Guanidina: o que é e como funciona e benefícios desse alisante capilar

0

Você já ouviu falar na técnica de alisamento dos cabelos com guanidina? Essa pode ser uma solução saudável, acessível e prática para o seu dia a dia. Assim, aquela vontade de mudar o visual de repente não vai apertar no bolso!

A guanidina é um produto muito utilizado para fios cacheados e crespos e ajuda a relaxar os fios, promovendo seu alisamento de forma progressiva. É muito comparado com alisamentos e escovas progressivas modernas e tem um ótimo rendimento e durabilidade nos cabelos.

Por isso, é a aposta de diversas blogueiras e mulheres que resolveram apostar em fios mais lisos e comportados. Para aquelas que gostam de ousar, sem perder a classe, a guanidina pode ser a solução para suas madeixas.

 

O que é guanidina

A guanidina é uma química que, a bastante tempo, é uma das alternativas para o relaxamento ou alisamento do cabelo de algumas mulheres e homens, que buscam um novo visual. Dessa maneira, se você também já está cansada do visual dos seus fios, pode ser uma chance de mudar o look das madeixas!

Mesmo a guanidina sendo bastante conhecida, existem algumas pessoas que ainda têm dúvidas sobre como o produto funciona e se ela é realmente uma boa alternativa de alisamento ou relaxamento. Por isso decidimos explicar um pouco sobre a substância e como funciona esse produto!

Segundo a cabeleireira Goreth Barbisan, em entrevista ao site Dicas de Mulher, a guanidina é uma substância usada principalmente em alisamento de cabelos crespos.

Além disso, é um tipo de alisamento não compatível com a maioria das outras químicas capilares, sendo recomendado consultar com um profissional antes de usá-la.

Blogueira com cabelos alisados com guanidina
Imagem: Reprodução / Pinterest

Como funciona o alisamento com guanidina

O produto funciona nos fios mais enrolados e crespos pois o seu composto principal, o hidróxido de guanidina, produz modificações na fibra capilar. Assim, promove o alisamento ou reduzindo o volume e soltando os cachos.

Ainda segundo a cabeleireira, a guanidina funciona de uma forma que desestrutura as cadeias internas dos fios, reorganizando os componentes da fibra capilar. Assim, desenvolve uma textura mais lisa para suas madeixas.

 

Benefícios

Para quem deseja mudar de visual de forma prática, e quer fugir de tratamentos com formol, a guanidina apresenta inúmeros benefícios. Dessa maneira, o alisamento promovido tem o poder de alinhar a fibra capilar e reduzir totalmente o volume.

É perfeito para mulheres de cabelos muito crespos, que têm como o objetivo fios lisos chapados.
O processo é um alisamento definitivo e necessita de retoque de 60 a 90 dias somente nas partes crescidas da raiz. Então, se você investir nesse procedimento, saiba que suas madeixas ficarão totalmente lisas por um bom tempo.

Assim, é muito importante que o uso seja feito em um salão de beleza de confiança. O cabeleireiro poderá avaliar e diagnosticar se a química da guanidina é compatível ou não com as substâncias já utilizadas no seu fio.

Cabelos crespos ganham novo visual com alisamento com guanidina
Imagem: Reprodução / Pinterest

Guanidina danifica o cabelo?

Muitas pessoas ainda têm medo de embarcar em tratamentos com químicas nos cabelos por acreditar que danificam o cabelo. Isso não é totalmente verdade!

Cabelos com químicas demandam ainda mais cuidados e tratamentos continuados. Além disso, é necessário que os produtos sejam utilizados corretamente, por profissionais qualificados.

Então se o produto for utilizado de forma inadequada, provavelmente o cabelo será danificado, encontra partida se usada corretamente haverá um ótimo resultado.

Isso porque cada cabelo demanda um cuidado e um procedimento diferente. Por fim, para que ela não cause danos nos seus cabelos, faça sempre antes do tratamento, um teste de mechas e de resistência capilar.

 

Cuidados especiais após uso

Mas antes de dar continuidade é sempre prudente lembrar que o mal uso do produto pode prejudicar a saúde do cabelo, devido algumas substâncias não serem compatíveis com a química, por isso é sempre prudente se manter informado com profissionais da área.

Para manter os fios hidratados e fortes, após o uso da guanidina, siga sempre um cronograma capilar. O cronograma ajudará na saúde dos fios, segundo blog Salon Line, fará com que haja reposição de água, lipídio e massa capilar.

Busque utilizar produtos de tratamento, como tônicos capilares, que vão fortalecer seus fios e criar resistência a danos químicos. Além disso, invista em tratamentos e produtos que contenham óleos vegetais naturais e suplementos capilares, como a queratina e D-pantenol.

Por fim, você pode potencializar os benefícios da guanidina com vitaminas e minerais, com o suplemento nutricional lavitan cabelo e unhas, que fortalecem sua saúde e ainda dá brilho e vigor aos seus cabelos.

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy