Quais são os melhores exercícios para emagrecer?

3

Quando falamos em emagrecimento, é consenso entre os especialistas que aliar dieta e exercícios é a melhor receita. No entanto, nem todas as atividades físicas são ideais para a perda de peso. Resumidamente, os melhores exercícios para emagrecer são os que promovem alto gasto calórico. Mas, é preciso dedicação: sem regularidade e sem adaptar a alimentação, os resultados podem simplesmente não aparecer.

Exercícios para emagrecer são eficientes?

Esteira - exercícios para emagrecer
Foto: Pixabay

Não é novidade para ninguém que para emagrecer não basta sair por aí caminhando sem planejamento. Segundo o personal trainer Márcio Lobo, exercícios para emagrecer devem ser aliados a uma dieta adequada para que sejam realmente eficientes. “Para ter o melhor resultado, o ideal é procurar um profissional capacitado para prescrever os exercícios de acordo com o objetivo de cada um e um nutricionista para ajustar a dieta”, avalia.

No entanto, para que os exercícios para emagrecer sejam realmente eficientes, é preciso mais que uma boa alimentação. “Quem quer perder peso precisa ter paciência, dedicação e constância. Não adianta praticar um dia e parar. O melhor exercício para emagrecer é aquele que você faz com regularidade”, afirma o profissional. A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) para adultos saudáveis é de 75 minutos de exercícios com intensidade elevada por semana.

Quais são os melhores exercícios para emagrecer?

Com a ajuda do personal trainer, fizemos uma lista com cinco dos melhores exercícios para emagrecer. Confira:

HIIT

O treino intervalado de alta intensidade (HIIT na sigla em inglês) é uma atividade que, como o próprio nome sugere, intercala momentos de alta intensidade com outros de recuperação, independentemente do tipo de treino que você faz. Segundo especialistas, ele aumenta o metabolismo e mantém esse efeito por até 24 horas. Por isso está entre os melhores exercícios para emagrecer.

Corrida

Exercícios para emagrecer - corrida
Foto: Daniel Reche

Correr também é uma ótima escolha para quem quer emagrecer. Isso porque uma hora de corrida queima, em média, 650 calorias. Além de promover alto gasto calórico, ela também diminui o apetite graças à liberação de dopamina no organismo e é muito versátil, já que pode ser feita na esteira ou ao ar livre. A corrida também tem outra vantagem: reduz os sintomas do estresse de forma bastante eficiente.

Natação

A natação está na lista dos melhores exercícios para emagrecer porque também promove alto gasto calórico. O diferencial dessa atividade é que ela tem baixo impacto nas articulações e, para quem está acima do peso, isso pode significar muito porque evita as dores, por exemplo, nos joelhos. Em relação à caminhada, que também é de baixo impacto, a natação é mais vantajosa devido à maior queima de calorias.

Treino funcional

Essa modalidade pode chegar a queimar mais de 800 calorias por hora, por isso é um dos melhores exercícios para emagrecer. O treino funcional repete, de forma mais intensa, os movimentos que estamos acostumados a fazer no dia a dia. Além de ter algo gasto calórico, ele tonifica os músculos e pode, ainda, promover o ganho de massa magra. Esse exercício é também um grande aliado quando falamos em flexibilidade.

Musculação

Musculação
Foto: Pixabay

O último exercício da lista ainda gera muitas dúvidas. Isso porque grande parte das pessoas pensa que a musculação serve apenas para fortalecer os músculos. No entanto, a prática acelera o metabolismo e ainda melhora a resistência muscular, o que provavelmente vai ajudar caso você queira aliar outro tipo de exercício para emagrecer. No quesito gasto calórico, a musculação exige muito dos músculos e, por isso, promove grande queima de calorias.

Mostrar comentários (3)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy