Desentupir vaso sanitário: 10 dicas para solucionar o problema

0

Essa é uma daquelas situações mais preocupantes e desesperadoras. Quando um vaso sanitário entope, dificilmente sabemos como proceder. Mas algumas situações acabam sendo mais simples do que imaginamos e podem ser resolvidas rapidamente, com alguns produtos que inclusive temos no armário. Portanto, antes de ligar para o encanador ou entrar em pânico, existem algumas maneiras de consertar o banheiro entupido. Reunimos 10 dicas e truques ideais para desentupir vaso sanitário e deixar o banheiro impecável.

1. Como desentupir vaso sanitário com um desentupidor  

A primeira reação de todos ao consertar um vaso sanitário entupido será usar um desentupidor e, para a maioria dos entupimentos, essa será a melhor solução.

Essa técnica consiste em limitar a passagem do ar e, criando um vácuo, permitir que a própria força da água faça rodar o que está entupindo o vaso. Por este motivo, o desentupidor é muito mais eficaz quando o vaso está com água em seu interior. Posicionando o desentupidor dentro do vaso, dê algumas estocadas e em seguida pare. Se o nível da água estiver baixando, aguarde. Caso contrário, repita o procedimento até notar alguma diferença.

2. Improvisando um desentupidor para desentupir vaso sanitário 

Caso você não tenha esse objeto em sua casa, vamos te ensinar como montar um, no melhor estilo “gambiarra que dá certo”.

Você precisará cortar uma garrafa pet cerca de 10 cm acima do fundo. Essa será a parte que você colocará no vaso, com a abertura para baixo, fechando a passagem do ar e fazendo pressão.

Para facilitar na hora de manusear o objeto, prenda a parte debaixo da garrafa em um cabo de vassoura.

3. Desentupindo com Plástico-Filme

Caso você não queira usar o desentupidor e precise de algo que dê mais pressão e aumente a força da água, a dica é usar o plástico-filme.

Você precisará levantar as tampas do vaso sanitário e colocar algumas camadas do plástico na superfície. É importante não deixar nenhuma passagem de ar, pois só assim haverá o efeito vácuo que empurrará a água.

Após se certificar que não há nenhuma abertura e que a camada de plástico-filme está grossao suficiente, dê descarga. A pressão da água, unida ao vácuo, desobstruirá todo o encanamento.

4. Desentupindo com Bicarbonato e Vinagre

Se separados, tanto o bicarbonato quanto o vinagre já ajudam bastante em alguns “perrengues” que temos com limpeza, juntos eles são ótimos quando o assunto é desentupimento.

E esse truque não é difícil! Basta misturar meio copo de bicarbonato de sódio e meio copo de vinagre. Em seguida, jogue a mistura no vaso e deixe agir de 5 a 10 minutos.

Para finalizar, jogue água fervendo dentro do vaso. Isso deve fazer com que a mistura dos produtos fique efervescente e libere a passagem da água.

5. Desentupir vaso sanitário com com Coca-Cola

Não é de hoje que vemos algumas dicas na internet apontando a Coca-Cola como um aliado, não só nos almoços em família, mas na faxina também.

E por mais estranho que isso possa parecer, é verdade. Basta jogar, aos poucos, dois litros do líquido no vaso e esperar até os dejetos sejam dissolvidos. Para finalizar, dê descarga.

aprenda a desentupir vaso sanitário
Métodos podem ajudar a desentupir pias e privadas.

6. Desentupindo o vaso sanitário com Água Sanitária 

Para desentupir o vaso sanitário com água sanitária, a receita é simples: jogue meio litro do líquido no vaso.

Deixe agir por no mínimo uma hora. Em seguida, acione a descarga. Se o entupimento for resultado de acúmulo de detritos, essa receita será o suficiente para fazer a água fluir pelo encanamento.

7. Desentupindo com Detergente e Água Quente

Outra alternativa é jogar uma grande quantidade de detergente dentro do vaso. Espere alguns minutos, até todo o líquido ficar concentrado no fundo do vaso. Em seguida, jogue água quente e dê descarga.

O detergente funcionará como uma espécie de lubrificante, fazendo com que os dejetos deslizem pelos canos. Já a água quente ajudará a fragmentar os pedaços maiores.

8. Desentupir privada com Toalha

Seguindo a ideia de fazer pressão para que o líquido seja forçado a descer pelos canos, temos ainda a alternativa da toalha.

Você deve molhar o tecido e torcê-lo. Em seguida, coloque-o, ainda torcido, ao redor do assento. Após isso, tampe o vaso e sente em cima, fazendo aumentar a pressão sob a água. Aí é só dar descarga e esperar a água descer.

9. Desentupir vaso sanitário com Soda Cáustica

Em alguns casos mais extremos, a soda cáustica (hidróxido de sódio) acaba sendo necessária. Apesar de não ser um método indicado para ser feito em casa, por envolver uma substância química muito forte, é possível fazê-lo, mas sempre usando luvas e proteção para o rosto.

Despeje 250g da soda cáustica no vaso. Em seguida, jogue água fervendo e deixe agir por uma hora. Dê descarga.

10. Chame um especialista

Por mais que essas dicas sejam boas e deem um resultado, nem sempre elas são suficientes. Em casos de entupimentos mais extremos, onde boa parte do encanamento acaba comprometida, o melhor a se fazer é chamar um especialista e evitar que o problema fique ainda maior.

Desentupindo vaso sanitário
Opções criativas podem ajudar a desentupir a privada.

Como evitar o entupimento de privadas 

É importante lembrar que a melhor receita para todos os problemas é sempre a prevenção. Confira algumas dicas para evitar que seu vaso fique entupido:

– Faça a limpeza do vaso sanitário regularmente

– Jamais jogue objetos sólidos no vaso, como papel higiênico, preservativos ou absorventes;

– Evite utilizar desodorantes em pedra ou pastilha no vaso sanitário. Caso eles caiam, podem contribuir para o entupimento do encanamento;

– Verifique o encanamento e o seu vaso sanitário. Em alguns casos, canos de baixa qualidade e a própria estrutura interna do podem aumentar a incidência de entupimentos.

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy