Cronograma Capilar: o que é e como fazer o tratamento

3

Se você não souber mais o que fazer para recuperar o cabelo danificado, devido a tantos procedimentos químicos e danos diários, sugerimos uma solução: Cronograma Capilar, um tratamento milagroso que com certeza vai devolver brilho e maciez ao seu cabelo. Já ouviu falar das etapas de hidratação, nutrição e reconstrução dos fios? Então, vamos explicar não apenas o que é esse processo, como também ele pode ser feito em casa.

o objetivo do cronograma capilar é recuperar e tratar um fio danificado, mas respeitando suas particularidades, pois cada caso é um caso. Contudo, a única maneira de o cabelo se tornar saudável novamente é dar exatamente o que ele precisa. Ou seja, é necessário identificar se a estrutura do fio precisa de reposição de água, lipídios ou proteínas.

Cronograma capilar recuperar e trata fio danificado
Cronograma capilar recuperar e trata fio danificado e deixa seus cabelos inegavelmente lindos

O que é um cronograma capilar?

O cronograma capilar é uma técnica de tratamento capilar para restaurar os nutrientes capilares que são perdidos, seja por processos químicos ou pelo uso excessivo de secadora e chapinha. Para tanto, o processo é baseado em etapas de tratamento de 4 semanas, compostas por 3 características principais: Hidratação, Nutrição e Reconstrução. Sem dúvida, o resultado será cabelos mais fortes, brilhantes e, sobretudo, cheios de vida.

hidratação caseira
O cronograma capilar pode ser feito em casa.

Como começar o cronograma capilar

Todos os cabelos podem fazer o cronograma capilar, mas para começar, primeiramente é preciso entender a necessidade dos fios, para depois escolher o tratamento mais adequado. Aliás, você pode descobrir se seu cabelo precisa de hidratação, nutrição ou reconstrução por meio de um teste de porosidade. Para isso, coloque um pouco de água em um recipiente transparente e, em seguida, coloque um fio do seu cabelo na água. Por fim, é só analisar o resultado.

Se ele flutuar tem baixa porosidade, isto é, a água não entra na fibra, o que mostra que é um cabelo saudável. Para esse tipo de cabelo, é indicado apenas hidratação, pois devolve água ao fio. Se afundar, significa que é poroso e está danificado por conta das fontes de calor, como o secador e excesso de produtos químicos. Neste caso, o recomendado é a reconstrução. Agora, se o fio ficar no meio do copo, ele tem média porosidade. É um cabelo que precisa de um tratamento de reconstrução e deve ser mantido com nutrição.

331997 8b754f2d855c4c62a4c51a8fd9068a23 mv2
Teste de porosidade é o primeiro passo do cronograma capilar

Tipos de tratamento e quais produtos usar no cronograma capilar

Agora que você já identificou as principais necessidades que o seu cabelo, é hora de começar a programação. Isso significa colocar no papel a quantidade de vezes que cada etapa do cronograma será realizada durante o mês. A gente te ajuda!

Preparamos o cronograma que você pode seguir, dependendo do tipo de dano seu cabelo sofre. É importante frisar também que as etapas do cronograma devem ser realizadas separadamente, nunca no mesmo dia e respeitando o intervalo mínimo de 48 horas entre cada uma.

Hidratação

De fato, essa é a etapa mais importante do cronograma, pois pode substituir a água e os nutrientes essenciais que o fio perde na sua vida diária. Portanto, quando o cabelo parece seco e opaco, hidratar é a solução. Seja como for, este processo é indicado para todos os tipos de fios pelo menos uma vez por semana.

Todavia, o lado bom deste passo é que ele pode ser feito em casa, com ingredientes baratos e simples também. Alguns componentes podem ajudar – e muito – nesta fase, como: D-Pantenol, Manteiga de Oliva, Aloe Vera, Aminoácidos Funcionais e Óleo de Coco Extra Virgem.

Cronograma Capilar hidratação cabelos
Cronograma capilar para hidratar os cabelos.

Nutrição

A fase de nutrição é capaz de repor lipídios no cabelo, as famosas gorduras naturais que são produzidas pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo. Eles promovem a proteção do fio e resultam em um cabelo mais macio, brilhante, flexível e alinhado. Contudo, é preciso ter cuidado: muita nutrição pode deixar seu cabelo oleoso.

Para realizar o estágio, basta procurar máscaras ricas em óleo de mamona, óleo de coco, óleo de argão, óleo de manga,como também óleo de girassol, óleo de abacate e azeite. Como resultado, você conquistará cabelos sedosos.

Cronograma Capilar nutrição cabelos
Calendário para cabelos que necessitam de nutrição.

Reconstrução

Os cabelos tratados quimicamente tendem a se tornar mais frágeis, finos e quebradiços. Para reverter essa situação, aposte na reconstrução capilar, já que ela é capaz de restaurar a fibra, substituindo as proteínas nos fios. O resultado? Cabelos inegavelmente resistentes e encorpados.

O componente mais conhecido para esta etapa é a queratina, que já aparece na composição do fio e representa, aproximadamente, 90% de sua estrutura. Outros ingredientes também são relevantes, bem como  colágeno, creatina, arginina e cisteína – igualmente importantes. Portanto, vale a pena investir em produtos com essa composição.

Se você chegou até aqui, é imprescindível ter cuidado com a reconstrução e não usar em excesso, caso contrário, ela pode enrijecer o fio e levar à quebra da fibra.

Cronograma Capilar reconstrução
Cronograma indicado para cabelos danificados.

Produtos para cronograma capilar

Atualmente existem produtos inteligentes que fazem uma manutenção e reconstrução incrível nos cabelos. Para as mulheres que possuem uma rotina agitada e não podem se estender muito tempo no salão, selecionamos duas linhas de produtos que surpreendentemente prometem um resultado de alta performance mesmo em casa.

Uma delas é a Truss, que apresenta cremes de hidratação profunda, que oferecem várias fórmulas ricas em óleos e vitaminas para cuidados especiais com todos os tipos de cabelos. Outra marca com destaque é a Forever Liss, especializada em desenvolver produtos profissionais para cabelo, com fórmula hidratante no combate ao ressecamento.

Nutrição

Reconstrução

Mostrar comentários (3)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy