Saia do efeito platô e volte a emagrecer

Praticamente todo mundo que já fez alguma dieta de emagrecimento sabe que, depois de um tempo, o peso simplesmente para de baixar. Apesar de parecer desanimador, o efeito platô é bastante comum e acontece porque o corpo se adapta à nova rotina de exercícios e à alimentação. Mas a boa notícia é que você pode driblar essa situação com alguns passos simples e, assim, voltar a perder peso.

O que é o efeito platô e porque ele acontece?

Foto: Bruno Germany

Em primeiro lugar, se você está fazendo uma dieta de emagrecimento e seu peso estacionou, pode ser porque você tenha cometido algum deslize ou então diminuído a intensidade das atividades físicas. Mas, se não é esse o seu caso, é provável que você esteja passando por uma fase chamada de efeito platô, que acontece quando nosso organismo se adapta à nova dieta e à rotina de exercícios. “Depois de um tempo, o corpo entende que precisa reduzir o metabolismo porque estamos comendo menos e, portanto, precisamos gastar menos. É um mecanismo de defesa natural do organismo e não tem nada de errado nisso”, afirma a nutricionista esportiva Luciana Nascimento.

Segundo a profissional, toda dieta de emagrecimento pode levar ao efeito platô. Sendo assim, não acredite em dietas milagrosas. “Quando o objetivo é emagrecer, não existe nada mais eficiente e saudável que fazer uma reeducação alimentar e começar a praticar exercícios físicos com frequência”, aconselha. Além disso, segundo ela, nem sempre o peso tem relação com o emagrecimento: “A pessoa pode perder gordura e ganhar massa magra ou estar com retenção de líquido, que causa inchaço e também altera o peso corporal”. Porém, se o efeito platô te pegou, saiba que é possível sair dele.

Como voltar a emagrecer?

Foto: Pixabay

Se você está na fase do efeito platô, não se desespere. Seguindo algumas dicas, é possível voltar a perder peso e continuar seu processo de emagrecimento. Com a ajuda da nutricionista, criamos uma lista com algumas atitudes que você pode tomar para sair do indesejado efeito platô. Confira:

Mude a dieta – Procure a ajuda de um nutricionista para readaptar sua alimentação, estimular o organismo a retomar a perda de peso e sair do efeito platô. Natalia explica que “Depois de um tempo seguindo uma dieta específica, é interessante mudar a alimentação. Isso evita que o corpo se acostume”.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Mude o exercício – A dica aqui é oferecer estímulos diferentes para que o corpo não se adapte aos exercícios físicos. A sugestão da nutricionista é: “Uma pessoa que só caminha, por exemplo, pode alternar com trotes. Se faz musculação, pode acrescentar um cardio”. No entanto, ela alerta que isso também precisa de orientação. Portanto, procure um bom profissional que, a partir de uma avaliação pessoal, indique os melhores treinos de acordo com os seus objetivos.

Beba mais água e chás – Beber dois litros de água por dia acelera o metabolismo, além de ajudar o organismo a eliminar toxinas. “Existem pesquisas que comprovam que, quando estamos bem hidratados, o corpo produz mais calor e, por isso, gastamos mais energia”, conta Natalia. Além disso, segundo ela, bebidas como chá verde, de gengibre e de hibisco, por exemplo, estimulam o metabolismo.

dietaefeito platôemagrecimentosaúde
Comentários (0)
Comentar