Depilação: 11 dicas para remover os pelos sem machucar a pele

A depilação faz parte do cotidiano de diversas mulheres que gostam de ter a pele lisinha ou parcialmente sem pelos. Em diversas áreas do corpo é possível fazer a depilação, no buço, na virilha, nas pernas, nos braços e nas axilas. Além disso, existem formas diferentes de depilação, na cera quente ou fria, com lâmina e a laser. As mais comuns e que pode ser feita em casa é a com lâmina ou a de cera. Seja qual foi a forma de depilação escolhida ou o local, veja dicas importantes para a remoção dos pelos perfeita.

Qual melhor forma de depilar com lâmina?

A lâmina é a forma mais simples e mais barata de depilar qualquer parte do corpo. Pode ser comprada no mercado por um preço bem legal e ser usada em qualquer área do corpo. Contudo, a dica é não passar no buço, essa região é mais sensível e o ideal é usar outras formas de depilação. Para sair perfeito, veja as dicas abaixo de como depilar com barbeadores:

(Foto: Pexels/Reprodução)

Lâmina de qualidade

Invista em lâminas específicas para mulheres, pois são feitas especialmente para a depilação feminina. Com as de qualidades, reduz a chance de ter alergias ou qualquer outra lesão na pele. Além disso, diminuí as chances de encravar os pelos. Se possível, invista em barbeadores com três lâminas.

Faça no banho

A água quente irá facilitar na hora da depilação. Por isso, passe alguns minutinhos na água morna antes de começar a depilação. Isso irá ajudar a dilatar os poros, facilitando a remoção dos pelos sem dificuldades e também evitará os pelos encravados.

Creme para se depilar

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Para que não cause nenhum atrito na pele, jamais se depile passando a lâmina diretamente na pele. Por isso, invista em um creme de barbear. É muito comum usar condicionador no local ou sabonete, mas esses produtos não foram feitos para auxiliar na depilação e podem ressecam a pele, aumentando a chances de bolinhas no local.

Limpe a lâmina

Durante a depilação, os pelinhos ficarão grudados nas lâminas, por isso limpe-as durante o processo. Quando os pelos estão acumulados, a lâmina perde sua eficácia e podem atrapalhar na hora da depilação. Já ouviu falar da expressão bater o barbeador no box? Isso significa que você pode bater para ajudar na retirada dos pelinhos que ficam acumulados. Além disso, na embalagem da marca que adquirir vem escrito quantas vezes pode ser reutilizada, então limpe bem antes de guardar e seque para não enferrujar.

Atenção no sentido da lâmina

Sempre depile na direção dos crescimentos do pelo, ou seja, de baixo para cima. Isso irá prevenir lesões na pele, diminuindo as chances do aparecimento das indesejadas bolinhas e também irá prevenir dos pelos encravarem.

Como depilar com cera em casa?

Outro método comum de se depilar é com a cera. É um dos métodos mais queridos, pois os pelos demoram mais para crescerem, contudo, é mais caro do que a opção anterior. Pode ser removido os pelos de todas as regiões do corpo com a cera e não deixa a área escura. Saiba como se depilar na cera:

(Foto: Freepik/Reprodução)

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Esfoliação

Deve ser feito uma preparação antes da depilação, por isso, três dias antes esfolie a pele para retirar todas as células mortas do local. Isso facilitará na hora de depilação, irá prevenir lesões e o aparecimento de pelo encravado.

Tome um banho antes

Ao contrário da lâmina, não é possível fazer a depilação no banho e a pele deve estar seca no momento. Por isso, tome um banho antes em água morna para abrir os poros e assim ter mais facilidade na hora da depilação. Assim como na lâmina, isso irá prevenir lesões na pele.

Aplicação e remoção

A cera é aplicada na direção dos pelos, ou seja, de baixo para cima. Mas para a remoção deve-se fazer o oposto, tirar de cima para baixo. Ao aplicar, se for cera quente, espere esfriar no tempo que manda na embalagem da marca que comprou e puxe de uma vez. Assim como na quente, com a cera fria também deve-se puxar tudo de uma vez.

Loção hidratante para acalmar a pele

Após finalizar as depilações, seja com lâmina ou com cera, é importante passar um hidratante ou uma loção calmante por cima do local. Isso irá prevenir alergias e irritações na pele causadas pela lesão da depilação. Alguns cremes são específicos para pós-depilação. Além disso, se quiser acelerar o processo, utilize chá de camomila no local para acalmar a pele.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Qual a forma correta de depilar as partes íntimas?

As partes íntimas é a mais delicada e por isso a depilação deve ser feito com cuidado. Siga o passo a passo corretamente:

Com barbeador

  1. Se está com bastante pelo e alto, o primeiro passo é aparar com uma tesoura. Isso irá facilitar o processo;
  2. Como já citado acima, deve ser feito no banho, por isso deixe a água escorrer pelo local dilatando os poros e facilitando a depilação;
  3. Aplique o creme de barbear para começar a remover os pelos;
  4. Com a lâmina, deve ser feito sempre na direção do pelo e nunca oposta. Ou seja, de cima para baixo;
  5. Tire o excesso de pelo do barbeador e repita o processo;
  6. Termine seu banho normalmente e se quiser, pode fazer uma compressa com chá de camomila ou um banho de assento para evitar alergias.

Com cera quente ou fria

  1. Limpe bem o local e seque;
  2. Aplique a cera no sentido do crescimento dos pelos, seja a fria ou a quente;
  3. Puxe o pelo puxando de uma vez só no sentido ao contrário do crescimento;
  4. Se sobrou um ou dois pelinhos, evite colocar mais cera o local, retire com a pinça;
  5. Lave bem o local para retirar vestígios da cera;
  6. Aplique uma loção calmante para evitar bolinhas ou alergias;
  7. Sempre atente-se ao modo de aplicar que consta na embalagem e ao vencimento do produto.
(Foto: Freepik/Reprodução)

Qual a forma correta de depilar o buço?

O buço é o famoso bigode e em diversas mulheres essa região também tem pelo. O ideal para esse local é usar apenas cera ou um creme depilatório. Veja o passo a passo:

Com creme depilatório

  1. Limpe o local e aplique o creme por cima de todos os pelinhos;
  2. É normal que o cheiro do creme tenha um odor nada agradável;
  3. Fique atenta ao tempo indicado na embalagem, geralmente são apenas cinco minutos;
  4. Após lave o local e aplique um hidratante para acalmar a região;
  5. Não tome sol no rosto por no mínimo 24 horas após a depilação.

Com cera

  1. Se a cera for fria, corte no formato ideal para posicionar no buço e evitar qualquer lesão nos lábios, por exemplo;
  2. Se quiser facilitar, retire de um lado primeiro e depois do outro;
  3. Assim como na virilha, puxe de uma vez só e ao final aplique um hidratante.

Como depilar as pernas e axilas em casa?

Se você deseja aprender a depilar as pernas e as axilas em casa mas não sabe como fazer, veja posteriormente o passo a passo. O método da lâmina é o mesmo que citado na dicas anteriores. Saiba como remover na cera:

Com cera quente ou fria

  1. Aplique a cera na direção oposta dos pelos;
  2. Nas axilas, certifique-se que esteja sem vestígio de desodorante para não interferir no resultado;
  3. Aplique a cera, se for quente, espere endurecer para puxar;
  4. Remova de uma vez os pelos, puxando no sentido ao contrário da aplicação;
  5. Nas pernas, passe um creme hidratante para evitar alergia;
  6. Nas axilas evite passar desodorante com álcool ou cheiro forte para não causar nenhuma reação.

Qual o tempo certo para se depilar?

Se for depilado com cera, sendo quente ou fria, o ideal é deixar uma janela de 15 dias entre as depilações. Assim irá evitar alergias ou qualquer lesão na pele. Mas na lâmina, os pelos crescem mais rápidos e se remover da maneira correta, pode ser feito uma vez por semana.

E você, qual é o seu método favorito de depilação em casa e qual irá testar? Conte para nós no comentário.

Comentários (0)
Comentar