Gel de linhaça para cabelos cacheados promove finalização natural

Você sabia que o gel de linhaça é um ótimo finalizador para cabelos cacheados? Ele define, hidrata e não pesa nos fios. Aprenda como fazer:

 

O que o gel de linhaça faz nos cabelos cacheados?

Primeiramente, é preciso entender a razão por trás do sucesso dessa semente. A linhaça é rica em ácidos graxos, fibras e proteínas. Com isso, ela possui alto poder nutritivo e é uma aliada nos tratamentos naturais.

Já o gel de linhaça é o queridinho das cacheadas porque deixa os cabelos mais definidos, macios, brilhosos e, é claro, bem hidratados. Geralmente, ele é utilizado na etapa de finalização, um momento crucial para garantir cachos perfeitos por mais tempo.

De acordo com as adeptas, o produto é acessível, fácil de fazer e com um resultado surpreendente. Ademais, o gel também pode ser acrescentado na máscara capilar, para potencializar ainda mais seu efeito. Super versátil, não é mesmo?

 

Imagem: Aïssata Diallo (Reprodução / Instagram)

 

Como fazer o gel de linhaça para o cabelo?

Outro grande trunfo dessa receita é o modo de preparo: mais simples, impossível. Basta ferver e coar as sementes e o seu gel de linhaça está pronto. Na hora de comprar a semente, dê preferência para a linhaça dourada, que é rica em ômega 3 e deixa o finalizador com uma textura mais interessante.

 

Ingredientes:

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

  • 1 colher (sopa) de sementes de linhaça dourada
  • 1 xícara de água

Modo de preparo:

  1. Em primeiro lugar, coloque a panela no fogo e acrescente os demais ingredientes;
  2. Deixe ferver até atingir a consistência de gel, isso deve levar aproximadamente 10 minutos;
  3. Por fim, é só coar a mistura e transferir para um pote de vidro bem higienizado e com tampa;
  4. Aguarde esfriar completamente antes de usar.

 

Aplicação:

  • Após higienizar e condicionar os fios, seque os cabelos, removendo o excesso de água com auxílio de uma toalha;
  • Em seguida, aplique um pouco do seu leave-in preferido e desembarace com cuidado;
  • gel de linhaça entra por último, como um potencializador de cachos. Para isso, basta utilizar a quantidade suficiente para o comprimento e aplicar, mecha por mecha;
  • Agora é só fazer a sua finalização preferida, como o dedoliss, por exemplo.

 

Para potencializar ainda mais o poder desse ativador de cachos natural, também é possível adicionar um pouco de óleo vegetal ao gel. Uma vez que os cabelos cacheados são naturalmente mais secos, é interessante optar por ingredientes como óleo de argan, óleo de abacate ou até mesmo azeite. Embora não seja a opção mais cheirosa, esse último também conta com ativos incríveis para os cabelos.

Contudo, lembre-se de optar por óleos 100% vegetais e puros, sem adição de componentes sintéticos. Se for prensado a frio, melhor ainda, já que a opção preserva melhor os ativos do óleo.

 

 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Imagem: Reprodução / Instagram

 

Hidratação caseira com linhaça antifrizz

Além de servir como um finalizador, o gel de linhaça também serve para dar um up na sua hidratação. Para isso, basta adicionar a mistura na sua máscara capilar preferida. Aplique após a higienização dos fios e pronto.

 

Ingredientes:

  • 1 xícara de água
  • 1 colher (sopa) de linhaça
  • máscara de hidratação

 

Modo de preparo:

  1. Para começar, prepare o gel de linhaça como ensinamos anteriormente;
  2. Lave bem os cabelos com shampoo detox, shampoo em barra ou, ainda, shampoo hidratante.
  3. Assim que o gel estiver em temperatura ambiente, misture o gel com a sua máscara de hidratação ou nutrição preferida.
  4. Aguarde o tempo indicado na embalagem e enxágue;
  5. Finalize como de costume e está pronto, agora é só aproveitar os seus cachos definidos, hidratados e livres de frizz.

 

Cuidados

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Ainda que o gel de linhaça seja um ingrediente 100% natural, quem apresenta reação alérgica à semente deve evitar a receita. Além disso, o ideal é sempre utilizar o gel na finalização ou junto com alguma máscara. Isso porque, sozinho, ele não substitui um creme hidratante, já que não contém os ativos necessários para hidratar os fios cacheados.

Por último, tome cuidado com a dosagem. O ideal é utilizar apenas a quantidade necessária para o comprimento das madeixas. Quando aplicamos o gel de linhaça em excesso, ele pode ter efeito rebote. Isto é: deixar os cabelos pesados e sem vida. Portanto, nada de exagerar, ok?

Cronograma Capilar
Comentários (0)
Comentar