Filtro dos sonhos: o que é, significado e como fazer

Cada vez mais presente nas casas como item de decoração, o filtro dos sonhos traz um ar rústico e zen aos ambientes. Com diferentes formatos e cores, ele pode dar um toque especial à sala ou quarto. Mas, além de ser um objeto decorativo, o dreamcatcher – nome original, em inglês – é um amuleto místico, que sugere proteção contra energias e sonhos negativos.

O que é o filtro dos sonhos?

Foto: Aline Berry

O dreamcatcher, ou filtro dos sonhos, é um amuleto que tem origem na cultura indígena norte-americana, mais especificamente na tribo Ojibwa, que tinha uma forte ligação com a natureza e muitas crenças espirituais. No entanto, foi na década de 1960 que o objeto ganhou popularidade e passou a ser comercializado em todo o mundo. Hoje em dia, o filtro dos sonhos está presente na decoração de quartos e salas e até mesmo em festas de casamento. Estampas de camisetas e tatuagens também estão em alta.

No entanto, além de decorar, o filtro dos sonhos tem a missão de proteger contra energias e sonhos negativos, segundo a sua origem. Os índios Ojibwa acreditavam que, durante a noite, boas e más energias circulam e esse objeto artesanal teria o poder de filtrá-las. Originalmente, ele consiste em um círculo feito com fibras de salgueiro-chorão, que serve como uma espécie de tela para fios entrelaçados, formando uma teia de aranha. No centro, uma pequena abertura circular, por onde os sonhos bons conseguem passar, e abaixo penas e outros adereços, como pedras e miçangas, por exemplo.

Cada parte do filtro dos sonhos tem uma simbologia. O círculo maior representa os ciclos da vida. A teia, nossos sonhos, escolhas e tudo aquilo que está ligado ao nosso dia a dia e que dá forma à nossa existência. A abertura circular do centro, por sua vez, seria o nosso Eu interior e as penas têm relação com o ar, a sabedoria e a coragem. Suas cores podem variar e transmitem diferentes sensações, de acordo com os seus significados. Além disso, a tradição sugere que o filtro dos sonhos seja colocado onde possa receber luz solar. Dessa forma, os pesadelos que ficaram presos à teia durante a noite desaparecem.

Foto: Pixabay

DIY: saiba como fazer

Em primeiro lugar, saiba que o filtro dos sonhos é um objeto artesanal muito fácil de fazer. Além de dar o seu toque especial ao objeto, com certeza você vai adorar criar o seu próprio amuleto. Alguns modelos são mais complicados. Mas, se você está iniciando, confira alguns tutoriais bem simples e faça você mesmo:

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Simples

Com lã no coador de café

Com CD velho

Com fio, argola, tesoura e isqueiro

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Ponto fácil

decoração
Comentários (1)
Comentar