Hamamélis: o que é, quatro benefícios para a pele e usos medicinais para sua saúde

Você já conhece a hamamélis? Essa plantinha é um arbusto nativo da América do Norte e funciona como um fitoterápico natural. Suas propriedades medicinais podem ser retiradas principalmente a partir da casca e das folhas da planta.

O extrato medicinal pode ser encontrado em diversas preparações e, dessa forma, pode ser incorporado em produtos como cremes e pomadas. Sua utilidade terapêutica provém de comunidades indígenas dos países do norte da América, que já utilizavam a planta in natura para cuidar de irritações de mucosas e inflamações na pele.

Conheça um pouco mais sobre as propriedades para a pele da hamamélis e encontre, hoje mesmo, uma forma de cuidar de si mesma e da sua família de forma muito mais natural e saudável.

 

O que é hamamélis

De maneira geral, a hamamélis é uma plantinha, com propriedades medicinais muito conhecida, que também pode ser encontrada em diversos países com o nome de flor-de-inverno ou amieiro-mosqueado.

Segundo a dermatologista Érica Monteiro, no blog Dermatologia, a hamamélis conquistou espaço nos congressos e pesquisas sobre compostos naturais para cuidados e tratamentos de problemas de pele. O princípio ativo da hamamélis são os compostos taninos, substâncias de benefícios anti-inflamatórios e adstringentes.

Dessa forma, eles atuam na nossa pele diminuindo a aparência dos poros e controlando a oleosidade da camada mais superficial da pele. Assim, podem agir como tonificantes dermatológicos e produtos para peles oleosas e inflamadas de forma muito potente.

Além disso, os taninos também têm a capacidade de contrair o calibre dos vasos sanguíneos e capilares venosos, diminuindo o sangramento de pequenos cortes e ferimentos com maior velocidade e cuidado.

Com todas essas propriedades fitoterápicas incríveis, seu extrato preparado a partir de cascas e folhas secas pode ser consumido através de chás, pomadas, cremes e óleos e adicionado no nosso dia a dia, para prevenção e tratamento de diversas condições.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Imagem: Reprodução / Pixabay

Para que serve

Os produtos fitoterápicos preparados a partir do extrato de hamamélis podem servir no alívio de queimaduras solares, coceiras e alergias. Além disso, previne e trata inflamações da pele e de mucosas, como a bucal, melhora o desenvolvimento da acne e cuida de ferimentos que podem surgir, sem querer, na nossa pele.

Com isso, é um ótimo produto para ter sempre por perto em nossa farmacinha caseira, para proteger toda a família de vários pequenos problemas incômodos.

Além disso, o extrato de hamamélis, quando padronizado de forma correta, em concentrações usuais, também pode ser muito importante no tratamento de picadas de insetos, em contusões e até no alívio a problemas de pele mais graves, como psoríase e eczemas.

De forma geral, ela irá atuar na pele com suas propriedades adstringentes, anti-inflamatórias, antissépticas, cicatrizantes e reconstrutora de tecidos.

 

Como utilizar hamamélis

Você pode utilizar o extrato de diversas maneiras, pois ele é extremamente versátil. Assim como outros fitoterápicos de uso tópico, incorpore a planta medicinal em cosméticos ou utilize como uma infusão oral, na forma de chá.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Utilize hamamélis em cosméticos como pomadas, cremes, comprimidos, cápsulas e tinturas, e em todas elas possui suas propriedades e benefícios especiais. Assim, ela pode ser incorporada ao seu dia a dia de forma mais leve e tranquila.

Imagem: Reprodução / Pinterest

Quatro propriedades medicinais para sua saúde

Escolhemos os quatro principais benefícios da hamamélis para sua saúde e da sua família.

 

Melhora a inflamação da pele

Os taninos e o ácido gálico existente na planta medicinal possuem poderes anti-inflamatórios e calmante natural da pele. Isso significa que produtos com o extrato de hamamélis podem diminuir irritações da pele, espinhas, melhorar e aliviar queimaduras e muito mais.

Além disso, possui componentes antioxidantes que, junto com os taninos, desacelera o processo de envelhecimento natural da pele, dando um aspecto mais jovem e radiante para seu rosto.

 

Pele saudável todos os dias

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Além de melhorar possíveis inflamações, ela é uma planta excelente para a saúde e aparência da pele de uma maneira geral. Dessa maneira, ela promove a contração dos poros faciais, o que torna a pele mais uniforme e sadia.

Também por sua ação anti-inflamatória, ela previne o surgimento de acne e espinhas, mantendo sua pele sempre radiante.

 

Hamamélis alivia picadas de insetos

Por sua ação contra inflamações de pele, use o extrato no alívio das coceiras e inchaços causados pela picada de insetos. O desconforto e o incômodo passam rapidinho após a aplicação tópica de cremes e pomadinhas de hamamélis no local picado.

 

Alivia a sensibilidade do couro cabeludo

Por fim, a hamamélis é ótima planta medicinal para o cabelo. Couros cabeludos com sensibilidade e problemas dermatológicos, como psoríase, dermatite seborreica e coceira podem se beneficiar de preparados com hamamélis, como shampoos e cremes de tratamento.

Os taninos e antioxidantes presentes na planta medicinal auxiliam no combate a essa sensibilidade, melhorando a coceira, diminuindo irritações e processos inflamatórios, para um cabelo saudável e mais bonito novamente. Além disso, ela pode atuar diminuindo a produção de caspa capilar.

Imagem: Reprodução / Pexels

Cuidados e contraindicações

Apesar de tantos benefícios e qualidades, saiba os principais cuidados para se tomar ao utilizar a hamamélis. Por exemplo, mulheres gestantes ou que estão amamentando e pessoas com úlceras e problemas estomacais não devem utilizar seu extrato.

Alguns dos efeitos colaterais que podem acontecer com o uso do extrato de hamamélis. Por exemplo, em preparações como chás e tônicos são náuseas, vômitos, intensa salivação. Além disso, piora dos sintomas da gastrite e, em casos ainda mais graves, danos no fígado e nos rins.

Fitoterápicos e plantas medicinais são, antes de tudo, remédios naturais. Por isso, fique atenta e, se tiver alguma dúvida sobre a ingestão e uso da hamamélis, consulte seu médico ou farmacêutico de confiança.

plantas
Comentários (0)
Comentar