Extrato de oliveira: saiba tudo sobre esse poderoso ativo antioxidante

Você já ouviu falar no extrato de oliveira? Assim como os demais alimentos derivados dessa árvore mediterrânea, ele possui inúmeros compostos que beneficiam a saúde do coração e até dos ossos:

 

O que é e para que serve o extrato de oliveira

Assim como o nome já entrega, o extrato de oliveira vem das folhas da  oliveira. Contudo, o extrato é mais concentrado e contém compostos bioativos poderosos. Isso tudo com a vantagem de não adicionar gorduras à dieta, diferente das azeitonas e do azeite. Ou seja: perfeito até mesmo para quem quer perder peso.

Ele é neuroprotetor, antioxidante, anti-inflamatório e gastroprotetor. Essas propriedades significam que o extrato de folha de oliveira pode ajudar na perda de peso, na saúde do coração e no tratamento de inflamações.

 

Imagem: Reprodução / Unsplash

 

Por esse motivo, o suplemento virou o queridinho do mundo da saúde recentemente. Ele já pode ser facilmente encontrado em lojas de produtos naturais. Outra alternativa é manipular em uma farmácia de confiança, mas sempre com orientação médica.

O que também colabora para o sucesso do extrato é a Dieta Mediterrânea. Rica em azeite de boa qualidade e ingredientes naturais, ela é considerada a alimentação mais saudável do mundo. Há décadas que os pesquisadores estudam o segredo dessa dieta para replicá-la com sucesso. Assim, do mesmo modo que o azeite, vale a pena tentar adicionar mais ativos à base de oliveira em sua rotina.

O melhor de tudo é que esse suplemento é relativamente fácil de encontrar. Ademais, o valor compensa e os benefícios são certamente promissores.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Propriedades medicinais

 

Como mencionamos anteriormente, as folhas de oliveira contêm vários polifenóis essenciais. Entre eles temos a olaceína e a oleuropeína. Esses ativos ocorrem naturalmente nas plantas.

De acordo com pesquisas recentes, eles podem ajudar na proteção contra uma série de condições. Doenças cardíacas, hipertensão e câncer, por exemplo, são algumas delas.

De acordo com os cientistas, esses polifenóis podem ser a base dos benefícios incríveis do extrato de oliveira para a saúde. Estes incluem a proteção do coração e redução de infecções. Eles também são responsáveis por aumentar da imunidade.

 

Benefícios do extrato de oliveira

Na sequência, você confere os principais benefícios atribuídos ao suplemento. Como explicamos anteriormente, os estudos são bastante favoráveis.

  • Protege o sistema digestivo
  • Ajuda a tratar diabetes tipo 2
  • Inibe o crescimento de microorganismos
  • Diminui a pressão arterial
  • Protege o sistema nervoso central
  • Reduz o risco de câncer
  • Evita os danos nas células
  • Reduz o risco de inflamação
  • Aumenta a imunidade

Segundo o médico esportivo Guilherme Renke em artigo para o Globo Esporte, o extrato de oliveira também pode ajudar na recuperação óssea em atletas.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Algumas pesquias ainda sugerem que o suplemento pode auxiliar na perda de peso. Contudo, os resultados ainda são preliminares. Certamente no futuro será possível descobrir ainda mais vantagens da ingestão deste produto natural.

 

Imagem: Reprodução / Unsplash

 

Leia também:

Café verde. Entenda os benefícios e como incluir na sua rotina

Chás para ansiedade. Saiba quais são as melhores plantas para acalmar

Autoestima. Descubra que é o que fazer para se sentir mais confiante

Simpatia da Canela. O sopro da sorte e da prosperidade

 

Como tomar o extrato de oliveira

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Todos esses benefícios incríveis fazem com que o extrato ganhe cada vez mais adeptos. Nos últimos meses, tanto ele quanto o chá de oliveira se popularizaram no Brasil.

Em geral, você pode encontrar o extrato de oliveira tanto na forma líquida quanto em cápsulas. Sendo assim, a dosagem vai depender bastante dos objetivos e da forma de ingestão.

Por isso, é altamente recomendável consultar com um médico de confiança em primeiro lugar. Ainda que se trate de um produto natural, algumas pessoas podem apresentar reações indesejadas durante o consumo. Ademais, somente com a dosagem correta você irá obter todos os benefícios.

Isso porque primeiro é preciso descobrir como está a saúde geral para só depois escolher uma estratégia. Fazendo isso, você otimiza o tratamento. E, é claro, também aproveita todas as propriedades medicinais da oliveira.

 

Quer aprender receitas de chás diuréticos que funcionam? Então aproveite para conferir a Academia De Chás, onde você vai aprender a fazer o famoso Chá Secreto da Camila Monteiro e muitas outras combinações para acelerar a perda de peso.

 

Dosagem

Apesar dos estudos promissores, ainda não foram estabelecidas diretrizes oficiais sobre a quantidade de extrato de folha de oliveira que uma pessoa deve tomar.

De acordo com o Health Line, as pesquisas e revisões foram feitas com ingestão de 500 a 1.000 mg por dia. Portanto, essa é a dosagem considerada segura. Ademais, é possível dividir a dose ao longo do dia. Desse modo, o seu médico de confiança é quem deve estabelecer a dosagem ideal.

 

Efeitos colaterais do extrato de oliveira

Primeiramente, o ideal é consultar um médico antes de ingerir qualquer suplemento. Somente o profissional pode direcionar a dosagem indicada.

Com isso, ainda vale observar que o extrato de oliveira deve ser evitado por quem toma medicamentos anticoagulantes ou para controle da pressão arterial, bem como para diabéticos. Ademais, o consumo sem orientação pode desenvolver reações alérgicas respiratórias.

 

Fontes: Health Line, Medical News Today, Globo Esporte.

Comentários (0)
Comentar