Detox digital: dicas para se desconectar e o que fazer nesse momento off

Será que você precisa de um detox digital? Se sentir sobrecarregado com tantas informações, cansado, ansioso e até com uma qualidade de sono pior são sinais de que talvez você realmente precise de uma desintoxicação de tecnologia. Você acha que consegue?

Provavelmente, a primeira resposta que veio na sua cabeça foi “claro que eu consigo, só não quero”. Já pensou que esse é um pensamento de pessoas que já têm algum nível de dependência, seja ela digital, alcóolica, etc.? Além disso, um detox digital não é tão fácil quanto parece. Isso porque, já estamos tão acostumados com as nossas atividades acontecendo em volta do celular, da televisão, que perdemos a perspectiva de como viver sem esses aparelhos.

Neste post, vamos te dar algumas dicas de como passar um tempo off das redes sociais e o que fazer nesse momento desconectado.

 

O que é detox digital?

Imagem: Reprodução / Pexels.

 

Como a própria palavra já diz, o detox digital consiste em uma desintoxicação do celular e no processo de melhorar a relação que temos com esse aparelho. Por outro lado, a ideia não é excluir suas contas em todas as redes sociais e deixar de se relacionar com o mundo online.

Já que o trabalho de muitas pessoas depende da internet e das redes sociais, abolir a tecnologia da vida não é uma opção. Mas, é claro que o uso excessivo delas pode acabar prejudicando a saúde. Por isso, é tão importante se desconectar, de tempos em tempos.

 

Por que fazer?

Imagem: Reprodução / Pexels.

 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Apesar de as redes sociais e a internet serem um lugar incrível, em que todo mundo encontra o seu espaço, onde é possível aprender de tudo, também existe um lado obscuro. Um lugar de comparação com a vida alheia, de cyberbullying, de excesso de informações…

No fim do dia, tudo isso acaba afetando nossa saúde mental. Nos tornamos pessoas mais ansiosas, depressivas e solitárias. Mais que isso, essa onda de informações influencia, inclusive, nossa autoestima e pode até causar distúrbios de sono.

Acontece que este é um ciclo vicioso, usamos as redes sociais, nos sentimos sobrecarregados, nossa saúde mental piora e nós voltamos para o celular.

A lista de benefícios do detox digital continua:

  • Reduz o estresse
  • Aumenta a produtividade
  • Melhora o relacionamento com amigos, familiares e parceiros
  • Mais tempo livre para descansar, investir em outros projetos ou focar em autoconhecimento

 

Como fazer um detox digital?

Imagem: Reprodução / Pexels.

 

Como dissemos, pode parecer fácil ficar desconectado por um tempo. Mas, não é tanto assim! Pensando nisso, separamos algumas dicas para você se desintoxicar de tecnologia.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Quando fazer o detox digital?

Em primeiro lugar, você precisa definir quando quer fazer o seu detox digital. Você pode começar escolhendo um horário para se desconectar, das 22h às 8h, por exemplo. Assim você se desliga das telas antes de ir dormir, tem tempo de se preparar para dormir e de manhã, ainda tem um momento de solitude antes de começar a loucura do dia a dia.

Agora, se você quer um detox mais poderoso, determine um dia da semana que você ficará 24h sem o celular. Por exemplo, todo domingo você vai deixar o telefone no modo avião, guardado em uma gaveta.

Passo a passo para fazer um detox digital

1. Desligue as notificações

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Não, você não precisa checar toda notificação assim que ela chega. Através do detox digital você percebe que, muitas vezes, uma notificação, por mais boba que seja, pode despertar uma ansiedade, ou até mesmo, acabar prejudicando sua produtividade. Então, a melhor forma é bloqueá-las e checar só em momento específicos.

 

2. Deletar apps e organizar a sua tela de início também faz parte do detox digital

Sabe aquele aplicativo que você deixa lá porque vai que você precisa um dia. Bom, você não vai precisar! Então, a melhor coisa é excluí-lo do seu celular, liberando espaço para o que realmente importa. Mais do que isso, manter sua tela de início organizada e clean também é uma forma de detox!

Além disso, se você tem um vício específico com um aplicativo, que tal também deletá-lo? Assim, será mais difícil de você gastar horas em vão rolando a tela.

3. Configure o seu tempo de tela

Imagem: Reprodução / Pexels.

 

Alguns celulares têm um ajuste de tempo de tela. Lá, você pode ver quantas horas por dia você fica conectado, ou seja, quantas horas passa nas redes sociais, nos apps de jogos, ou qualquer outra coisa que você faça no celular. Ter essa noção pode ser o empurrãozinho que você precisava para dar um break das redes.

Além disso, é possível configurar quanto tempo quer gastar em cada aplicativo. Assim, quando você atinge o limite, o app é bloqueado e você deve parar de usar.

4. Faça uma faxina nas redes sociais

As redes sociais são uma das principais fontes de informação no nosso dia a dia. Por isso, é muito importante que elas sejam um espaço gostoso e saudável. Pensando nisso, de tempos em tempos, é interessante fazer uma limpa nas pessoas que você segue. Tudo bem dar unfollow naquela amiga da faculdade, que vocês não se falam há anos. Talvez ela nem perceba.

Mais do que isso, é importante identificar aqueles perfis que, de alguma forma, afetam a sua energia, te colocam pra baixo ou, simplesmente, não te agregam em nada. Unfollow neles!

Olha só essa listinha de perguntas para se fazer antes de seguir ou parar de seguir alguém:

  • Esse conteúdo me faz bem?
  • A mensagem dele faz sentido para a minha vida?
  • Minha autoestima é afetada?
  • Será que a minha vida é ruim?

5. Se proteja da luz azul

Você sabia que os celulares, os computadores emitem uma luz azul? Essa luz é capaz de prejudicar nossa visão e pele. Por isso, é importante que você use um óculos com proteção e protetores solares que também combatam a luz azul. Mas, é claro, que a melhor maneira de se proteger, é diminuindo o tempo na frente das telas.

 

E agora, o que eu faço?

Imagem: Reprodução / Pexels.

 

Ok, você se decidiu a fazer o detox digital, mas agora não sabe o que fazer? Normal. Estamos tão acostumados a fazer tudo no celular, que quando decidimos ficar sem ele, ficamos perdidos, sem saber por onde começar. Mas, calma! Segue uma listinha com ideias do que fazer nos seus momentos offline.

  1. Colocar a leitura em dia
  2. Cozinhar uma receita nova
  3. Assistir um filme
  4. Fazer atividades ao ar livre, como passear num parque
  5. Encontrar amigos e família
  6. Praticar exercícios físicos
  7. Meditar
  8. Começar ou continuar um curso
  9. Brincar com o seu pet e praticar a presença, com a sua mente focada apenas no seu bichinho e no momento de carinho que você estão tendo
  10. Limpar algum cômodo também é uma forma de detox
  11. Um brinde à volta dos jogos de tabuleiro!
  12. Comece um hobbie novo
  13. Spa em casa: máscaras faciais e capilares, skincare e um bom vinho. Momento perfeito para deixar o celular de lado!
Comentários (0)
Comentar