Levedo de cerveja: o que é e para que serve, benefícios, como consumir.

Você já conhece as propriedades do levedo de cerveja? Sabe como incluir na sua alimentação? O levedo de cerveja é um fungo, muito utilizado no processo de produção da nossa popular bebida alcoólica. Além de atuar em processos de fermentação de forma geral, ele pode atuar como suplemento alimentar e repor proteínas e nutrientes benéficos para nosso organismo.

Alimento também bastante conhecido nos supermercados pelo nome levedura de cerveja nutricional, é uma rica fonte de proteínas, minerais e vitaminas do complexo B. Pode auxiliar em dietas mais restritivas e fornecer os nutrientes essenciais para vegetarianos e veganos.

Dessa maneira, o levedo de cerveja auxilia na regulação do metabolismo geral do corpo e diminui os efeitos negativos do colesterol. Além disso, possui inúmeras outras funcionalidades e pode ser um aliado muito importante para sua dieta de rotina. Não deixe de conhecer o levedo de cerveja, saber os seus benefícios e, enfim, adicioná-lo na sua culinária, para uma vida muito mais equilibrada e saudável.

Imagem: Reprodução / Pinterest

O que é levedo de cerveja

O levedo de cerveja é uma substância proveniente de um processo de fermentação de açúcares de alguns cereais, como o trigo, o milho e o arroz, malte e cevada. Esse processo se dá a partir de uma colônia de leveduras, fungos com propriedades benéficas. Na indústria de alimentos e bebidas, é utilizado para fermentar produtos e produzir delícias como a cerveja do nosso dia a dia.

Porém, ele também pode ser utilizado puro, em forma de pós ou grânulos, como componente nutricional da nossa dieta. Como suplemento de alimentos diversos, o levedo de cerveja oferece uma boa quantidade de fibras, vitaminas, minerais, o que facilita a ingestão de outros componentes da dieta equilibrada, melhora o trânsito intestinal e muito mais!

 

Para que serve

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

O levedo de cerveja tem, como sua principal função, quando utilizado em pós ou grânulos, promover uma melhor quantidade de proteínas de fácil digestão para a dieta de vegetarianos, veganos e diversas pessoas que desejam potencializar suas dietas.

Por exemplo, em apenas 100g de levedura de cerveja em um prato preparado para um almoço, 50g são proteínas, que oferecem aminoácidos essenciais, elementos muito importantes da nossa nutrição. Dessa forma, ele é uma fonte perfeita para quem deseja obter esses nutrientes sem precisar ingerir carnes e similares.

Além disso, essa delícia também fornece vitaminas do complexo B, folatos e também, a necessária B12, mesmo que em doses mais modestas. Essas vitaminas, em conjunto, melhoram o metabolismo celular do nosso organismo. Ainda, as propriedades do levedo de cerveja atuam na melhora da disposição do corpo, pele, unhas e cabelos.

 

Imagem: Reprodução / Pinterest

5 benefícios do levedo de cerveja

Selecionamos as melhores cinco propriedades do levedo de cerveja para sua saúde, desde o desenvolvimento do trânsito intestinal até a proteção da camada mais externa da pele. Dessa forma, fique convencido hoje mesmo das maravilhas dessa substância e compre hoje mesmo para você e sua família.

 

Seu intestino funcionando como um reloginho

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

O levedo de cerveja é rico em fibras naturais benéficas para o trânsito intestinal. Dessa maneira, é considerada um alimento probiótico, ou seja, melhora o processo de digestão do organismo e melhora a flora intestinal. Além disso, previne o desenvolvimento de complicações intestinais, como diarreia, colite e intolerância a proteínas do leite.

 

Tenha uma imunidade potencializada

Tenha uma saúde mais reforçada com a utilização da levedura nutricional. Isso porque esse alimento contém vitaminas e minerais essenciais para fortalecer nossas defesas contra agentes externos potencialmente prejudiciais. Além disso, o levedo de cerveja ajuda a diminuir os efeitos do estresse, do cansaço do dia a dia e a desintoxicar o corpo.

 

Levedo de cerveja controla colesterol ruim

Outra boa propriedade do levedo de cerveja é o controle dos níveis de colesterol, protegendo nossa saúde. Isso se dá porque esse ingrediente possui cromo, um mineral essencial na regulação dos níveis de açúcares no sangue.
Além dessa propriedade, o levedo possui fibras que auxiliam na diminuição da absorção de colesterol, mantendo o corpo equilibrado, saudável e protegido.

 

Perca peso de forma mais rápida e saudável

O levedo de cerveja pode ser o ingrediente que faltava para decolar sua dieta esse ano! Isso porque ela auxilia na regulação do apetite, aumentando a sensação de saciedade. Assim, a grande quantidade de fibras e proteínas da levedura pode ser uma ótima aliada na sua dieta, tanto diretamente nos alimentos quanto ingerido um pouco antes das refeições.

Imagem: Reprodução / Pexels

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Como consumir levedo de cerveja

A quantidade recomendada de levedo de cerveja na sua alimentação, todos os dias, é de uma a duas colheres de sopa por dia. Porém, comece com poucas quantidades e vá aumentando seu consumo aos pouquinhos.

Consuma o levedo de cerveja na forma de pós ou grânulos misturados e como ingrediente de diversos pratos, misturado com outros alimentos. Por exemplo, que tal adicioná-lo na vitamina, no suco ou no iogurte do seu café da manhã?

Sinta seu corpo mais disposto e energizado o dia inteiro depois de ingerir levedo de cerveja na sua alimentação.

 

Cuidados e contraindicações

Mesmo com todos os benefícios do levedo de cerveja, é preciso prestar atenção às possíveis restrições e efeitos colaterais dessa delicia. Porém, os efeitos adversos que podem acontecer devido a ingestão da levedura são, de forma geral, leves.

Você pode sentir, após ingerir uma quantidade maior de levedo de cerveja, gases em excesso, inchaço e dores de cabeça semelhantes às da enxaqueca. Apesar dele ser indicado para quase todo mundo, pode interferir no equilíbrio da flora intestinal, quando em muitas quantidades.

Além disso, pessoas celíacas ou com restrições alimentares não devem consumir levedo de cerveja na sua dieta. Quem possui maior facilidade de desenvolver micoses ou problemas relacionados ao crescimento de fungos, como sensibilidade a eles, também deve evitar.

Assim, de forma geral, caso surjam dúvidas quanto à sua saúde e a ingestão de levedo de cerveja, consulte seu médico especialista e mantenha seu organismo seguro, protegido e muito saudável!

alimentação
Comentários (0)
Comentar