Friends ou How I Met Your Mother? Descubra qual série é melhor

Quem não gosta de uma boa competição amigável entre as séries? Sabendo da eterna batalha entre os fãs de Friends ou How I Met Your Mother, reunimos os prós e contras de ambas para que, quem sabe assim, você consiga escolher sua favorita! Com histórias parecidas, já que ambas se situam em NY e contam o dia a dia de um grupo de amigos, as diferenças entre elas podem te surpreender. Veja abaixo e descubra qual série é melhor:

Friends x How I Met Your Mother

How I Met Your Mother foi lançada em 2005 no canal CBS e chegou ao fim em 2014, enquanto que sua rival foi ao ar pela primeira vez em 1994 e terminou após dez temporadas, em 2004. A diferença de idade dessas duas séries já nos proporciona com o primeiro tópico de comparação.

 

How I Met your Mother  – a modernina

Enquanto Friends se mostra como uma série que privilegia o humor mais clássico , How I Met Your Mother tem um toque mais moderno, com uma história mais contemporânea . Para isso, a narrativa é conduzida diretamente pelo personagem Ted, que relata aos filhos – através de uma série de flashbacks – a jornada que ele e seus quatro melhores amigos percorreram até ele conhecer a mãe deles.

O melhor de tudo é que a série se passa em 2030, mas segue voltando no tempo para 2005, relembrando suas aventuras amorosas em Nova York e a busca pela mulher dos seus sonhos. Ao longo do anos, Ted (arquiteto) aproveita para falar dos grandes amigos: o advogado Marshall Eriksen (Jason Segel), a professora Lily Aldrin (Alyson Hannigan), a jornalista Robin Scherbatsky (Cobie Smulders) e o mulherengo convicto Barney Stinson (Neil Patrick Harris).

 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Friends – a série clássica

Apesar de todo caráter mais moderno de sua antagonista, Friends é como jeans, nunca envelhece, nem sai de moda. A série apresenta um humor clássico, o que garante seu caráter universal e atemporal. Prova disso é que,  mesmo assistida em 2020, ela não parece ter envelhecido.

Seis jovens são unidos por laços familiares, românticos e, principalmente, de amizade, enquanto tentam vingar em Nova York. Rachel é a garota mimada que deixa o noivo no altar para viver com a amiga dos tempos de escola Monica, sistemática e apaixonada pela culinária. Monica é irmã de Ross, um paleontólogo que é abandonado pela esposa, que descobriu ser lésbica. Do outro lado do corredor do apartamento de Monica e Rachel, moram Joey, um ator frustrado, e Chandler, de profissão misteriosa. A turma é completa pela exótica Phoebe.  Ela aborda o começo da vida adulta, de pessoas no início dos seus vinte anos, e todos os dilemas que aparecem em suas vidas – não importa a época.

Humor – Friends x How I Met Your Mother

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Enquanto Friends possui uma pegada mais familiar e “para todas as idades” em suas piadas, How I Met Your Mother apela muitas vezes para um humor mais ríspido e áspero, cheio de piadas irônicas e mais agressivas.

Com isso, apesar do rei do sarcasmo Chandler conseguir arrancar algumas risadas através de seus comentários mais salgados, Friends, quando comparada com sua competidora, parece ser mais inocente.

 

 

 

Frases de efeito

As clássicas “running jokes”, ou frases de efeito, servem para vários motivos, mas o mais poderoso e evidente poder dela é o de eternizar um personagem. Se usada corretamente, esse recurso cria uma previsibilidade cômica que todo mundo adora!

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Personagens

Uma coisa é clara quando o assunto é Friends e How I Met Your Mother: a internet não cansa de apontar as similaridades entre os personagens das suas séries. Primeiramente, as duas produções desenvolveram casais adorados pelos fãs. E ainda, as duas produções mostram dois casais que sempre se juntam e se separam: Ross com Rachel e Ted com Robin.

Um desses paralelos mais comuns se dá entre Joey e Barney, os garanhões de Friends e How I Met Your Mother, respectivamente. Cada um deles sempre aparece com acompanhado por mulheres diferentes e tem uma cantada na ponta da língua.

Joey

Joey é mostrado como um cara carinhoso,  leal e divertido, mas que algumas vezes parece ter alguns parafusos a menos. Sua técnica de olhar uma garota dos pés a cabeça e dizer “How are you doing?” (“Como você está?”) parece quase nunca falhá-lo, na medida que é assim que ele consegue a maioria de seus encontros. Além disso,   a frase se tornou um marco da inocência e simplicidade do cativante italiano.

Barney

Enquanto isso, Barney é retratado como um personagem mais frio e calculista, além de ser também um dos mais engraçados e carismáticos. Sua infância complicada o torna extremamente complexo e claramente difícil de lidar.

Mesmo assim, prova algumas vezes na série, ser a cola que mantém os amigos juntos. A forma como Barney consegue seus encontros amoroso, é muitas vezes através de planos diabólicos complexos que envolvem desde enganações até interpretações de personagens. Apesar dos planos de Barney, muitas vezes arrancar risadas do público,  ele tem que ser visto com um filtro de ficção para que sua personalidade de predador sexual não se torne mais ofensiva.

Vale ressaltar que uma das maiores diferenças na lista de personagens das duas séries quando comparadas é a ausência de um sexto personagem em How I Met your Mother, sendo que para alguns fãs a personalidade equivalente a essa faltante, em Friends, seria Pheobe Buffay.

Coadjuvantes

Ambas as séries são mestres quando o assunto é contratação e a criação de personagens coadjuvantes. Friends conta com um leque de personalidades divertidas, como Gunther, o gerente do café Central Perk, e figuras adoráveis e carismáticas como o namorado de Pheobe, Mike.

“Oh my god” (“Ai meu deus”)  se tornou um dos bordões mais conhecidos da série e foi criado para a coadjuvante Janice, uma ex namorada de Chandler que o atormenta durante diversos períodos de sua vida. Além disso, a lista de famosos que atuaram na série é extensa e surpreendente, contando com nomes como: Gary Oldman, Brad Pitt, Bruce Willis e Reese Witherspoon.

Enquanto isso, How I Met your Mother apresenta o carismático James, o meio irmão de Barney que parece trazer consigo uma força social antes não suprida pela série, uma vez que se trata de um personagem negro e gay. As interações entre Barney e ele são inesquecíveis, cheias de momentos hilários e também cativantes.

Quanto a lista de famosos que estiveram em How I Met Your Mother, encontramos nomes como Katy Perry, Bryan Cranston, Britney Spears e Jennifer Lopez.

Romance -Friends x How I Met Your Mother

Qualquer comédia que se preze não pode deixar de incluir algumas aventuras românticas entre seus protagonistas. Não, não estamos falando dos casais perfeitos como Lily e Marshall ou Mônica e Chandler, mas sim dos imperfeitos e confusos: Ted e Robin e Ross e Rachel.

Em Friends somos apresentados a um amor mais puro e que cresce entre dois amigos. Isto é, similar a um clássico filme de comédia romântica em que estão presos em um ciclo de atração seguido de brigas. Com Ross e Rachel é impossível negar a química existente entre eles, suas personalidades colidem mas mesmo assim a paixão é sempre intensa e perceptível. Nos episódios que eles não estão juntos as coisas até parecem desequilibradas, de modo que a narrativa sempre aponta e afunila para um final em que ambos fiquem juntos.

 

 

 

 

 

 

 

 

Já em How I Met your Mother, as coisas são um pouco diferentes. Ted primeiramente conhece Robin em um bar e antes de se tornar amigo dela, se apaixona. O romance entre os dois é bem mais voltado para o cômico, em que erros atrás de erros parecem dificultar tudo. No entanto, diferentemente de Friends, aqui são as personalidades deles que constantemente os repelem e mostram porque não devem ficar juntos. Isso ocorre já que Ted é um romântico incurável que sonha em ter filhos enquanto Robin, possui uma frieza cética e detesta crianças.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sim, as duas séries são bem semelhantes, desde apresentar casais carismáticos até mostrar cenários icônicos. Entre as duas, você fica com qual? Compartilhe com a gente!

 

Fonte: IMBD e Adoro Cinema.

Comentários (0)
Comentar