Afinal, o que é hot yoga e quais são os benefícios dessa prática?

Cada vez mais, o yoga está se popularizando no mundo ocidental graças aos benefícios que a prática proporciona para o corpo e para a mente. E, entre os variados estilos, alguns vêm se tornando ainda mais conhecidos. É o caso das aulas de hot yoga, que são feitas em salas climatizadas, com temperaturas na casa dos 40 graus Celsius. Mas, atenção: a modalidade, que promove muitos benefícios, pode não ser adequada para você. Entenda.

O que é hot yoga?

Foto: Pixabay

A hot yoga, criada pelo indiano Bikram Choudhury, é um tipo de yoga que, ao longo dos últimos anos, vem ganhando cada vez mais adeptos no mundo ocidental. Isso porque a prática, que é feita em uma sala climatizada a aproximadamente 40 graus Celsius, promove benefícios como a melhora do sistema cardiovascular e ainda ajuda no emagrecimento, por exemplo.

A lógica, segundo o criador desse estilo, é que “quando você quer dar forma ao metal, sendo ele um objeto rígido, é necessário aquecê-lo primeiro para depois começar a moldá-lo. Aí ocorre a grande transformação”. Sendo assim, ainda de acordo com Bikram, com o corpo (e a mente humana) acontece o mesmo. Por isso, a temperatura é o grande diferencial dessa prática.

Apesar dos benefícios proporcionados pela hot yoga (falaremos deles mais abaixo), é importante ter em mente que esse tipo de yoga não é adequado para qualquer pessoa. Em primeiro lugar, iniciantes não devem começar por ele – provavelmente será preciso passar por algumas sessões de adaptação antes de começar a praticar de verdade. Além disso, você precisa estar com a saúde em dia. A hot yoga, no geral, também não é indicada para mulheres grávidas, crianças com menos de 12 anos, pessoas que têm problemas cardíacos, que não podem fazer muito esforço ou, ainda, que tenham alguma lesão (nesse caso, somente um especialista pode avaliar a possibilidade).

Porém, se você está saudável e quer praticar hot yoga, fica o alerta: procure um local confiável e com profissionais especializados nessa modalidade e escute o seu corpo, já que nem todo mundo reage ao calor da mesma maneira. A professora de yoga Catherine Rocha Davies complementa dizendo que: “Não existe um estilo melhor que outro, o importante é encontrar o que tem mais a ver com os objetivos de cada um”. Vamos, então, conhecer o que a hot yoga pode fazer pelo seu corpo e pela sua mente.

Principais benefícios da prática

Foto: Marco Antônio Reyes

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Acalma a mente – Um estudo publicado pela US National Library of Medicine National Institutes of Healt concluiu que a hot yoga é extremamente relaxante e reduz os sintomas da ansiedade e os níveis de estresse.

Desintoxica o corpo e ajuda no emagrecimento – Por ser feita no calor, a prática ajuda na eliminação de toxinas do corpo. Além disso, uma hora de hot yoga pode queimar até 700 calorias, mais ou menos, o que favorece a perda de peso.

Melhora a saúde do coração – Aliadas, as posturas e a respiração são extremamente benéficas para o nosso sistema cardiovascular. Estudos apontam que a hot yoga produz uma boa resposta metabólica e aumenta a frequência cardíaca.

Aumenta a flexibilidade e tonifica os músculos – Assim como outros tipos de yoga, essa modalidade deixa as articulações mais flexíveis. Além disso, a hot yoga trabalha todo o nosso sistema muscular, deixando-o mais forte.

saúde mentalyoga
Comentários (0)
Comentar