Cuidados com o corpo mantém a saúde no verão

0

O verão no hemisfério-sul está cada vez mais próximo e, apesar de não ter começado oficialmente, os dias quentes e ensolarados já vêm nos mostrando um pouco do que nos espera em 2020. Embora seja considerado por muitos a melhor estação do ano, representando diversão, relaxamento, dias de sol, praia e piscina, o verão também é a época que exige maior atenção e cuidados com o corpo.

Isso, porque é exatamente nesse período que nosso organismo fica mais exposto e mais vulnerável às condições climáticas.

Por isso é fundamental investir em práticas que mantenham seu corpo saudável e te permitam aproveitar a estação mais badalada do ano, sem preocupações.

Aumente a ingestão de líquido

cuidados-com-o-corpo

Devido ao aumento de temperatura no verão, o corpo produz suor como forma de manter o equilíbrio térmico necessário para seu funcionamento.

Porém, por meio do suor, são liberados importantes nutrientes, água e sais minerais que precisam ser imediatamente repostos.

Dessa forma, um dos principais cuidados com o corpo durante essa fase é o aumento da ingestão de líquidos, com pelo menos 2,5 litros de água por dia. Você pode optar também por chás, água de coco e sucos naturais sem açúcar.

Assim, além de se manter hidratada, você ainda evita o inchaço desagradável e melhora o funcionamento do intestino.

Mantenha uma alimentação leve e saudável

cuidados-com-o-corpo-alimentação

Dias quentes fazem com que nosso metabolismo fique mais lento e a digestão de comidas gordurosas fica mais difícil.

Por isso, para se preparar para a estação, é importante evitar alimentos como carnes vermelhas, queijos e molhos, e investir naqueles que facilitem o processo digestivo e sejam ricos em vitaminas e minerais, como frutas, legumes e verduras.

Além disso, uma preciosa dica é optar por alimentos que não apenas sejam mais leves e naturais, mas que também ajudem a proteger a pele contra os efeitos nocivos do sol.

Dentre eles, temos as amêndoas que combatem os radicais livres e protegem contra a radiação ultravioleta; os vegetais amarelos e laranjas – cenoura, abóbora, manga, mamão – que previnem o aparecimento de manchas e acnes causadas pela exposição ao sol; e as oleaginosas ricas em ômega-3, como a linhaça, chia e nozes, capazes de manter a hidratação da pele e prevenir sinais de envelhecimento.

+ 5 itens que não podem faltar ao arrumar mala de viagem de Verão

Hidratação é tudo!

cuidados-com-o-corpo-bronzeado

Não é apenas a hidratação do corpo que precisa de atenção em tempos quentes.

A pele e o cabelo também precisam de cuidados. O principal é usar filtro solar, para garantir um bronzeado impecável e, acima de tudo, saudável.

Além disso, aposte em loções e sabonetes hidratantes e foque principalmente nas áreas mais propícias ao ressecamento. Produtos à base de ureia, glicerina, amêndoas e uvas são altamente indicados.

Mas lembre-se de que os produtos para a pele do corpo jamais devem ser usados no rosto. Procure sempre por produtos específicos e ideais para seu tipo de pele.

Para manter seus cabelos livres dos danos causados pela exposição ao sol, água do mar e cloro das piscinas, aposte sempre em produtos com filtro solar específico, use chapéus e bonés quando possível e hidrate os fios com máscaras específicas toda a semana.

Exercício físico, pode?

Exercícios físicos são bem-vindos em todas as épocas do ano, e no verão não é diferente.

Porém, devido às altas temperaturas e liberação de nutrientes ocorrente pelo suor, é importante se atentar ao ritmo das atividades físicas, realizá-las em períodos do dia em que a temperatura esteja mais amena, dobrar a ingestão de líquido e, acima de tudo, respeitar suas limitações.

O verão está cada vez mais próximo e esse é o melhor momento para começar a colocar nossas dicas em prática no seu dia a dia.

Assim, quando a melhor estação do ano chegar, você só precisará escolher o look e curtir da melhor maneira possível. Para isso, conheça nosso blog e descubra o que é tendência ao redor do mundo.

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy