Doce sem açúcar: os melhores, seus benefícios e receitinhas para comer sem culpa

Que tal ter sempre uma sobremesa por perto sem culpa preparando doces sem açúcar? Deixar a vida mais doce é preciso e complementar as refeições de toda a família com um pouquinho de delícias doces faz a rotina ficar mais gostosa. Mas, como fazer quando você precisa controlar a ingestão de açúcar?

Por mais que a gente fuja, não é possível cortar todo o açúcar da nossa alimentação. Ele está em diversos alimentos, como os carboidratos, em frutas, legumes, massas e muitos outros. Mas, com o passar do tempo, é preciso controlar sua ingestão e evitar excessos, principalmente nos açúcares considerados danosos à saúde, como o dos doces e sobremesas.

Hoje em dia, existem diversas receitas de doces sem açúcar e sobremesas deliciosas que não pesam na consciência e deixam sua alimentação muito mais saudável. Conheça um pouco mais sobre elas, seus benefícios e escolha a sua próxima receita para não precisar sair da dieta.

 

O que é

Os doces sem açúcar são receitas deliciosas que, em sua composição, possuem ingredientes diet ou adoçantes, que substituem o açúcar comum, diminuindo o seu teor calórico.

Dessa maneira, mais pessoas, principalmente aquelas em restrição desse composto, podem comer e aproveitar o sabor e nutrientes de alimentos assim.

Você pode aproveitar e criar receitas com ingredientes diet, light ou alternativas naturais para adoçar seus alimentos. Ainda, pode simplesmente encontrar alimentos que são saborosos mesmo sem adicionar açúcar, como as frutas da estação. Assim, são diversas as ideias para saborear um doce sem açúcar sem fugir da rotina.

Imagem: Reprodução / Pexels

Benefício de doce sem açúcar

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

São vários os benefícios de começar a adotar uma dieta mais cuidadosa, tanto para você, quanto para toda sua família. O açúcar, também chamado de sacarose, é um carboidrato simples. Ele é facilmente absorvido pelo organismo, mas pode virar reserva de energia quando em excesso, transformando-se em gordura.

Além disso, o excesso de açúcar no sangue pode trazer vários problemas à saúde e provocar diversas condições clínicas perigosas, como hiperatividade, déficit de atenção e diabetes. A diabetes, por exemplo, é fruto do sobrepeso que o açúcar condiciona o pâncreas, trazendo falhas para a produção de insulina do nosso corpo.

 

Uma vida mais saudável

Dessa maneira, o primeiro, e principal benefício de doces sem açúcar é que eles são mais saudáveis. Isso porque, durante o dia, você acumula os açucares essenciais para o corpo com outros alimentos, como pães, frutas, vitaminas e cereais. O açúcar adicionado em doces, sobremesas e lanchinhos torna-se excesso e prejudica sua dieta e seu organismo.

 

Controle de impulsos

Fazer a escolha por uma vida mais saudável com doce sem açúcar também ajuda a controlar aquele desejo incontrolável por docinhos durante o dia. Ele ocorre porque o açúcar libera sinalizadores de prazer e satisfação no nosso corpo.

Assim, estamos sempre querendo um pouquinho mais. A sobremesa sem açúcar ajuda a saciar a fome, sem sobrecarregar nossa vontade por mais um pedacinho.

 

Melhora do paladar

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Por fim, outro incrível benefício de começar a comer doce sem açúcar é poder aguçar o paladar com gostos de verdade. O açúcar mascara e vicia tudo que sentimos. Por isso, muitas vezes temos aversão a outros sabores.
Dessa maneira, controlando o açúcar, conseguimos degustar alimentos doces, salgados, azedos e amargos com todas as suas nuances e propriedades. Aprecie e admire todos os tons de delícias da culinária brasileira desde já!

Imagem: Reprodução / Pexels

Quem pode comer doce sem açúcar

A boa notícia é que todo mundo pode comer doces preparados sem adição de açúcar. Seja para manter o corpinho sem gordurinhas, seja para manter a saúde perfeita, eles podem entrar na sua vida de vez, sem medo!

Além disso, inclua doce sem açúcar na alimentação de pessoas que não podem ingerir excessos desse componente. Como diabéticos, pessoas acima do peso, quem está em uma dieta nutritiva.

Por fim, portadores de doenças crônicas e cardiovasculares também devem consumir doce sem açúcar. Para mais dúvidas sobre a ingestão dessas delícias, consulte sempre seu médico e seu nutricionista especializado!

 

3 Receitas de doce sem açúcar

Separamos três ideias de sobremesas fit sem açúcar bem legais para você levar sabor, nutrição e uma vida mais saudável para sua mesa com doce sem açúcar, sem perder o brilho e a delícia das sobremesas tradicionais.

 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Brigadeiro sem açúcar

A delícia mais amada pelos brasileiros em festas e até mesmo na hora de reunir a família para um filme a tarde, a sobremesa feita com chocolate que alegra qualquer ambiente, também é possível comer brigadeiro sem açúcar. E fica muito gostoso!

 

Tortinha de morango

Para momentos mais elaborados, como uma reunião de amigos ou aniversários, que tal investir em um doce delicioso, frutado e sem adição de açúcar? A torta de morango é receita coringa para esses momentos!

 

Sorvete de limão sem açúcar

Por fim, não há doce sem açúcar mais gostoso e refrescante para os momentos de verão que o incomparável sorvete de limão. Aprenda a fazer para sua família e transforme os dias na piscina ainda mais saudáveis e saborosos.

 

Leia também:

Almoço fitness: 10 ideias saborosas para inovar o cardápio

Inclua essas frutas que ajudam a emagrecer na sua dieta

Frutas Low Carb: confira a lista de frutas com pouco carboidrato

Receitas
Comentários (0)
Comentar