Escovação a seco na pele: benefícios e como fazer

A cada ano surgem novas tendências de beleza no mundo feminino e recentemente, uma técnica chamada dry brushing, que é chamada no Brasil de escovação a seco na pele. Apesar de parecer algo novo no ramo da estética, a prática é dessa escovação é feita há mais de 3 mil anos e começou na Índia no método ayurveda.

No exterior, essa técnica bombou entre as celebridades e acabou chegando por aqui fazendo muito sucesso, ainda mais por mulheres que busca formas naturais de obter benefícios para o corpo. Saiba mais sobre essa tendência de beleza e quais são os benefícios da prática.

+  Blindagem de unhas: conheça a técnica que dá força e brilho

Quais são os benefícios da escovação a seco na pele?

Segundo o site americano L’officel, existem alguns benefícios importantes para a pele, se feito corretamente essa escovação. O primeiro benefício é a renovação celular causada pela esfoliação na escovação a seco, eliminando células mortas e estimulando a pele produzir células novas e saudáveis.

O segundo benefício listado é o aumento da produção de colágeno, que é essencial para a estrutura da pele. Quanto maior a produção de colágeno, menos flácida a pele fica e previne o envelhecimento precoce. Por aumentar a elasticidade da pele, pode prevenir o surgimento de celulites e ajudar a deixar a pele ainda mais ‘lisinha’.

A escovação a seco ainda ajuda pessoas que sofrem com inchaço causados por má circulação, já que durante a escovação, ativa o sistema circulatório melhorando esse aspecto. Por fim, o último benefício listado e tido como um dos mais importantes, o dry brushing ajuda a revigorar o sistema nervoso ao estimular as terminações nervosas pele.

+Acupressão: aprenda os pontos de massagem para se livrar da dor

Como escovar a pele?

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Existem técnicas para fazer corretamente a escovação a seco e assim, não prejudicar a pele. Siga o passo a passo:

  1. Prefira fazer antes do banho, para que as células mortas sejam eliminadas e após, vir com a água para limpar o que restou;
  2. Comece pelos pés, uma área que é mais áspera no corpo e vá subindo até o pescoço;
  3. Não se esqueça dos lugares que quase não são estimulados, como a parte interna das coxas, costas e parte de trás dos braços;
  4. Não é necessário escovar por muito tempo, apenas dois minutos são o suficiente para você obter todos os benefícios citados anteriormente. Além disso, não pressione muito a escova na pele, para não machucar, deixe a mão bem leve.

Recomendações importantes da escovação a seco

  • A técnica estimula a pele e por isso, evite fazer à noite, pois ao contrário do que muitos pensam, pode te estimular e tirar o seu sono.
  • Para pessoas com pele sensíveis, ressecadas, que ficam marcadas com esse tipo de escovação, coloque algumas gotinhas de óleo corporal para te ajudar.
  • Jamais faça a escovação no rosto, pode ser feito apenas do pescoço para baixo, em que a pele é mais dura.

+ Celulite: conheça os graus, dicas de prevenção e como tratar

Qual escova usar?

Para fazer a escovação a seco, existem duas possibilidades. A primeira é usar uma escova com cerdas naturais para não prejudicar a pele. A segunda forma é usando a bucha vegetal, que é mais econômica e o resultado é o mesmo.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Tudo sobre escovação a seco (Foto: Pexels/Reprodução)

O que fazer após a escovação a seco?

Para que os benefícios sejam ainda mais potente e você consiga desfrutar de uma pele de dar inveja, veja quais são os dois passos necessários para seguir após sua escovação a seca.

Banho morno ou gelado – o ideal é fazer antes de tomar banho. E para que a pele continue viçosa, é importante não usar água quente para proteger a pele. A água quente acaba deixando a pele mais sensível e ressecada, o que pode não deixar o efeito da escovação aparecer. Por isso, se conseguir, evite.

Hidratação – Após o banho, ou até mesmo nele, abuse dos hidratantes corporais. Se for hidratar a pele no banho, utilize óleos corporais. A hidratação é importante para a saúde da pele, devolvendo os nutrientes necessários e assim, deixa a pele mais macia.

Contraindicação da escovação a seco

A escovação a seco não é indicada para pessoas que sofrem com a pele muito seca, pessoas que sofrem com alergias na pele, ou qualquer outro problema de pele e crianças. Além disso, é importante ressaltar que, antes de começar a praticar a escovação a seco, deve-se procurar um dermatologista para avaliar se pode ou não estar fazendo essa técnica indiana. Assim, sua pele continuará linda e protegida de qualquer problema.

Após a escovação, se surgir qualquer sintoma ou problema de pele, suspender o uso e procurar um dermatologista para avaliar o seu caso.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

E você, já conhecia essa técnica ayurveda milenar? Já testou os benefícios da prática?

Comentários (0)
Comentar