Granola: quais os benefícios e como consumir?

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A granola é uma combinação poderosa de ingredientes rica em fibras, proteínas, vitaminas e minerais. Além de deliciosa, ela ganhou destaque nas dietas saudáveis, graças à sua versatilidade e seu alto valor nutricional. Quem gosta de açaí, por exemplo, está mais que acostumado com o consumo dessa mistura de frutas secas, cereais, oleaginosas e mel, melaço de cana ou açúcar mascavo. E se você quer melhorar seus hábitos alimentares, inclua o mix na alimentação – consuma com frutas e iogurtes ou adicione às receitas de bolos e vitaminas. Mas atenção: a melhor opção é prepará-lo em casa e evitar os industrializados. Entenda por que e saiba quais são os benefícios da granola.

Quais os benefícios da granola?

Benefícios da granola
Foto: Pixabay

Frutas secas (uva passa, damasco, ameixa, banana, coco), cereais (aveia, farelo de trigo, gérmen de trigo, flocos de milho, flocos de arroz) e oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas) adoçados (com mel, melaço de cana ou açúcar mascavo) – essa é a receita básica da granola. O mix de ingredientes nutritivos e funcionais é um grande aliado da nossa saúde porque promove muitos benefícios, fornece energia e ainda pode dar uma ajudinha para quem quer ganhar massa magra.

Entre os benefícios da granola, a nutricionista Carolina Gastaldo destaca que “Ela tem como principal função fornecer energia. Porém, tem baixo índice glicêmico pelo alto teor de fibras, o que contribui positivamente na dieta”. As fibras, ainda segundo a profissional, ajudam no bom trânsito intestinal e, por isso, auxiliam na melhora da prisão de ventre. “Além disso, atuam na manutenção das bactérias boas que fazem parte da microbiota intestinal e também ajudam a manter a saciedade”, completa. E tem mais: estudos sugerem que as fibras presentes na granola têm outros benefícios para a saúde, como ajudar a controlar o açúcar no sangue e melhorar a pressão arterial, prevenindo assim doenças cardiovasculares.

A granola ainda é rica em antioxidantes, que previnem o envelhecimento precoce, e proteínas e minerais que promovem benefícios para a saúde dos cabelos e das unhas. As proteínas também favorecem o ganho de massa muscular. Além disso, segundo Carolina, “Na combinação dos ingredientes que compõem a granola estão presentes minerais importantes, inclusive para o sistema imunológico. Entre eles, fósforo e selênio, que têm ação antioxidante e são necessários para a função da glândula tireoide”.

Qual é a melhor versão?

Granola caseira
Foto: Pixabay

As opções são muitas, já que a variação de ingredientes é válida porque o que importa é que a granola seja um mix nutritivo de frutas, cereais e oleaginosas adoçadas. No entanto, a nutricionista alerta que “Granola saudável é aquela que é rica em fibras e com pouca quantidade de açúcar ou sal. Por isso, é importante verificar a embalagem do produto e conferir os componentes nutricionais. Se houver excesso de sal ou açúcar, pode ser prejudicial para o funcionamento do organismo”.

Na verdade, a profissional sugere que a granola seja feita em casa, comprando os ingredientes separadamente e evitando assim os conservantes comuns na composição dos produtos industrializados, que não têm benefícios para a saúde. “Preparando a granola em casa, garantimos os nutrientes e a qualidade da mistura. Para uma dieta de emagrecimento, podemos ainda adicionar canela ou gengibre em pó”, ensina. Na internet, é possível encontrar receitas fáceis de granola doce ou salgada. A nutricionista recomenda o consumo de 40g de granola (cerca de quatro colheres de sopa) por dia.

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