Janela fértil: o que é, vantagens, método tabelinha, melhores dias para engravidar

Você já ouviu falar sobre janela fértil? Se você está pensando em engravidar e aumentar a família nos próximos meses, ela pode ser muito útil! Isso porque a análise da fertilidade da mulher é utilizada desde a antiguidade para escolher as melhores datas, onde a relação sexual pode resultar em uma gravidez.

Hoje em dia, essa conferência também pode ser utilizada para evitar uma gravidez fora dos planos. Mas tenha cuidado! Ela não é eficaz para mulheres de ciclo irregular! Por isso, utilize em associação a outros métodos contraceptivos.

Mas, para as futuras mamães, pode ser de grande ajuda! Por isso, conheça o seu ciclo e saiba em quais dias seu corpo está mais preparado para uma nova gravidez! Entenda o funcionamento do seu corpo, alie à famosa tabelinha e aguarde: seu novo bebê está a caminho!

 

O que é janela fértil?

Mas, o que é janela fértil? Com esse nome sugestivo, ela é um período definido do ciclo menstrual da mulher, que ocorre durante e após o período da ovulação.

Durante a janela fértil, a mulher precisa manter relações sexuais ativas para que tenha maios sucesso no processo de gravidez. Com mais tentativas, maiores as chances!

Dessa maneira, a janela fértil configura um período, em dias, que os espermatozoides conseguem sobreviver até encontrar o óvulo recém liberado do ovário feminino, ocorrendo a ovulação.

Para mulheres que possuem um ciclo menstrual regular, essa fase é facilmente identificável e pode auxiliar, tanto no processo de impedir quanto de favorecer a gravidez. Assim, pode ser muito benéfica na hora de planejar aumentar a família!

Imagem: Reprodução / Pinterest

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Quanto tempo dura a janela fértil?

A janela fértil pode durar de 7 a 10 dias. Por ser um tempo bem curtinho, é preciso atenção!

Nesse período, existe tanto a viabilidade do óvulo da mulher quanto a possibilidade de manutenção dos espermatozoides no homem no seu organismo.

Dessa maneira, a Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva explica que, a fim de aumentar as possibilidades de uma concepção bem-sucedida, o casal deve conhecer e respeitar a janela fértil, através do método da tabelinha e produzir relações sexuais durante esse período! Com todos esses cuidados, o bebê pode estar a caminho!

 

Conheça o método da tabelinha

Para conhecer melhor o seu corpo e melhorar as possibilidades de uma fecundação bem-sucedida, a mulher pode se utilizar de métodos fáceis e práticos de controle, como a tabelinha.

Esse é um método bem simples, que oferece muitas vantagens e poucas desvantagens e que ajuda no entendimento do próprio organismo sobre a menstruação e os ciclos de fertilidade.

O método da tabelinha percebe, através dos dias de menstruação e de sinais de ovulação, o surgimento do período fértil da mulher. Dessa maneira, ela identifica o período em que há ovulação e que, se houver fecundação com espermatozoides viáveis, pode ocasionar em uma gravidez!

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Imagem: Reprodução / Pexels

Sinais de que você está na sua janela fértil

O método da tabelinha pode ficar mais fácil se você possuir uma menstruação regular e prestar bastante atenção aos sinais do seu corpo! Isso porque, durante o mês, a mulher passa por diversas fases e ciclos que podem ser percebidos através de seu humor e das mudanças em seu corpo.

O período fértil ocorre entre o 10º e 14º dias após a menstruação, geralmente. Além disso, pode ser identificado quando o corpo e o humor da mulher se alteram, apresentando instabilidade emocional, dores corporais, maior corrimento vaginal e, principalmente, um aumento da libido feminina.

É o corpo se adaptando aos seus instintos naturais e se preparando para tornar a produção de uma nova vida na experiência mais prazerosa possível para o casal! Aproveite!

 

Cuidados com esse período

A janela fértil, apesar de ser muito útil na vida das mulheres, necessita de atenção e cuidados! Como nem sempre o ciclo menstrual é regular e certinho, há muitas falhas entre os dias esperados para a ovulação e os dias que ela, de fato, ocorre!

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Por isso, para quem busca se planejar para não engravidar agora, ela pode não ser a melhor alternativa, principalmente quando isolada. Para quem busca engravidar, essa inconsistência pode gerar mais tentativas frustradas. Por isso, pratique, cuide-se e continue a tentar, com posições inovadoras na hora H!

 

Vantagens e desvantagens de fazer tabelinha para engravidar

Conhecer e praticar o método da tabelinha durante o período fértil possui diversas vantagens para quem quer planejar um novo bebê e algumas desvantagens. Essas, são mais importantes para quem utiliza o método para não engravidar e se prevenir de algum acidente!

 

Vantagens

Como vantagens, o método não apresenta nenhum efeito colateral. Pelo contrário! Com ele, você só precisa observar, perceber os efeitos do hormônio da gravidez, ter atenção e disciplina! A tabelinha também não interfere na fertilidade do seu corpo e é de graça. Por isso, ela é acessível para todas as mulheres!

Por fim, como uma das principais vantagens, a tabelinha é capaz de fazer com que a mulher, querendo engravidar ou não, preste mais atenção ao seu próprio corpo, ciclo e identifique quando algo estiver errado com si mesma!

Desvantagens

Como desvantagens do método da tabelinha para monitorar a janela fértil, esse é um método que pode haver algumas falhas! Isso porque muitas mulheres possuem ciclos irregulares, ou não possuem disciplina e controle dos sinais da janela fértil.

Além disso, ela não funciona muito bem sozinha para evitar a gravidez e não protege o organismo contra doenças sexualmente transmissíveis.

 

Leia também:

Ciclo das sementes para regular os hormônios de forma natural

Chás para menstruação atrasada: 3 receitas naturais para fazer em casa

Disco coletor menstrual: como usar e quais os benefícios? Saiba tudo sobre esse dispositivo

Comentários (0)
Comentar