Desenvolvimento do bebê: conheça os principais saltos e apps para acompanhar

Se você é mãe de primeira viagem, com certeza está nervosa e preocupada em não perder nenhum momento do desenvolvimento do bebê! Mas, calma! A maternidade é um momento muito corrido.

Quando menos esperamos, o bebê já mudou de fase, aprendeu uma coisa nova e está crescendo! Por isso, o mais importante é aproveitar esse tempo curto e se apaixonar todos os dias pelo novo pequeno e suas descobertas do mundo!

 

Saltos de desenvolvimento do bebê

São inúmeros os marcos importantes da vida de um bebê pequeno! Como as transformações nessa faixa etária costumam acontecer muito rápido, elas são divididas em meses, e categorizadas com as principais descobertas do desenvolvimento do bebê.

Dessa maneira, de um dia para o outro, são novos aprendizados e novas caras e bocas no mundo encantado do seu filho.

Imagem: Reprodução / Pexels

O que esperar em cada fase do desenvolvimento do bebê

Espere encontrar emoção, novas habilidades e saltos de desenvolvimento que podem modificar sua rotina já conturbada com a maternidade!

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

O desenvolvimento cognitivo e o amadurecimento das capacidades e comandos neurais são encontrados em diversas fases ao longo dos primeiros meses do bebê, principalmente até seus dois anos!

Claro, cada bebê é único e também ocorrem pequenas diferenças em seus saltos de desenvolvimento. Mas esses marcos são padrões que ajudam papais e mamães nos desafios diários de encontrar beleza, emoção e aprendizado, todos os dias, na vida do novo bebê!

 

1 mês

O primeiro grande marco de desenvolvimento do bebê acontece no final do primeiro mês de vida. Além de ser um período de muitas descobertas e desafios, principalmente para mamães de primeira viagem, e neste momento que o bebê consegue fixar seu olhar por mais tempo.

O pequeno também é capaz de responder mais ao toque. Além disso, podem reconhecer a voz da mãe e já conseguem emitir pequenos barulhos e movimentar a cabeça na direção do som que escutam.

 

2 meses

Essa é a fase o chamado sorriso social. O bebê está, mais do que nunca, risonho! Nessa fase a gente se encanta com o sorriso do bebê, que indica que o desenvolvimento afetivo e psíquico vem ocorrendo corretamente. Mas fique atenta, isso ainda não responde a todas as dúvidas sobre a visão e a audição do pequeno!

Este é o momento de apostar em atividades em preto e branco com grande contraste! Além disso, estimule seu bebê o colocando de bruços porque neste momento o pescoço estará mais firme.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Imagem: Reprodução / Pexels

3 meses

Após completar três meses de vida, o bebê já começa a reconhecer melhor o mundo a sua volta. Dessa maneira, ele terá ferramentas para fazer a identificação de volume, consistência, textura. É nessa hora que a decoração de quarto de bebê, com muitas cores faz mais pelo desenvolvimento do seu filho!

Nesta fase de maiores descobrimentos de sentidos, eles começam a morder a própria mãozinha e a levar objetos à boca com frequência. Ele também estica as perninhas, quando colocado de pezinho, o que é muito bom para o desenvolvimento neural e físico do pequeno!

 

6 meses de desenvolvimento do bebê

Aos seis meses, a época das cólicas, choros intermináveis e noites sem dormir de preocupação já passaram (ou quase). Já é possível que o bebê comece sente com apoio. Utilize almofadas e travesseiros para dar sustentação ao pequeno.

Assim, é importante que ele possua brinquedos próximos a ele, que prendam a atenção e estimulem seu desenvolvimento motor. No próximo mês, aposte em aulinhas de natação e estímulos à sua movimentação, que vão fazer muitas coisas boas pelo desenvolvimento do seu bebê!

 

12 meses

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

É o primeiro ano de vida do seu pequeno! E quanta coisa mudou! Nesse momento o bebê já consegue dar alguns passos sem apoio e manter-se sentado por períodos mais longos do dia. Nessa fase, deita apenas para dormir e cochilar.

Assim, alguns bebês já conseguem andar sozinhos nessa fase, outros já chamam mamãe e papai e tentam se comunicar com barulhinhos. Também nessa idade o sono já é mais regulado e o bebê tende a ter ciclos mais completos.

 

24 meses

Seu bebê já completou dois aninhos. Mas, mesmo assim, ainda há muito o que aprender! Aos dois anos de idade, as crianças já começam a se comunicar melhor e interagir.

O bebê também consegue aprender a escovar os dentes e se vestir sozinho, além de possuir maior reconhecimento do próprio corpo. Dessa forma, a curiosidade é aguçada nessa época! Por isso, prepare-se para as descobertas inusitadas do pequeno.

Imagem: Reprodução / Pexels

Melhores aplicativos para acompanhar o desenvolvimento do bebê

Para acompanhar os marcos principais de desenvolvimento dos bebês no nosso mundo tecnológico, foram desenvolvidos aplicativos muito legais! Eles registram as principais fases que demarcam o dia a dia do crescimento do seu bebê e oferecem uma gama de atividades para complementá-las!

Dessa maneira, aproveite e conheça os melhores aplicativos para o desenvolvimento do seu bebê desde o primeiro mês de vida do pequeno e se encante ao registrar cada momento, cada salto e cada nova conquista!

 

What to Expect

Esse é um aplicativo moderninho para acompanhamento dos marcos mais importantes na vida do seu pimpolho. Dessa maneira, você fica por dentro de forma fácil de tudo sobre o crescimento de seu filho ao longo do primeiro ano de vida.

O aplicativo ainda dispõe de um guia do desenvolvimento do bebê, mês a mês. Dessa maneira, ele apresenta sugestões de jogos e brincadeiras para crianças de diversas idades.

 

Baby Care

O Baby Care ajuda mamães de primeira viagem, em um design simples e fácil, a acompanhar todos os detalhes da rotina do seu bebê. Por isso, nada passa despercebido, como períodos de sono e as trocas de fraldas.

Ainda, ele é capaz de identificar o crescimento e outros marcos importantes do desenvolvimento do seu pequeno. Além disso, no aplicativo você também pode criar um álbum de fotos e gravações de voz e compartilhá-lo! Aproveite e estimule seu bebê com brincadeiras antigas, para passar de pai para filho e registre tudo!

 

Kinedu

O Kinedu é uma espécie de streaming da maternidade. Dessa maneira, além de criar um plano de atividades, de acordo com seus marcos de desenvolvimento do bebê, ele tem um catálogo com uma infinidade de atividades, como yoga para crianças em vídeo e inúmeros artigos para ajudar no seu cuidado.

Assim, ele ainda permite dividir e filtrar essas atividades pela idade do pimpolho. Dessa forma, fica muito mais fácil acompanhar os marcos de desenvolvimento do bebê e se deliciar com todas as descobertas desse novo mundo!

Comentários (0)
Comentar