Saiba como evitar o envelhecimento precoce antes dos 30 anos

0

O envelhecimento precoce preocupa diversos homens e mulheres após os 25 anos. Uma ruguinha aparece ali e outra aqui, mas é possível prevenir que isso aconteça em uma fase mais jovem. Diversos fatores contribuem para o envelhecimento da pele, fatores externos e internos, como exposição solar e alimentação ruim.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a pele é o órgão que mais sofre com a passagem do tempo e é nela que reflete a nossa idade. Mas ainda segundo o artigo publicado, o envelhecimento ou não desse órgão, acontece pelo estilo de vida em que uma pessoa leva, e assim, acelerando o processo natural.

O que faz a pessoa envelhece mais rápido?

Esse tipo de envelhecimento, que começa a partir dos 25 anos de forma precoce, é classificado pela SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), como envelhecimento extrínseco. Ou seja, não está ligado a fatores genéticos e sim ao estilo de vida do indivíduo. Esses fatores que contribuem são:

envelhecimento precoce
(Foto: Pexels/Reprodução)

Exposição solar

Além de acelerar o envelhecimento da pele, ocasionando o aparecimento de rugas, a exposição excessiva causa um amarelamento da pele, pode trazer manchas, pintas e sardas. O câncer de pele também pode surgir com a radiação solar sem proteção. O sol é um dos principais fatores do aparecimento de rugas na pele.

Bronzeamento artificial

A prática é proibida no Brasil desde 2009, mas ainda é feita em algumas clínicas clandestinas. Além de contribuir para o aparecimento de rugas, pode causar câncer de pele. A artista Kelly Key, sofreu com um câncer na pele anos após passar por esse procedimento e usou as redes sociais para falar sobre o assunto. Atualmente, felizmente está curada.

Alimentação

Ainda na cartilha da SBD sobre envelhecimento precoce, um dos fatores que contribuí é a má alimentação. Para desacelerar o envelhecimento natural e prevenir o precoce, é importante ter uma alimentação balanceada, rica em vitaminas e minerais. Para isso, conte com a ajuda de um nutricionais. Ainda citado no artigo, o açúcar é o pior vilão da pele.

Veja também: Alimentos antioxidantes: saiba por que você deve consumi-los

Álcool e tabagismo

O álcool atrapalha na produção de enzimas e com isso contribui para a formação de radicais livres, causando o envelhecimento precoce. Mas segundo a SBD, a exceção à regra é o vinho tinto, que combate esses radicais livres porque são ricos em flavonoides e em resveratrol e assim, ajudam no combate ao envelhecimento.

É notável o envelhecimento precoce na pele de um fumante. O calor e a fumaça do cigarro provocam a perca da  elasticidade cutânea.  Outro fator que o tabaco causa é reduzir o fluxo sanguíneo da pele e assim dificulta a oxigenação dos tecidos, com isso o surgimento de rugas é evidente.

Movimentos musculares

Sim, o movimento do rosto natural também causam as rugas e o envelhecimento precoce. Segundo a SBD, As expressões faciais causam as famosas “linhas de expressão”, que são as rugas na testa e o famoso pé de galinha ao redor dos olhos.

envelhecimento precoce
(Foto: Reprodução/Freepik)

Quais são os primeiros sinais de envelhecimento?

Os primeiros sinais são as linhas finas ou conhecidas como as linhas de expressão. Elas surgem em todo o rosto, mas especialmente ao redor dos olhos (pé de galinha), na testa e ao redor da boca, com uma marcação mais aparente do bigode chinês. Essas linhas podem começar a aparecer após os 25 anos.

O que fazer para evitar?

É possível prevenir o envelhecimento precoce e manter a pele saudável por muitos anos. Para isso, há diversas maneiras de evitar. Vale destacar que, quando mais cedo começar, melhor será o resultado no futuro. Mas lembre-se que nunca é tarde de mais, sempre é possível mudar.

  • Lavar o rosto corretamente: para isso, busque um especialista para te indicar qual os melhores produtos para limpar o seu tipo de pele. É necessário limpar duas vezes ao dia;
  • Protetor solar: use todos os dias e reaplique a cada três horas. Aqui no site temos um guia completo sobre o produto e como ficar 100% protegida, evitando o envelhecimento e outros problemas de pele;
  • Maquiagem: o uso correto não prejudica a pele, mas para isso é importante retirar a maquiagem ao dormir e jamais dormir maquiada.
  • Abandone o tabagismo: o Sistema Único de Saúde conta com um programa para auxiliar quem deseja parar de fumar e não tem dinheiro para o tratamento. Além do envelhecimento, o tabagismo pode causar sérios problemas à saúde;
  • Álcool: evite o consumo exagerado.
  • Alimentação: tenha uma alimentação saudável, conte com a ajuda de nutricionista para se alimentar melhor. É importante não somente para a saúde da pele, mas do corpo como um todo.

Existe tratamento?

Sim, além da prevenção adequada citada anteriormente, é possível tratar as rugas que surgiram precocemente. Antes de descobrir os tratamentos, é importante se consultar com um dermatologista, só ele saberá indicar o procedimento mais eficiente para o seu caso. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, os mais recomendáveis são:

  • Cremes anti-idade;
  • Botox (preenchimento com ácido hialurônico);
  • Lases;
  • Peeling.

Leia também: Clara de ovo no rosto: conheça a máscara mágica para sua pele

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy