Saiba tudo sobre a comemoração de halloween nos Estados Unidos

A tradição chegou ao país com imigrantes irlandeses

O halloween é uma das diversas comemorações que existem nos Estados Unidos. No Brasil, conhecemos esse dia como o ‘Dia das Bruxas‘, no entanto, começou a se popularizar há pouco tempo por aqui. Comemora-se no dia 31 de outubro e é marcante para os norte-americanos. Eles se preparam para a chegada da data decorando casas, preparando suas fantasias e fazem jantares especiais no dia.

Tudo sobre a origem do Dia das Bruxas (Foto: Unsplash)

Origem

Apesar de ser popular nos Estados Unidos, a festa não se originou no país. O halloween surgiu com os celtas, que faziam um festival chamado de Samhain. Segundo historiadores, era uma comemoração importante, que marcava o fim do verão para esse povo, além disso, também era uma passagem de ano.

Por volta dos séculos XIV e XVIII, a festa começou a se popularizar entre alguns países da União Europeia. No entanto, por ser considera uma festa pagã, a igreja católica transferiu o Dia de Todos os Santos, que era comemorado em maio, para o dia 01 de novembro, em busca de cristianizar os pagãos.

E foi aqui que surgiu o termo que conhecemos hoje, o Halloween. A comemoração, que é celebrada um dia antes do Dia de Todos os Santos, passou a chamar-se de ‘All Hallows’ Eve’. Ou seja, véspera do Dia de Todos os Santos. Entretanto, não se sabe em que momento o nome foi encurtado e passou ser chamado apenas por esse nome.

Dia das Bruxas nos EUA (Foto: Unsplash)

Festa nos Estados Unidos

Como já citamos anteriormente, a comemoração surgiu na Europa e chegou ao país junto com os imigrantes irlandeses por volta de 1845, no século XIX. No começo, a festa ficava apenas entre os imigrantes, logo depois se popularizou no país. Além disso, por causa da comemoração dos Estados Unidos, o halloween começou a se propagar no resto do mundo.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Quando pensamos nessa festa, logo vem em nossa mente abóboras com feições assustadoras, fantasias e crianças pedindo doces. Conheça posteriormente, as principais tradições desta festa.

Doces ou travessuras

Se nenhuma criança bateu em sua porta no dia 31 de outubro, você já deve ter visto em algum momento na televisão ou em filme norte-americano clássico. Essa tradição também teve origem no festival Samhain. Na época, as pessoas passavam de porta em porta pedindo contribuições para a festividade.

Atualmente, as crianças se fantasiam e passam de porta em porta pedindo doces, falando ‘Doces ou travessuras’. Entretanto, caso elas não recebam qualquer contribuição de doces, elas fazem as travessuras ou você paga uma prenda. Mas nos EUA, é comum que as pessoas já esperem as crianças com chicletes, balas e outros doces.

Doces ou travessuras (Foto: Unsplash)

Abóbora

Essa tradição também surgiu com os celtas. Na Irlanda, durante a época do festival que já citamos anteriormente, as pessoas acendiam velas dentro de nabos para afastar espíritos ruins. Todavia, ao chegar nos EUA, os imigrantes perceberam que a abóbora era mais abundante do que o nabo, e assim foi feita a substituição.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

No país, a abóbora se tornou um dos principais símbolos do halloween e as pessoas usam para decorar a casa, a festa e até mesmo em fantasias.

Decoração festa Dia das Bruxas (Foto: Unsplash)

Fantasias

Segundo historiadores, não se sabe ao certo quando esse costume ganhou força. Pois a tradição nos Estados Unidos se modificou ao longo do tempo e ganhou uma ‘personalidade’ própria. No entanto, aqui no Brasil, também é comum que as pessoas se fantasiem para celebrar o Dia das Bruxas.

Bruxas

Antes da inquisição da Igreja Católica, as bruxas não eram consideradas criaturas do mal. Entretanto, nessa época, as mulheres que eram curandeiras começaram a serem perseguidas e muitas acabaram, infelizmente, na fogueira. Mas, atualmente, são homenageadas com o seu dia especial.

Dia das Bruxas – Halloween (Foto: Unsplash)

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Outro símbolos

Por fim, para finalizar, outros símbolos fazem parte da comemoração moderna. São eles:

  • Gato preto – companheiro das bruxas;
  • Aranhas;
  • Morcegos;
  • Vampiros;
  • Zumbis.

Fontes: Brasil escola / Wikipedia / Dicionário dos Símbolos / Veja / BCC

+ Filtro dos sonhos: o que é, significado e como fazer

+ Horas iguais: qual é o significado espiritual dessa coincidência

Comentários (3)
Comentar