Unhas: Saiba como fazer em casa e quais são os cuidados necessários

Muitas mulheres optam por fazer as unhas em casa, sem precisar disponibilizar tempo e dinheiro para ir ao salão de beleza. Entretanto, atualmente, durante o isolamento social causado pelo coronavírus, diversos salões permanecem fechados, fazendo com que mais pessoas busquem por como cuidar das unhas sozinha.

Como fazer unhas sozinha?

Para fazer em casa, é preciso montar um kit com os itens necessários, tomar alguns cuidados e seguir algumas dicas para suas unhas ficarem lindas. Porém, se você nunca fez, não se desespere caso não fique tão perfeito na primeira vez. Como qualquer coisa, tudo é treino e prática.

Mas lembre-se, se você se machucou ou percebeu algo de errado, o melhor é buscar ajuda de um profissional.

Foto: Unsplash

Monte um kit

Primeiramente, se você decidiu começar a fazer sozinha, saiba que irá precisar de alguns itens necessários. Anota aí.

  • Cortador de unha
  • Alicate de unha
  • Lixa
  • Amolecedor de cutícula
  • Espátula para cutícula
  • Palito
  • Algodão
  • Esmaltes
  • Base
  • Óleo secante
  • Removedor de esmaltes
  • Fortalecedor de unhas
Foto: Unsplash

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Passo a passo

Confira abaixo, um passo a passo para fazer suas unhas em casa:

Cortar

Primeiramente, comece cortando no formato desejado. Caso esteja cortando as unhas dos pés, lembre-se de não deixar nenhuma pontinha para não encravar.

Lixe

Para obter um melhor acabamento, finalize o formato das unhas com a lixa.

Cutícula

Após, amoleça a cutícula, antes de fazer a remoção. Para isso, use o amolecedor, entretanto, caso não tenha aí na sua casa, deixe as unhas imersas em água quente por cinco minutos e pronto. Posteriormente, pegue a espátula para afastar todas cutículas e finalize removendo com o alicate.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Limpeza

Logo depois, pegue o palito, limpe os cantinhos, já que pode ter ficado vestígios de cutícula. Não se esqueça de limpar debaixo de todas as unhas. Ou seja, unha saudável é unha limpa!

Base ou fortalecedor

Com tudo limpinho, você pode optar por passar base ou um fortalecedor nas unhas. O importante é esperar alguns segundinhos antes de ir para o próximo passo.

Esmaltação

Posteriormente, escolha seu esmalte preferido e passe camadas finas. O ideal é passar no máximo três. Antes de mais nada, se está com o tempo corrido, evite esmaltes escuros. Após pintar, você pode optar por finalizar ou não com óleo secante.

Limpe os cantinhos

Logo após a esmaltação, é importante limpar os cantinhos para dar um acabamento perfeito.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Foto: Unsplash

Tutorial

Apesar do passo a passo acima, se você ainda está com dúvida de como fazer, assistam esses vídeos:

Cuidados

Assim como fazer unhas fora no salão, fazer em casa também requer alguns cuidados necessários. Saiba quais são eles:

Foto: Unsplash

Kit individual

O kit de manicure deve ser individual, nada de compartilhar com amigas e vizinhas. O compartilhamento pode trazer ricos à saúde, como micoses, hepatites e outras doenças contagiosas, por exemplo.

Higienize

Mesmo sendo seus produtos, é sempre importante manter todos bem limpinhos e higienizados. Água e sabão já resolvem, na maioria dos casos. Entretanto, álcool ou água fervente nos alicates são sempre as melhores escolhas. A limpeza deve ser feita todas as vezes após o uso.

Validade

Assim como diversos produtos, esses também tem prazos de validade. Confira sempre na embalagem dos esmaltes, bases e amolecedores, quando vencem e nada de usar após o prazo. Os alicates duram aproximadamente seis meses, se armazenados de maneira correta.

Armazenamento

Os esmaltes devem ser guardados sempre na vertical, com a tampa bem fechada e em um local seco e arejado. Já os alicates por exemplo, guarde longe da umidade.

Como deixar mais saudável?

Apenas fazer as unhas não é o suficiente para ter uma unha bonita, forte e saudável. Por isso, confira algumas dicas importantes:

Foto: Freepik

Alimentação

Cuidar da alimentação melhora nosso corpo em todos os aspectos. Portanto, manter uma alimentação saudável, rica em vitaminas e com bastante água, é o ideal para ter unhas mais fortes e bonitas.

Produtos de limpeza

Evitar o contato direto com produtos de limpeza, é a melhor opção. Porém, caso você precise cuidar da casa e mexer com esses produtos, procure sempre usar luvas.

Roer? Nem pensar!

Se você tem o costume de roer, é importante buscar a ajuda de um profissional. Porém, atente-se sempre e evite colocar a mão na boca. O ato de roer deixa as unhas quebradiças e com uma aparência mais feia.

Hidratação é chave!

Hidrate-se sempre! Usar cremes próprios para as mãos é um ótimo aliado para deixar suas unhas mais fortes e bonitas.

 

cuidados com Unhas
Comentários (0)
Comentar