Dermaplaning: o que é a técnica, quais seus benefícios e cuidados necessários

0

Sem dúvidas, o procedimento da vez é o dermaplaning. A técnica tem dado o que falar nas clínicas de estética, e consiste em uma esfoliação superficial da pele do rosto, removendo células mortas e a pilosidade superficial da face, melhorando assim a tonalidade e a textura, deixando a pele com mais viço e mais uniforme.

E ainda: a técnica é feita com as lâminas esterilizadas de um bisturi! Por isso, é comum surgirem dúvidas acerca da segurança e riscos do procedimento. Mas não se preocupe: aqui, vamos esclarecer tudo o que você precisa saber sobre o dermaplaning. Vamos lá?

 

Para realizar dermaplaning, é preciso realizar uma limpeza profunda da pele
Foto: Reprodução/Pinterest

O que é dermaplaning? 

Novidade nas clínicas de estética, o dermaplaning remove, com a ajuda de uma lâmina esterilizada de um bisturi, as camadas superficiais da pele do rosto e pescoço. Sendo assim, elimina células mortas, pilosidade superficial (aqueles pelinhos finos que temos em todo o rosto) e ajuda até na remoção de cicatrizes superficiais de acne.

O procedimento é indolor, e o acabamento da camada superficial da pele promove uma face mais lisa – ideal para receber produtos de skincare e maquiagens de maneira mais uniforme, por exemplo. 

O Dermaplaning elimina pelos do rosto enquanto promove uma esfoliação física na pele
Foto: Reprodução/Pinterest

Entretanto, a técnica é feita com uma lâmina cortante, e por isso é preciso entender como e onde realizar o dermaplaning de forma segura, assim como cuidados e contra indicações.

Entenda o passo a passo do procedimento 

Antes de tudo, a técnica é totalmente indolor. Primeiramente, é preciso realizar uma limpeza profunda da pele, e depois disso secar bem o rosto e pescoço. Na sequência, a utilização da lâmina de forma sutil e cuidadosa vai removendo células mortas e a pilosidade superficial do rosto, e essa etapa pode ou não ser realizada com a ajuda de um óleo ou creme para facilitar o deslizamento da lâmina.

Para finalizar, aplicam-se máscaras ou cremes com efeitos calmantes, seguidas de – sempre – um bom protetor solar.

O procedimento dermaplaning deve ser feito por profissionais capacitados
Foto: Reprodução/Pinterest

É seguro?

Quando realizado por um profissional capacitado e com equipamentos esterilizados, o procedimento é seguro.

Porém, o dermaplaning é feito com uma lâmina cortante, então para evitar lesões, cortes ou inflamações, realize o procedimento somente com um profissional de confiança. 

Dermaplaning engrossa os pelos?

É comum ouvir que remover os pelos com lâminas ajuda a engrossá-los, mas não se preocupe: isso é um mito. 

Benefícios do dermaplaning

O tratamento ajuda na renovação celular, estimula a produção natural de colágeno na pele e melhora o tônus, textura e tonalidade da face. É ideal para peles com pequenas manchas, peles oxidadas ou com pequenas linhas.

Sobretudo, os maiores benefícios do dermaplaning são:

  • Melhora da textura cutânea
  • Remoção de penugem facial e células mortas da cútis
  • Estimula a renovação celular
  • Minimiza manchas de acne superficiais e linhas finas
Dermaplaning elimina células mortas, pelinhos indesejados e estimula a produção de colágeno na pele
Foto: Reprodução/Pinterest

Além disso, pode ser mais fácil aplicar produtos de maquiagem no rosto após o dermaplaning, uma vez que a textura da pele está mais lisinha.

Onde fazer?

Preferencialmente, busque por um profissional de sua confiança e faça o procedimento em consultórios ou clínicas estéticas especializadas.

Quanto custa uma sessão de dermaplaning?

O preço de uma sessão com um especialista pode variar entre R$150 e R$300.

Cuidados necessários antes de fazer dermaplaning

É preciso tomar uma série de cuidados antes de realizar esse procedimento. Antes de tudo, identifique se a sua pele pode receber a lâmina, ou seja, se é livre de acnes ativas, rosáceas ou outras complicações cutâneas. Peles muito secas, fina ou com bastante flacidez também não devem fazer o procedimento.

Essas são contra indicações relevantes, assim como pessoas que estejam tomando a medicação isotretinoína – recomendada por dermatologistas para tratamento de acnes severas, e alérgicos a níquel também devem evitar o procedimento.

Além disso, é primordial a utilização de equipamentos devidamente esterilizados, e é preciso uma pele completamente limpa e seca antes da realização do dermaplaning. 

Para realizar dermaplaning, é preciso realizar uma limpeza profunda da pele
Foto: Reprodução/Pinterest

Após fazer o procedimento, outro cuidado para você tomar é redobrar os cuidados com protetor solar. Jamais descuide da proteção e evite exposição ao sol.

Posso fazer em casa?

O dermaplaning é um procedimento que exige o manuseio de uma lâmina cortante, por isso não faça se você não tem aptidão para manusear a ferramenta. Entretanto, existem lâminas próprias para quem não é profissional – mas isso não elimina o fato de que é recomendado o mínimo de técnica para manusear a lâmina pelo rosto. 

Lâminas para dermaplaning
Foto: Reprodução/Pinterest

Caso vá realizar o procedimento em casa, você ainda deve tomar alguns cuidados extras. Sobretudo, faça o procedimento com a pele limpa, em um local bem iluminado, com equipamentos devidamente limpos e esterilizados.

Além disso, é claro, sua pele precisa estar receptiva ao procedimento, ou seja, livre de acnes ativas, rosácea e outras alergias cutâneas.

De qualquer forma, prefira sempre realizar procedimentos estéticos com um profissional capacitado.

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy