Saiba como nascem os desenhos de estampas da moda brasileira

Clau Cicala é o nome por trás de traços cheios de brasilidades

2

Cores, detalhes, formas e beleza dão vida as estampas da moda brasileira. A necessidade de expressão acompanha o homem desde os grafismos rupestres até os dias atuais, e os desenhos e ilustrações sempre foram utilizados para imprimir essa comunicação. A moda mudou ao longo dos séculos, e cada período da história tem características bem específicas. Antes de começar, você sabe quem cria os desenhos de estampas que você usa?

Para você saber mais sobre o assunto, conversamos com Clau Cilata, a design que tem desenhos de flores como marca registrada e que já estamparam de roupas a cadernos com todo seu espírito e essência brasileira.

+Leia mais: Estampas Renovam Modelos Clássicos De Biquíni Para A Próxima Estação

O que é design de estampa?

De decoração, produtos de papel a produtos têxteis personalizados para marcas de roupas e acessórios, como roupas de cama, o profissional de design de estampa criam obras de arte. Enfim, o mundo deste profissional é enorme.

O trabalho artístico deste profissional é projetar algo que será aplicado em uma superfície a fim de aprimorar a sua aparência e funcionalidade visual e por isso, este material recebe o título de design de estampas.

As estampas podem ser aplicadas em diversos materiais, mas são utilizadas essencialmente em produtos têxteis – e este é o motivo pelo qual a carreira de designer têxtil e designer de estampas tem uma afinidade tão grande.

O profissional consegue criar desenhos, manuais e digitais, que em forma de repetição podem ser impressos em tecidos ou qualquer outra superfície. Para isso é usado o Rapport, um tipo especial de repetição, de um módulo com encaixes perfeitos, projetado para alcançar um resultado específico.

 

Clau Cicala – o nome por trás de traços cheios de brasilidades

clau designA paulista Clau Cicala é formada em Propaganda e Marketing e Pós-Graduada em Design de Estampas, e soma mais de 20 anos de carreira na indústria criativa do design. A trajetória nesse mercado começou aos 14 anos de idade, quando passou a diagramar uma revista informativa feita pelo tio e distribuída nos bairros Tatuapé e Anália Franco, em São Paulo.

O encontro com a estamparia aconteceu anos depois, quando mudou para o Rio de Janeiro, e desabrochou seu estilo, repleto de flores e cores vibrantes. Sim, seu trabalho é alegre, brilhante, emotivo e cheio de amor. Imagens delicadas e elegantes que se comunicam de dentro das cores.

Aos poucos, com a sua expressão autoral mais forte e conhecida, a vocação comercial de sua produção foi se destacando. Seus vários projetos em milhares de cores e sua técnica cromática vinculam o nome de Clau a clientes como Farm, Ipanema, Colcci, Mercedes Benz, Blue Man, Cícero, entre outros.

As flores de Clau – desenhos de estampas

Com traços definidos e cheios de personalidade, e um estilo de criação bem aceito pelo público feminino, a Clau começou a transformar suas estampas em produtos. Surgiu assim a primeira linha de acessórios da artista na Farm.

clau1 1

 

Os traços únicos e autorais da designer Clau Cicala estão presentes em três sandálias da marca Ipanema.

clau cicala 2 1

A artista também fez parte da coleção Floral Hype da Cícero papelaria.

ftc clau cicala designer estampas 10

 

Métodos tradicionais –  Desenhos de estampas

Com mais de 20 anos de carreira, Clau trabalha digitalmente, mas não voltou as costas aos métodos tradicionais. Entre as habilidades está os desenhos com Copic – uma marca japonesa de marcadores à base de álcool de secagem rápida, preferida por artistas profissionais, para criar o efeito de tinta.

“Um dos diferenciais é a técnica de desenhos com a Copic, canetinha japonesa. É uma caneta muito usada, mas não tão acessível. Ela tem duas pontas, uma em formato de pincel e outra de marcador, e são incríveis pra desenhar e criar texturas . Acabei desenvolvendo minha própria técnica, os ‘tracejados paralelos‘, pra usá-las. Deu certo!”

 

clau cicala 1

Você pode comprar a Copic e outras canetas na Dezaina

 

No vídeo abaixo, ela conta o processo de criação de um produto a partir das canetas Copics:

Originalmente desenvolvidos para artistas de mangá japoneses, agora também são amplamente utilizados por artistas de quadrinhos, e também por arquitetos, designers de produtos e mais. Depois de experimentar as canetas Copic, é fácil perceber o porquê.

Depois de comprar um marcador, ele é seu para toda a vida. Cada marcador é testado manualmente quanto à qualidade. Você pode reabastecer o marcador e substituir as pontas desgastadas, para que ele durar a vida toda. Além disso, os marcadores Copic não secam quando não estão em uso. Eles têm uma vida útil garantida em três anos, para que seu investimento não seja desperdiçado em armazenamento.

Os marcadores Copic estão disponíveis em diversos tamanhos e preços, com diferentes tamanhos e estilos de ponta, para se adequar ao seu trabalho. Você pode escolher entre os originais Classic Copic, Copic Ciao, Copic Sketch e Copic Multiliners.

 

A Clau conta um pouco da experiência com os marcadores da marca:

Desenhos de estampas – Como criar?

De acordo com Clau, ser criativo é a principal qualidade para qualquer designer, mas outras características mais técnicas são necessárias para se tornar um bom profissional.

Uma delas é conhecer todas os recursos de estamparia, no caso de tecidos, por exemplo, entender o trabalho com sublimação, serigrafia, estampa digital em camiseta, entre outras técnicas.

Para completar, a designer dá dicas para quem deseja embarcar nesse mercado: “O design precisa ter DNA criativo, um tipo de traço, um tipo de pintura, um propósito que reflita a arte“, aconselha. “As coisas vão mudar. Vão continuar as estampas na moda, decoração e produto, mas precisam ter DNA criativo,  história e significado. O designer com comprometimento, que se unir a marcas com propósito, esses terão oportunidade sempre”, finaliza.

75616167 2991475604203202 4538737030366118396 nA design também é criadora do projeto Brasilidade Estampada, que leva sua experiência, conteúdo e técnicas, por meio de oficinas, cursos e palestras para profissionais da área, estudantes e apaixonados por estamparia. Siga @claucicala_collectivedesign para uma dose diária de obras de arte.

 

Fonte: Clau Cicala, Farm e EstampaWeb. 

Mostrar comentários (2)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy