Guia de Cavas, o Champanhe da Espanha

A influência do sol e do mar Mediterrâneo faz de Penedès, região da histórica Catalunha, na Espanha, um território privilegiado para o cultivo de videiras. Um dos vinhos mais famosos produzidos lá é o Cava, espumante elaborado pelo método Tradicional ou Champenoise, cujas uvas utilizadas devem ser originárias de vinhedos autorizados.

São várias as regiões e municípios espanhóis que podem produzir cavas, mas na prática, trata-se de um fenômeno da Catalunha, de onde saem perto de 95% desses espumantes. O Penedés é uma das regiões produtoras de vinho da Catalunha. O produto mais apreciado desta região, e talvez o mais conhecido mundialmente, é o Cava, um vinho espumante.

O resultado é a produção de vinhos incríveis, intensos e cheios de personalidade.

Conhecer as produtoras, passear pelos vinhedos, saborear a deliciosa gastronomia local e participar das degustações, são umas das ricas opções para quem viaja para a região. É, sem dúvidas, um destino imperdível para quem adora a bebida.

Para comprovar a qualidade do bom vinho, vamos apresentar um roteiro com as principais adegas espanholas.

Conheça o Cava da Freixenet

Freixenet é a maior produtora de cava do mundo

A maior produtora de cavas do mundo, oferece um delicioso passeio para os apreciadores de cavas, sejam verdadeiros entendedores do assunto ou simples interessados no mundo dos vinhos. Você vai descobrir nesta viagem, o processo de elaboração da bebida, desde a parte mais antiga dos barris até as garrafas mais novas, onde tradição e tecnologia de ponta andam juntas.

O passeio pelos caminhos subterrâneos cheios de história encanta! Um moderno trem elétrico, similar aos da Disney, transporta os visitantes ao universo Freixenet, para conhecer as últimas ampliações da empresa. Os visitantes têm ainda a oportunidade para aprender o básico sobre o processo de elaboração e o armazenamento da bebida,. O passeio termina com uma bela degustação de cava, acompanhada por embutidos e queijos típicos da Catalunha. Sem dúvida, a atração promete uma divertida e didática descoberta pela história dos cavas – e tudo isso localizado a 35 minutos do Centro de Barcelona.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Saiba mais sobre as visitações em www.freixenet.com/visit-freixenet/

Cavas Ferret é tradição na Espanha

Cavas Ferret é uma das mais tradicionais

Uma das chamadas “bodegas” com mais tradição na Catalunha é a Cavas Ferret, que iniciou a sua atividade há mais de 70 anos. A marca é especialista em produtos de grande qualidade a partir das castas regionais, e de lá que se obtêm vinhos de grande prestígio internacional.

Visitar suas instalações é percorrer a história da produção de Cava na Catalunha, desde os seus modestos primeiros anos de descoberta até à evolução das infraestruturas e tecnologia. Inegavelmente, estes vinhos estão cada vez mais conquistando apreciadores.

Saiba mais sobre as visitações em www.cavasferret.com/

Descubra o Cava do Codorníu

O local foi declarado Monumento Histórico Artístico da Espanha.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Neste lugar, você irá fazer uma visita recheada de boas experiências, numa das instalações modernistas desenhadas por Josep Puig i Cadafalch – e tamanho sua importância foram declaradas, em 1976, um Monumento Histórico Artístico da Espanha. Neste roteiro, o visitante viaja até às origens da Cava através de diferentes atividades, que incluem: visitas guiadas, experiências gastronômicas e degustação.

A atração remete ao século XVI, por isso é considerada a empresa familiar mais antiga da Espanha, localizada num labirinto de salas subterrâneas onde se leva ao local de fermentação e maturação da Cava. Não é apenas um passeio, mas também um tour para degustar alguns dos melhores Cavas Codorníu.

Saiba mas sobre as visitações em www.visitascodorniu.com/es/

Ficou com água na boca? conheça a Pajaris e descubra lugares incríveis

Comentários (1)
Comentar
  • Bom e barato: os melhores vinhos de até R$ 50

    […] todo Champanhe é um espumante, mas nem todo espumante é um Champanhe. Explico. Só pode ser chamado de Champanhe, o espumante produzido na região de Champagne, no norte da França. Os demais, […]