Mantenha-se jovem: pratique exercícios antienvelhecimento

Que a prática frequente de atividades físicas é benéfica para a nossa saúde não é novidade para ninguém. Quando praticamos exercícios regularmente, nosso corpo reage de forma positiva: a função cardíaca e a circulação sanguínea melhoram, o metabolismo acelera, os músculos ficam tonificados, a gordura corporal diminui, ficamos mais bem-humorados e relaxados e equilibramos nosso sistema imune, protegendo o corpo de doenças. É claro que levar uma vida saudável inclui outras práticas, como a alimentação balanceada e os cuidados com a saúde mental, por exemplo. Mas, você sabia que existem alguns exercícios antienvelhecimento que podem te ajudar a manter a juventude, inclusive da pele?

Influência dos exercícios no processo de envelhecimento

Foto: Pixabay

A prática de exercícios físicos com regularidade é capaz de promover inúmeros benefícios para o nosso corpo e também para a nossa mente. Isso porque, quando nos exercitamos, o corpo reage aumentando a produção de hormônios e outras substâncias que influenciam no funcionamento de todo o organismo. “O ser humano não foi feito para ficar parado. Todo o nosso corpo se beneficia com a atividade física. O humor melhora, a composição corporal muda e o coração também funciona melhor. Além disso, os tecidos recebem mais nutrientes e oxigênio e isso serve inclusive para a pele”, avalia a educadora física Adriana Mendonça.

Alguns exercícios antienvelhecimento são de fácil execução, mas trazem muitos benefícios. Combater os radicais livres, reduzir o estresse, hidratar, melhorar a qualidade do sono e estimular a produção de substâncias químicas, como o hormônio do crescimento, são alguns exemplos. A profissional complementa dizendo que “Esses efeitos previnem o envelhecimento precoce, cada um com a sua particularidade. Por exemplo: se estamos estressados e dormimos mal, aos poucos, as linhas de expressão vão ficando mais profundas. Ao passo que os hormônios e substâncias gerados pela atividade física previnem a osteoporose e deixam a pele mais bonita”.

Três exercícios antienvelhecimento

Foto: Silvia Rita

Com a ajuda de Adriana, preparamos uma lista com três exercícios antienvelhecimento que são de fácil execução e não vão tomar muito do seu tempo. Ou seja, dá para praticar todos os dias. Confira:

Alongamento

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Alongamento e qualidade de vida andam de mãos dadas. E é principalmente por isso que essa atividade – que pode ser feita na sala de casa – está na lista dos exercícios antienvelhecimento. “Alongar reduz o estresse, aumenta a flexibilidade, previne tendinites, aumenta a consciência corporal e ainda previne lesões”, afirma a educadora física. Além disso, o alongamento matinal nos deixa mais energizados para as atividades cotidianas.

Caminhada

Nós já falamos sobre os benefícios da caminhada em outras oportunidades. Mas talvez seja novidade que ela também faça parte dos exercícios antienvelhecimento. “Caminhar faz muito bem para o corpo e para a mente, inclusive para a memória. Mas é importante levar em conta que uma única caminhada não vai resolver nenhum tipo de problema. Como sempre dizemos, a prática frequente é o que traz resultado e 30 minutos por dia já fazem diferença”.

HIIT

Já se você prefere uma atividade mais intensa, que tal apostar no HIIT? O High Intensity Interval Training, que em português significa treino intensivo intervalado, aumenta a capacidade cardiorrespiratória e melhora o funcionamento das mitocôndrias, responsáveis pelo bom funcionamento celular. Isso é resultado de uma pesquisa feita pela Universidade Victoria, na Austrália. O HIIT consiste, basicamente, em intervalar exercícios intensos com momentos de descanso. “Isso equilibra todos os nossos sistemas e, por isso, previne o envelhecimento precoce”, finaliza Adriana.

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