Drenagem facial: descubra os benefícios e aprenda a fazer em casa

0

A drenagem facial estimula a circulação sanguínea e ajuda a desinchar o rosto. E a melhor parte é que o procedimento pode ser feito tanto em clínicas de estética quanto em casa. Que tal incluir esse carinho agora mesmo na sua rotina de skincare?

 

O que é e pra que serve a drenagem facial?

o que é drenagem facial
Imagem: Cleyce Skin (Reprodução / Instagram)

 

Para começar, você certamente já deve ter ouvido falar nos benefícios da drenagem linfática. Pois saiba que a drenagem facial possui princípios parecidos, embora seja feita no rosto. Trata-se, portanto, de uma técnica de massagem que visa estimular a circulação e reduzir o inchaço.

Um dos principais benefícios é estimular a oxigenação de tecidos, o que reduz as bolsas e ainda ajuda a suavizar manchas superficiais. Além disso ainda serve para relaxar e descongestionar a região. Quando incluída em uma rotina de cuidados, esse tipo de massagem facial pode auxiliar a estimular o colágeno e firmar a pele.

 

drenagem facial passo a passo
Imagem: Cleyce Skin (Reprodução / Instagram)

 

De acordo com esteticistas, a drenagem linfática deve sempre ser feita em clínicas, com profissionais especializados para atingir o efeito desejado. Já a drenagem caseira pode funcionar como uma massagem, que inclusive é uma técnica muito utilizada por maquiadores antes de fotos de moda ou beleza.

Ela possui, portanto, efeito estético e terapêutico, sendo uma boa aliada da rotina de beleza, assim como a massagem facial Gua Sha.

 

Benefícios da drenagem facial

benefícios da drenagem linfatica facial
Imagem: Cleyce Skin (Reprodução / Instagram)

 

  • Estimula a circulação no rosto;
  • Auxilia na redução do inchaço;
  • Relaxa e descongestiona a região;
  • Tonifica o rosto e previne o aparecimento de rugas;
  • Também pode ser auxiliar no estímulo da produção de colágeno para firmar a pele.

 

Cuidados

 

Embora a drenagem facial seja indicada para homens, mulheres e adolescentes, alguns cuidados precisam ser adotadas. No caso de edemas pós cirúrgicos, por exemplo, o indicado é fazer a drenagem apenas com profissionais.

Além disso, quem sofre com acne severa dos graus 3 e 4 não deve realizar o procedimento, uma vez que ele pode agravar o quadro. Por fim, pacientes com câncer de pele devem sempre consultar o médico responsável e contar um acompanhamento personalizado.

 

Como fazer drenagem no rosto?

passo a passo drenagem linfatica facial
Imagem: Cleyce Skin (Reprodução / Instagram)

 

Agora que você já sabe tudo sobre essa técnica relaxante, é hora de começar a drenagem facial caseira. É possível fazer a massagem com as mãos ou, ainda, contar com o auxílio de um jade roller. Assim você combina os benefícios da drenagem com o dos cristais, um mix bem interessante.

Passo 1

O primeiro movimento serve para evacuação dos linfonodos, que armazenam o inchaço. O ideal é realizar 10 repetições em cada linfonodo.

 

  • Para começar, encontre a região logo atrás da orelha, no início do crânio e pressione levemente. Repita 10 x dos dois lados, simultaneamente.
  • Depois encontre o mastóide, logo abaixo da orelha. Pressione 10x.
  • Na sequência, pressione o ponto logo na frente do lóbulo da orelha e pressione, repetindo os movimentos.
  • Então é hora de pressionar o ponto logo abaixo do queixo por 10x.
  • Logo abaixo da mandíbula, pressione simultaneamente dos 2 lados e faça a evacuação, repetindo os movimentos com calma e pouca pressão.

Passo 2

Agora é hora de movimentar o líquido linfático, para desinchar. Faça sempre simultaneamente, dos dois lados.

 

  • O primeiro movimento deve ser feito em forma de onda, partindo da orelha para o linfonodo mastóide. Repita as 10 evacuações e arraste.
  • Depois repita no sentido dos olhos. Sempre que mudar o movimento, repita a evacuação para estimular ainda mais os linfonodos.
  • Em terceiro lugar, a região do nariz. Agora basta repetir os movimentos até chegar à boca.
  • Quando chegar ao queixo, arraste até o linfonodo mandibular.

 

Confira o passo a passo feito pela esteticista Patrícia Elias:

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy