Confira essas dicas para emagrecer com saúde

0

Não existe fórmula mágica: perder peso com saúde exige dedicação. As receitas milagrosas que prometem emagrecimento rápido por meio de dietas restritivas, além de não serem saudáveis, tendem a dar resultados não muito duradouros. Em outras palavras, você perde peso, mas prejudica a sua saúde ou volta a engordar pouco tempo depois. Não adianta fugir, para eliminar os quilinhos a mais é preciso combinar hábitos saudáveis e ter paciência. Mas quais hábitos são esses e por quanto tempo devemos segui-los? Convidamos uma nutricionista esportiva para listar dicas para emagrecer com saúde. Confira.

Dicas para emagrecer com saúde

Dicas para emagrecer
Foto: Pixabay

Perder peso pode parecer uma missão muito complicada. É por isso que muitas pessoas acabam recorrendo a dietas restritivas que prometem verdadeiros milagres, como perder vários quilos em uma única semana, por exemplo. No entanto, esse tipo de estratégia para emagrecer não é eficiente. Segundo a nutricionista esportiva Luciana Nascimento, além de causar possíveis problemas de saúde, excluir radicalmente alguns alimentos do prato pode até promover uma queda considerável na balança, mas o resultado não é duradouro. “É aí que acontece o famoso efeito sanfona. Quando a pessoa para de comer carboidratos, por exemplo, percebe uma diferença considerável, principalmente nas primeiras semanas. Mas, quando volta a consumir carbos, a tendência é a de engordar novamente”, afirma.

Sendo assim, para perder peso de forma saudável e obter bons resultados, o ideal é que você faça uma reeducação alimentar e inclua hábitos saudáveis na sua rotina. “Mas é bom ficar claro que quando falamos em emagrecimento e manutenção do peso, precisamos ter em mente que isso é um estilo de vida. Alimentação balanceada e atividade física devem fazer parte do dia a dia, não é algo que se faça por uma semana ou um mês. O resultado vem com o tempo, mas é muito mais satisfatório”, alerta a profissional. Pensando nisso, preparamos uma lista com algumas dicas para emagrecer com saúde e manter o peso ideal. Acompanhe:

Beba mais água

A primeira entre as dicas para emagrecer é muito simples: beber cerca de 2 litros de água por dia ajuda a eliminar toxinas do organismo, além de diminuir a retenção de líquidos e ajudar a manter a sensação de saciedade. Mas não vale adicionar substâncias calóricas à bebida: o ideal é beber água pura, aromatizada (com limão e gengibre, por exemplo) e chás sem açúcar. Evite sucos industrializados, refrigerantes e bebidas alcoólicas.

Coma bem

Alimentação - dicas para emagrecer
Foto: Silvia Rita

Uma alimentação balanceada faz toda a diferença quando falamos em emagrecimento. Nesse sentido, uma boa dica para emagrecer é: aposte em saladas, grãos, sementes, castanhas, frutas e legumes. Além disso, se você for daquelas pessoas que não dispensam um pão quentinho, dê preferência para os integrais – o mesmo acontece com arroz e macarrão, por exemplo. E não se esqueça de diminuir a ingestão de sal e açúcar e de evitar qualquer excesso.

Tenha boas noites de sono

Dormir bem faz parte do processo de emagrecimento porque regula os níveis dos hormônios e neurotransmissores ligados à boa digestão e à sensação de saciedade. Além disso, o sono está entre as melhores dicas para emagrecer porque estimula a produção do hormônio do crescimento (GH), reduz os níveis de cortisol e faz com que tenhamos mais disposição no dia a dia. No entanto, além de uma boa quantidade de horas, é bom que o sono seja de qualidade.

Movimente-se

Dicas para emagrecer
Foto: Pixabay

É claro que os exercícios não ficariam de fora da lista das melhores dicas para emagrecer. Afinal, não é novidade que a atividade física regular promove queima de calorias e estimula a produção de hormônios que causam sensação de bem-estar (isso provavelmente reduzirá a ansiedade e te fará comer menos). Independentemente de que tipo de exercício você prefere – caminhar, pular corda, HIIT, yoga, musculação, dança, corrida, luta ou qualquer outro –, o que importa é que você faça com frequência (pelo menos três vezes por semana).

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy