Inchaço no calor: principais causas, sintomas, e modos de evitar e diminuir

Você já sentiu um inchaço incômodo no calor do verão? Quando a estação mais calorosa do ano chega, nosso corpo precisa se adaptar a ele! Nos dias mais quentes, o corpo pode superaquecer. Para que isso não aconteça, buscamos o equilíbrio por meio da dilatação dos vasos da pele, o que causa inchaço, dor e incômodo!

Dessa maneira, o excesso de calor se relaciona com o inchaço através da busca pelo equilíbrio após o aumento excessivo da temperatura do ambiente. O corpo se incha, acumulando líquidos nas extremidades para tentar se refrescar!

Assim, é muito importante que, nos momentos de muito calor do verão, o corpo esteja hidratado e saudável! O inchaço no calor pode provocar problemas variados ao organismo, de leves a graves, como hipotensão (pressão baixa) e insuficiência cardíaca.

Descubra um pouco sobre esse problema e como resolver, para passar um verão linda, leve e saudável!

 

O que é o inchaço?

O inchaço é uma condição onde os pequenos espaços ao redor dos tecidos e órgãos do nosso corpo são preenchidos por líquidos além do normal. Também é conhecido como edema. Ele ocorre principalmente nas extremidades do nosso corpo, como pés, mãos, braços e pernas.

Segundo o médico Guilherme Bomtempo, em entrevista ao Bem-Estar o verão aumenta a circulação sanguínea nas extremidades do nosso corpo, promovendo o inchaço. Porém, em algumas pessoas, esse edema acaba sendo mais intenso. Por isso, é muito importante se prevenir e saber como controlar!

Esses inchaços no calor, também conhecidos como edemas sazonais, não causam grandes problemas na nossa saúde. Mas incomodam, incham e cansam.

Por isso, é muito importante saber cuidar do nosso corpo, para nosso próprio bem-estar! Mas fique atenta! Se aparecerem marcas vermelhas nas áreas inchadas e muita dor, é preciso procurar um médico especialista com urgência!

 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Principais motivos de inchaço no calor

São vários os motivos que causam um maior inchaço no corpo durante o verão. Com a chegada da estação mais quente, o corpo se cansa mais fácil, perdemos muito liquido com o suor. Os capilares mais próximos da nossa pele se dilatam e se preenchem com água, na tentativa de melhorar o resfriamento corporal.

Dessa maneira, o corpo fica mais pesado, parece até que ganhamos um pouco de peso! Outros motivos, além dessa necessidade de resfriamento estão relacionados com a obesidade, o uso de cigarros e bebidas alcoólicas, uso de alguns medicamentos e pouco sono.

 

Imagem: Reprodução / Pexels

Sintomas

O edema, ou inchaço no calor, é um dos principais sintomas causados pela alteração corporal com o surgimento de altas temperaturas. Assim, a pessoa também se sente mais cansada, menos disposta, relata aumento de peso e pouca vontade de se alimentar e se exercitar.

Pessoas que já possuem outras condições, como sobrepeso, ficam ainda mais abaladas. Por isso, é muito importante descobrir maneiras de como evitar ou como melhorar o inchaço no calor do verão, para uma vida mais saudável e disposta para todos, em qualquer estação!

 

Como evitar inchaço no calor?

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Essa sensação de inchaço, apesar de comum à estação, é incômoda. Até mesmo em áreas como os olhos podem inchar, o que é bem chato! Segundo a médica endocrinologista Luciane Aquino, é uma reação natural do corpo humano para se adaptar ao ambiente mais quente.

Porém, se não for bem cuidada, pode gerar outros problemas de retenções e má circulação, o que também não é agradável. Dessa forma, é importante saber como evitar e diminuir os efeitos desse inchaço no calor do verão, para viver de forma plena e alegre!

Imagem: Reprodução / Pinterest

Beber bastante líquido diminui o inchaço no calor

A primeira medida para diminuir o inchaço do corpo é, ironicamente, beber mais água! Mantendo o corpo hidratado, você ajudará no alivio dos desconfortos causados pelo edema e melhorará a circulação do corpo.

Além disso, Luciane ressalta que beber bastante água em épocas quentes ajuda no balanço hídrico corporal, no funcionamento dos rins e nas trocas entre os tecidos e o sangue!

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Mexa o seu corpinho!

Outra medida muito importante para evitar e diminuir o inchaço no calor dos dias mais quentes do verão é não bobear com os exercícios físicos! Prefira atividades leves, para ativar a musculatura e deixar o corpo ativo, mas sem excessos!

Dessa forma, alie uma boa hidratação com atividades animadas e leves, em horários mais fresquinhos e uma alimentação bem saudável, para todo o corpo manter o equilíbrio! O corpo desincha, a pressão arterial melhora e tudo volta a funcionar perfeitamente!

Cuidado com o sódio

Um dos grandes vilões do inchaço sazonal, causado pelo calor, é a ingestão excessiva de sódio em alimentos processados. O sal é super necessário na nossa vida, mas, como tudo, precisa de equilíbrio.

Em épocas mais quentes, essa ingestão demais pode inchar e promover edemas nos braços e pernas, que causam dor e incômodo ao final do dia! Tome cuidado principalmente com alimentos industrializados, pois a quantidade de sódio presente neles é ainda maior.

Dessa maneira, a dica é aproveitar uma alimentação caseira, mais natural, leve e refrescante, com a quantidade moderada de sal e temperos naturais! Aproveite para aliar a alimentação mais agradável a todas as outras formas de evitar o inchaço no calor e veja a sua saúde melhorar de forma surpreendente!

Drenagem linfática poderosa!

Por fim, uma ótima alternativa para melhorar os efeitos do inchaço no calor, a drenagem linfática pode ser uma aliada poderosa! Principalmente para mulheres que sentem mais dores, ao longo do dia, com o acúmulo de líquidos.

Dessa maneira, a drenagem promove um novo direcionamento desse líquido, o que diminui o inchaço e promove bem-estar! Uma outra dica é repousar os membros em cima de almofadas, o que facilita o retorno dos líquidos para os capilares.

Comentários (0)
Comentar