest

 

A amarula é uma das bebidas mais conhecidas mundo afora. E tudo começou em 1983, na África do Sul. Esse licor é feito a partir da fermentação de creme de leite com marula, fruta típica da savana africana. Dizem até que é a preferida dos elefantes.

Junto com uma dose de café expresso, o licor se transforma no conhecido drink Amarula Coffee. Além disso, você pode usá-lo para preparar outros drinks leves e refrescantes.

Mas será que dá pra fazer a bebida em casa mesmo sem a fruta? A resposta é: sim!

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado
  • 200 ml de leite
  • 1 lata de creme de leite sem soro
  • 400 ml de conhaque
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • 3 colheres de sopa de chocolate em pó

Modo de preparo

Use o liquidificador para bater todos os ingredientes. Logo depois, coloque a bebida em uma garrafa de vidro com tampa e leve para gelar por, no mínimo, duas horas.

Receita de amarula com conhaque

 

Licor de amora

Imagem: reprodução / The English Kitchen

 

Ingredientes

  • 500 g de amoras
  • 750 ml de cachaça
  • 1 litro de água mineral
  • 750 g de açúcar

Modo de preparo

Em primeiro lugar, lave bem as amoras e deixe secar. Na sequência, coloque a cachaça e as frutas em um vidro limpo e com tampa. Cubra o pote com papel alumínio e reserve por um mês. Lembre-se de agitar um pouco o vidro todos os dias.

Depois que esse tempo passar, coe o licor usando um filtro de papel dentro de uma peneira. Guarde o líquido e descarte as amoras.

É hora então de preparar o xarope. Para isso, leve ao fogo o açúcar e a água e deixe ferver por 10 minutos. Deixe esfriar por completo e, em seguida, misture ao licor caseiro. Guarde a bebida em uma garrafa de vidro e aguarde mais 10 dias para apurar o sabor.

Veja a receita em vídeo

 

Licor caseiro de café

Imagem: reprodução / Pinterest

 

Ingredientes  

  • 100 g de café em grãos
  • 1 ½ xícara de chá de água
  • 4 pedaços de canela em pau
  • 300 ml de cachaça
  • 1 colher de sopa de essência de baunilha
  • 1 ½ xícara de chá de açúcar


Modo de preparo

Em um pote de vidro adicione o café, a cachaça, a canela em pau e a essência de baunilha. Misture e feche bem. Você vai deixar repousar por 15 dias em local fresco e arejado. Agite o frasco todos os dias.

Então, coe o licor usando um filtro de papel. Reserve o líquido e descarte o café e a canela em pau.

Em seguida, prepare o xarope de água com açúcar. Basta levar ao fogo para ferver por 10 minutos.

Depois que esfriar, acrescente o xarope ao líquido de café e mexa bem. Coloque em uma garrafa e tampe. Se quiser um licor caseiro mais encorpado, então é só aguardar mais 15 dias antes de consumir.

Confira a receita

 

Limoncello, o licor italiano

Imagem: reprodução / Chewtown

 

O limoncello é um licor de raspas de limão siciliano. Por isso, ele tem não só um sabor marcante, mas também um aroma cítrico e saboroso.

A bebida nasceu no sul da Itália e três regiões disputam a sua criação. São elas Sorrento, a Ilha de Capri e Amalfi. Seja como for, o fato é que esse licor conquistou admiradores no mundo todo. Isso porque vai muito bem tanto como aperitivo quanto digestivo.

Aprenda então a preparar a versão caseira do limoncello.

Ingredientes

Para o licor

  • 1 xícara e meia de chá de vodka
  • 1 kg de limão siciliano

Para o xarope de açúcar

  • 1 xícara de chá de açúcar
  • 1 xícara de chá água

Modo de preparo

Primeiramente, tire a casca dos limões com cuidado. Evite pegar a parte branca, pois deixa um gosto amargo.

Em seguida, coloque as cascas em uma garrafa de vidro com tampa. Acrescente vodka até a metade. Complete então com o xarope de açúcar (ferva a água e o açúcar por 10 minutos), que deve estar frio.  Misture bem. Tampe e aguarde, no mínimo, 15 dias antes de servir o licor.

Logo depois desse período, você pode retirar as cascas, mas quanto mais tempo deixá-las, mais rico será o sabor.

Veja todos os detalhes no vídeo abaixo

drinks
Comentários (0)
Comentar