Drenagem linfática caseira: aprenda a massagem que elimina o inchaço
Sabia que é possível eliminar inchaços e gordurinhas localizadas e a retenção líquida em casa, sem gastar nada? A eficácia da drenagem linfática caseira vai depender da massagem modeladora que você fizer e se a pressão dos dedos está sendo feita de forma certa.
Claro que as famosas não ficam saradas apenas com isso, afinal, é mais fácil conseguir o corpo dos sonhos quando se tem dinheiro. Portanto, se a grana estiver curta e você não pretende parar de cuidar de si, confira nossas dicas para se livrar das famosas gorduras, com alguns minutos de dedicação por dia, e seus benefícios.
O que é drenagem linfática e seus benefícios
A drenagem é uma massagem modeladora, que ajuda a eliminar o inchaço do corpo, combatendo as celulites e as gorduras localizadas. Ela também desintoxica o organismo, ativando o sistema linfático, para que trabalhe mais rápido. O sistema linfático é como uma rede de vasos que movem os fluidos do corpo, e quando a massagem é feita, esses vasinhos não acumulam fluídos, fazendo uma espécie de limpeza no corpo e eliminando as toxinas.
Como escolher o melhor creme de massagem?
O creme pode ter inúmeros tipos de fórmulas, sempre de acordo com o tipo de massagem o qual o produto é indicado. Pode ser massagem relaxante, para redução de medidas ou tratamento para dores. Além de ser o responsável pelo deslizamento da mão de quem fará a massagem, é também um intensificador do resultado da massagem. Apesar do creme ser simples de manusear, o procedimento da massagem exige muita técnica.
Como fazer uma drenagem linfática caseira?
As drenagens demandam conhecimento do corpo e dedicação, e os resultados não aparecem nas primeiras vezes, mas sim depois de algumas semanas. Veja o passo a passo da drenagem e faça em casa.
Preparando a pele
- Realize uma esfoliação corporal, uma vez na semana
- No começo, massageie de forma circular, para ativar a circulação local
- Deite-se e coloque apoio as pernas, com um travesseiro na altura dos tornozelos
- Fique deitada por 15 minutos antes de iniciar as massagens
Tomando banho – drenagem linfática caseira
- Tome um banho antes de começar a massagem, para ativar a circulação e relaxar o corpo
- A água morna facilita na penetração do creme
Objetos
- As mãos fazem o suficiente, mas se tiver alguns objetos como o bambu, pincel, escova, esponja entre outros, a massagem sairá bem melhor.
- A passagem do objeto não deve ser vigorosa, e sim ter uma pressão suave
Cremes
- Cremes e óleos de massagem ajudam a deslizar pelo corpo
- Ajuda também a diminuir o atrito com os pelos
- Use cremes que ajudam na circulação, como cafeína, guaraná, cavalinha e centelha asiática
Regiões do corpo
- Barriga: esta é uma das partes do corpo que dá para notar de forma fácil os resultados obtidos com a drenagem. Portanto, para diminuir as medidas e alcançar o abdômen dos sonhos, massageie a área com movimentos circulares, alternando com os que vão de cima a baixo, percorrendo da cintura até o umbigo.
- Pernas: as pernas ficam bastante em evidência durante o verão, já que preferimos usar roupas mais curtas. Se você pretende ter pernas torneadas e sem celulites, invista na drenagem linfática caseira, fazendo movimentos retilíneos e começando de baixo para cima.
- Bumbum: uma das partes que as celulites e estrias mais gostam de ficar. Por isso, drene a região com movimentos retilíneos, de baixo para cima e de baixo para os lados.
- Coxas: se você quer uma região bem desenhada e com a pele lisinha, sem furinhos, siga o mesmo passo das pernas. Os movimentos retilíneos imitam o ato de vestir uma meia-calça. Para que os resultados saiam melhores, use um creme redutor de medidas e anticelulite.
Movimentos – drenagem linfática caseira
- Não faça movimentos fortes, a ponto de machucar, mas seja firme
- Faça movimentos circulares com o polegar, na direção dos vasos linfáticos, sempre com movimentos ascendentes.
- Com as mãos de conchinha, faça movimentos lentos e com leve pressão, ‘bombeando’ a pele
- Repita esses movimentos entre cinco e dez vezes.
Prefira o horário da noite
- A drenagem feita a tarde ou à noite é mais indicada, pois elimina as toxinas acumuladas no corpo durante o dia
- Melhora a qualidade do sono
Repita mais de uma vez na semana
- É recomendado fazer de duas a três vezes na semana