O que é decoração escandinava e 25 ideias para mudar sua casa

Assim como o nome, a decoração escandinava surgiu nos países escandinavos (Dinamarca, Suécia e Noruega), por volta no século XX e logo se espalhou ao redor do mundo por sua funcionalidade e também beleza. Com a popularidade, o estilo também chegou ao Brasil e ganhou muitos adeptos. Conheça mais sobre a decoração escandinava e como entrar nesta tendência.

O que é decoração escandinava?

A decoração escandinava é um conceito que preza pelo minimalismo e aconchego. Suas principais características são tons neutros usados na decoração, móveis de madeiras com cortes retos e sem muitos desenhos, paredes predominantemente branca, foco em ambiente com luz natural e apenas acessórios que são necessários para compor um ambiente. Além disso, a decoração escandinava preza pelo artesanato, principalmente local. Ou seja, o estilo escandinavo preza:

  • Iluminação natural
  • Cômodo mais amplos
  • Apenas objetos necessários
  • Móveis em tons neutros
  • Móveis feitos de madeira e artesanatos
  • Paredes brancas
  • Ambiente amplo

Como decorar estilo escandinavo?

Após entender quais são os pontos importantes, saiba como decorar sua casa com estilo escandinavo e entrar nesta tendência atemporal.

Sala escandinava

Em primeiro lugar, aprenda a decorar sua sala com o conceito escandinavo, trazendo para a realidade do Brasil, um país tropical, diferente de onde surgiu o estilo. Veja quais elementos são importantes para decorar a sua sala e se inspire:

Um conceito aberto para quem mora em apartamento e precisa colocar no mesmo espaço a sala de jantar e de estar. O sofá em um tom off white, combinado com uma parede cinza média e as cores ficaram por conta das plantas, deixando o ambiente confortável:

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

@plantecomplantie

Uma sala pequena, mas com uma janela bem ampla para entrar a luz natural, que é uma parte importante do conceito escandinavo. Mais uma vez, o ponto de cor sendo trazido pelas plantas:

@umaideiaumacasa

Os tons terrosos fazem parte do estilo da decoração escandinava, portanto, pode apostar sem medo em elementos com essa tonalidade:

@conceitocaza

Uma parede na cor gelo, combinado com um sofá cinza e tons terrosos adicionados por alguns móveis de madeira:

@decoracaotv

Para quem deseja um sofá com um tom mais forte, ideal para quem tem pets e crianças em casa, aposte em paredes com tom de branco ou gelo, como no exemplo abaixo:

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

@apezito61

Mais uma forma de decoração escandinava para a sala, com tons levemente rosados, muito branco e muita luz natural:

@prosto.w.szarosci

Cozinha escandinava

Assim como a sala, a cozinha escandinava também preza pelo bem-estar e conforto do cômodo. E sim, é possível adotar o estilo mesmo em um espaço pequeno, fazendo as escolhas certas. Geralmente as cozinhas têm janelas pequenas que entram pouca luz natural, com isso, conceito aberto entra para ajudar nesse quesito.

O conceito aberto integra a cozinha com outro cômodo, geralmente a sala de estar e jantar. Com uma boa iluminação nesses cômodos, sua cozinha também receberá luz natural, que é a essência do escandinavo. Balcões brancos e com pedras que imitam madeira, são uma ótima opção. Confira abaixo algumas inspirações:

Uma cozinha ampla, com paredes, armários e o teto em um tom branco, com alguns objetos e móveis em um tom dourado ou amadeirado. As plantas trazem mais pontos de cor:

Foto: Unsplash

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Armários em tons de branco e também com detalhes de madeira. Os utensílios domésticos seguem na mesma paleta de cores e mais uma vez as plantas trazendo cor ao ambiente:

@nakombiquasetudo

Uma opção de cozinha bem pequena com decoração escandinava. Uma pia com um mármore bem comum no Brasil, combinada com armários brancos e eletrodomésticos em um tom de cinza:

@tapetearteoficial

Uma cozinha mais delicada e com um pouco mais de cor. Armários azuis combinados com objetos terrosos e uma parede branca para refletir bem a iluminação natural:

@mih.inspira

Para quem ama madeira, essa é uma opção de cozinha escandinava para se inspirar, com muita luz natural e madeira:

@casadepraiana

Sala de jantar

Se sua sala de jantar não for integrada, com a cozinha ou com a sala de estar, esse tópico é para você de inspirar. Para compor sua decoração escandinava, pode apostar em mesa redondas de madeira, com cadeiras com um estilo boho e minimalista. Confira algumas inspirações:

Uma sala de jantar com diversos objetos com tons terrosos, desde a mesa até os quadros da parede:

@priscilakunenn.arq

Parede de tijolo branca, uma marca registrada do estilo escandinavo, com uma mesa de pedra branca e os detalhes em tom terroso:

@nossolar._57

Mais uma opção combinando a mesa redonda branca, com cadeias com detalhes em madeira e um espelho com moldura amadeirada:

@casa_no.capricho

Quarto escandinavo

O quarto é um dos cômodos mais fáceis de trazer esse estilo na decoração. O conforto é a prioridade do estilo escandinavo e um quarto ideal, é um quarto confortável. Para quem ama DIY, aposte em camas feitas de palhetes. A decoração segue o mesmo estilo já citado, tons terrosos, pontos de madeiras nos objetos, boa fonte de luz natural e paredes brancas. Confira algumas ideias para se inspirar:

Uma cama de madeira, com fronhas e travesseiros brancos e plantas no ambiente para trazer cor:

@umaideiaumacasa

Leia também: Papel de parede para quarto: 42 opções lindas para se inspirar

Um quarto escandinavo com adição de cor. Na cama, tons de rosa queimado com branco, na parede um cinza claro e quadros com molduras de madeira.

@umainspira

Um quarto com muitos objetos de decoração, mas em um estilo escandinavo. A cabeceira da cama é retrô de madeira, combinada com outros elementos em tons neutros:

@docecasadoscinco

A parede de tijolo branca, combinado com objetos de decoração de madeira, assim como a cabeceira da cama:

@talitha.arq

Uma cama comum, com colcha branca e com travesseiros adicionando cores e plantas para trazer o estilo escandinavo ao quarto:

@thejungalow

Uma opção minimalista de decoração escandinava, com uma parede branca lisa, objeto de palha na decoração em tom terroso:

@casa_781

Como fazer decoração escandinava com pouco dinheiro?

É um estilo minimalista, ou seja, menos é mais. Para isso, aposte em objetos de decoração certeiros para transformar o ambiente em um estilo escandinavo. Veja algumas opções desses artigos que irão transformar a decoração da sua casa, mesmo com pouco dinheiro.

Manta para sofá

@nossoapecobre

Quadros

+ Dicas simples e fáceis de como colocar quadros na parede

@ondeachardecoracao

Almofadas

@comamor.decore

Utensílios domésticos de madeira

@apedepinus

Objetos delicados

@vivianee_amancio
Comentários (0)
Comentar