D-Pantenol: descubra para que serve e como usar esse ativo nos cabelos

0 1.694

Comumente encontrado em muitos cosméticos, o D-Pantenol é um precursor da vitamina B5, que está naturalmente presente na pele e nos cabelos. Por isso, ele é um ativo responsável por conferir maciez e hidratação aos fios. Saiba tudo sobre o ingrediente:

 

O que é D-Pantenol?

 

Em primeiro lugar, vale ressaltar que o D-Pantenol é muito comum no mundo da beleza. Quando aplicado de forma tópica (isto é, diretamente na pele ou nos cabelos) ele se converte em ácido pantotênico. Essa substância faz parte da formação dos tecidos da pele e dos cabelos.

 

hidratação com pantenol
Imagem: Jen Tioseco (Reprodução / Instagram)

Além disso, de acordo com o Derma Club, auxilia no controle da capacidade de resposta do organismo ao estresse. Com isso, podemos dizer que o ativo é um poderoso hidratante e reparador da massa capilar. Além disso, ele faz parte de formulações capilares graças ao seu poder de manter os fios cheios de vida, sem frizz, sem pontas duplas e muito mais saudáveis.

Certamente você já conhece o ingrediente, mesmo que ainda não saiba o nome. Isso porque ele é o princípio ativo do famoso Bepantol. Queridinha do mundo da beleza, a pomada fez tanto sucesso para os cabelos que a marca acabou por lançar uma linha exclusiva para a pele e madeixas.

 

D-Pantenol nos cabelos

hidratação com d-pantenol
Imagem: Becca Make Up (Reprodução / Instagram)

 

Em seguida, é importante entender o papel da substância para a saúde dos fios. O D-Pantenol ou dexpantenol é um precursor do ácido pantotênico, ou vitamina B5, que por sua vez é responsável por repor os níveis de lipídios e proteínas do couro cabeludo.

Com isso, ele serve para formar um filme lubrificante nas madeixas, prevenindo danos e também adicionando brilho. Além disso, o D-Pantenol é capaz de promover hidratação profunda e duradoura.

Uma vez que as suas partículas são microscópicas, o ativo consegue penetrar na haste capilar e trata os fios de dentro para fora. Com isso, o cabelo fica mais protegido contra quebra, queda e pontas duplas.

De acordo com os especialistas, a utilização constante promove fios mais saudáveis, com resultados eficazes e consistentes.

Ainda é interessante notar que, geralmente, os cremes formulados com D-Pantenol possuem textura leve e não gordurosa. Isso faz com que a substância seja indicada para todos os tipos de cabelo, até mesmo os fios mais oleosos. Contudo, preste atenção ao resto da formulação, já que é o conjunto da obra que define o resultado nas madeixas.

 

Benefícios do ácido pantotênico para os cabelos

 

Além do preço acessível, os produtos com D-Pantenol também ganham uma legião de adeptos graças aos seus resultados incríveis. Esses são os principais benefícios do D-Pantenol:

  1. Primeiramente, hidrata e nutre profundamente os fios;
  2. Evita as pontas duplas ao mesmo tempo que revitaliza os fios quebradiços e danificados;
  3. Devolve a elasticidade do cabelo e proporciona brilho intenso
  4. Melhora a textura dos cabelos e devolve a maciez natural para os fios.

 

Hidratação e nutrição com D-Pantenol

d-pantenol
Imagem: Jen Tioseco (Reprodução / Instagram)

 

Por fim, a grande vantagem deste ativo é a alta disponibilidade. Uma vez que o D-Pantenol é extensivamente explorado pela indústria, é possível encontrar produtos com o ativo para quase todas as fases do cronograma capilar.

Na hidratação, por exemplo, você pode adicionar Bepantol Derma à sua máscara favorita. Já na fase de nutrição, algumas gotas de óleo enriquecido com D-Pantenol ajudam a repor os lipídios perdidos pelos fios. Por fim, na fase de reconstrução, o ideal é encontrar produtos formulados com o ativo, já que além do ácido pantotênico elas ainda contém outros nutrientes essenciais para a saúde dos fios.

Com isso, ao incluir o dexpantenol na sua rotina capilar, é possível obter resultados bem duradouros para as madeixas.

Na sequência, Joy Soares ensina como fazer uma hidratação maravilhosa para cacheadas. Essa receita utiliza máscara umectante, mel, D-Pantenol e mix de óleo de coco com óleo de abacate.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy