Fases da lua: saiba como elas influenciam na sua vida

Que as fases da lua influenciam na Terra não é novidade para ninguém. Quem nunca leu a respeito ou mesmo viu a maré sendo alterada pela força gravitacional do nosso satélite natural? Já que influenciam tanto nas águas, dá para imaginar que as fases da lua também agem, de alguma forma, sobre nós, pois nosso corpo é composto por 70% desse líquido.

Como as fases da lua influenciam nossas vidas?

Foto: Enrique Lopez Garre

A lua sempre foi alvo de curiosidade. Isso porque o satélite natural da Terra exerce um fascínio sobre nós não apenas por causa da sua beleza, mas também pela energia gravitacional e da influência que exerce sobre as marés, por exemplo. As fases da lua são usadas como referência para a tomada de decisões desde o período Paleolítico e, há muito tempo, pescadores também usam essa referência para se aventurarem em alto mar.

São quatro fases da lua: nova, crescente, cheia e minguante. Cada fase dura em torno de sete a oito dias e podemos observá-las a olho nu, basta olhar para o céu. Segundo o neurocientista norte-americano Mark Filippi, essas mudanças de fase da lua exercem influência direta sobre as emoções humanas. Se baseando em estudos feitos por outros pesquisadores, ele concluiu que os ciclos lunares afetam nosso humor, porque a produção de neurotransmissores no cérebro estaria relacionada com a lua.

Durante a rotação da lua, as regiões que recebem mais influência variam, porque isso tem a ver com a proximidade da Terra com o satélite natural. É a chamada atração gravitacional. O movimento de rotação faz com que metade do planeta sempre esteja virada para a lua. Assim, a metade que está sendo atraída pela força da lua é a que sofre mais influência de acordo com os ciclos lunares. Acredita-se que as fases da lua exerçam influência também na gravidez e no sono.

Foto: Enrique Lopez Garre

Quais são as influências de cada fase da lua?

Lua Nova

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

“A Lua Nova é o tempo de recomeçar, de recolher as energias, de ficar mais reservado, de olhar para dentro. É a época em que ficamos mais introspectivos, mais sensíveis”, afirma a terapeuta holística Aline Soares. Ainda segundo ela, entre as fases da lua, essa é a que representa o momento certo para planejar, mas não é a melhor época para agir. Evite tomar decisões na Lua Nova.

Lua Crescente

Segundo o estudo do neurocientista norte-americano, esse ciclo lunar está ligado à produção de dopamina, conhecida como um dos hormônios da felicidade. A terapeuta diz que “É um ótimo momento para agir, porque estamos mais dispostos, com mais energia de ação”. Aproveite para colocar em prática aquilo que planejou durante a Lua Nova. “É nesse momento que os projetos crescem”, conta Aline.

Lua Cheia           

Entre todas as fases da lua, a Lua Cheia é considerada o ápice de tudo. “O que planejamos na Nova e colocamos em prática na Crescente agora começa a mostrar os resultados”, reflete a terapeuta. Nesse período, a comunicação está favorecida. Por isso, aproveite para se expor, divulgar suas ideias, compartilhar informações. Aline completa: “É bom ter cuidado com impulsos de raiva e crises de ansiedade, que podem aparecer na Lua Cheia”.

Lua Minguante

Hora do desapego, de deixar para trás o que não faz mais sentido e se preparar para a nova fase, que vai começar com a Lua Nova. Para a terapeuta, “A Lua Minguante é uma ótima época para fazer banhos de sal grosso e de ervas, porque é um momento em que estamos mais receptivos”. Entre as fases da lua, essa é a que pode ser considerada a fase dos encerramentos. Aproveite para limpar as gavetas e finalizar projetos.

Comentários (5)
Comentar
  • Rituais da Lua Minguante: Aprenda magias de banimento

    […] Existem alguns rituais da lua minguante que podem ser feitos para banir o que não acrescenta mais nada na sua vida. Afinal, a lua minguante possui uma energia que mingua as coisas, por isso, não é indicado fazer nenhum banho de amor, banho para conseguir emprego ou afins nessa fase, deixe isso para as outras três fases da lua. […]

  • Mandala Lunar: conheça essa poderosa ferramenta de autoconhecimento

    […] A mandala lunar foi criada por três mulheres, Ieve Holthausen, fotógrafa, Naíla Andrade, empresária, e Victoria Campello, ilustradora, todas de Porto Alegre. Em resumo, ela é basicamente um diário, com o objetivo de proporcionar cura e autoconhecimento, através do seu ciclo menstrual e das fases da lua. […]