Hambúrguer de planta é opção de carne vegetal para vegetarianos e onívoros

O hambúrguer de planta surgiu como uma opção para aqueles que buscam reduzir ou eliminar o consumo de carne, mas ainda sentem falta do sabor. Hoje em dia, a carne vegetal virou tendência global.

Pensando nesse público, empresas do mundo todo investiram em tecnologia para reproduzir o sabor e a textura originais, mas sem sofrimento animal.

 

O que é hambúrguer de planta?

Imagem: reprodução / Behind The Foods

 

Para começar, vale ressaltar que essa carne vegetal surgiu para suprir a demanda cada vez mais crescente por produtos vegetarianos e que agridam menos o ambiente durante a cadeia produtiva. Além disso, outro grande trunfo do hambúrguer de planta é a textura e o sabor, que são bastante semelhantes aos da carne.

Apesar de se tratar de um alimento ultraprocessado, esse tipo de hambúrguer surgiu com foco em um público muito específico. De acordo com o Ibope, apenas no Brasil os vegetarianos já somam quase 30 milhões. Esse aumento também se repete ao redor do mundo, junto com os veganos e “flexitarianos”, que são as pessoas que estão reduzindo o consumo da carne.

Dentro desse cenário, portanto, o hambúrguer de planta surge como uma alternativa para aqueles que, por qualquer motivo, desejam abandonar a carne mas ainda sentem falta do sabor.

 

As principais marcas de hambúrguer feito de plantas

Imagem: reprodução / Fazenda Futuro

 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Uma das empresas pioneiras no ramo do hambúrguer vegetal foi a Beyond Meat, dos Estados Unidos. O fundador, Ethan Brown, levou 7 anos e muita pesquisa para chegar a receita de carne vegetal perfeita, à base de ervilhas. Já a principal concorrente, Impossible Burgers, apostou na mistura de óleo de coco, trigo, batata e heme, que é uma substância vegetal capaz de imitar o característico gosto de sangue.

De acordo com a Impossible Burgers, a carne vegetal utiliza 74% menos de água e necessita de 95% menos de solo para ser “cultivada”, em comparação com a carne animal. Foram milhões de dólares em investimento até chegar no produto final, que contou até mesmo com financiamento de Bill Gates, ainda em 2015.

 

Expansão das opções vegetarianas em solo brasileiro

Imagem: reprodução / Fazenda Futuro

 

Voltando para o Brasil, apesar de ter demorado, a novidade chegou e logo conquistou espaço no mercado. Hoje em dia temos diversas opções disponíveis.

Entre elas a mais famosa é certamente a Fazenda do Futuro. A empresa começou apenas com o hambúrguer de planta, o Futuro Burger, que conta com 15,8g de proteína. Atualmente a empresa conta com linguiça, almôndega e carne vegetal moída, todas livres de transgênicos e de glúten.

Outra marca que segue a mesma linha é a Behind de Foods. Primeiramente, surgiu o hambúrguer, feito à base de bajaja konjac, proteína isolada de soja, beterraba e ervilha. Além dele, a marca também possui a carne vegetal para modelar e a carne vegetal moída. Segundo a empresa, a grande diferença é na textura, uma tecnologia chamada P73 que replica o corte animal.

 

Desvantagens da carne vegetal

 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Embora se trate de uma alternativa para quem sente falta do sabor, nutricionistas alertam para a moderação. Como se trata de um produto altamente processado, o ideal é reservá-lo para ocasiões especiais. No dia a dia, se a ideia for a saúde, melhor priorizar versões caseiras à base de grãos.

Segundo a nutricionista Alessandra Luglio em entrevista para a Veja Saúde, a ideia do produto é, de fato, alimentar a memória afetiva e causar menos impacto no meio ambiente. Ela afirma, ainda, que a ideia principal é trazer o aroma, sabor e textura da carne.

Por outro lado, ainda na mesma entrevista, a nutricionista Dirce Maria Lobo Marchioni indica uma alimentação mais natural, repleta de comida pouco processada e “de verdade”. Contudo, desde que haja moderação, é possível sim incluir a carne de plantas dentro de uma rotina alimentar saudável.

 

Confira mais dicas imperdíveis para vegetarianos e veganos:

Ora-pro-nóbis é rica em ferro e proteínas. Aprenda 6 receitas com a planta.

Dieta vegetariana: saiba quais são os benefícios

Vitamina B12: pra que serve e quando suplementar

Comentários (0)
Comentar