Creme de leite no cabelo: descubra os prós e contras da hidratação caseira

0

Graças à sua grande quantidade de gordura, o creme de leite no cabelo vem sendo apontado como o salvador dos fios muito ressecados. Tanto as cacheadas quanto quem está com o cabelo muito danificado podem se beneficiar dessa hidratação caseira, que vem fazendo o maior sucesso. Descubra os prós e contras da receita e saiba o que dizem os especialistas:

 

Passar creme de leite no cabelo faz bem?

prós e contras de usar creme de leite no cabelo
Imagem: reprodução / Tori Nicole Bass via Instagram

 

Assim como outras receitas feitas em casa, o creme de leite no cabelo diverge opiniões. As adeptas alegam que ele realmente faz milagres, especialmente quando utilizado junto com máscara de hidratação ou bepantol.

De acordo com o Dr. Lucas Fustinoni, Médico Especialista em Cabelos e Pele, o creme de leite até ajuda, mas não é o ideal. Isso porque o PH do creme de leite é alcalino e fica entre 6.4 e 6.8, o que é  mais alto do que o PH do cabelo.

Como após a puberdade nosso cabelo ganha um PH mais ácido, as cutículas acabam abrindo. Assim, o ideal é usar produtos de PH mais ácido, o que serve para selar as cutículas e manter a hidratação no fio. Uma máscara de tratamento, por exemplo, deve ter PH de no máximo 5,6.

Desse modo, o Dr. Lucas Fustinoni alerta que a receita não é necessariamente hidratante. O que ajuda, de fato, são os outros ingredientes utilizados na mistura.

 

 

 

Se ainda assim você quiser experimentar a receita com creme de leite no cabelo, a indicação do blog Juro Valendo é combinar com uma máscara de PH baixo e Bepantol. Não vale usar o creme de leite puro, pois assim ele não irá entregar os benefícios prometidos.

 

Como usar creme de leite no cabelo?

hidrataçao capilar caseira creme de leite no cabelo
Imagem: reprodução / Aliana King via Instagram

 

Entre as adeptas, o creme de leite no cabelo é utilizado como um complemento para a hidratação dos fios  crespos, cacheados, grossos e/ou muito danificados, pois o ingrediente é rico em gordura.

Já nos cabelos finos ou oleosos, é melhor optar por hidratações caseiras mais leves, como a Maizena, o mel de beterraba ou a hidratação com quiabo.

 

Nutrição capilar com creme de leite

 

Para começar, a receita da Vandressa Ribeiro que utiliza o creme de leite no cabelo na fase de nutrição do cronograma capilar. Segundo ela, o ingrediente combate o ressecamento, doa brilho e ainda define os cachos.

Ingredientes:

  • 2 colheres de creme de leite
  • Máscara nutritiva (o quanto baste para seu cabelo)

Como fazer:

  1. Primeiramente lave o cabelo com shampoo de sua preferência, pode ser o shampoo detox;
  2. Misture bem os ingredientes da máscara e aplique do comprimento até as pontas, enluvando bem todas as mechas;
  3. Depois faça um coque baixo e utilize uma touca térmica para potencializar o efeito.
  4. Aguarde 20 minutos a 1 hora;
  5. Enxágue e condicione como de costume;
  6. Para finalizar, aposte em um método de definição dos cachos, como o dedoliss

 

 

 

Alisamento caseiro com creme de leite

 

Por fim, a receita da Ale Canofre é chamada de “desmaia cabelo” e possui ingredientes que selam as cutículas e ajudam a alinhar os fios. Mas atente-se: é, na verdade, uma nutrição super poderosa, que ajuda a reduzir o volume porém não altera a estrutura dos fios, já que não possui químicas alisantes.

Por esse motivo, as cacheadas vão notar um cabelo com menos volume, enquanto para as lisas e onduladas o efeito pode lembrar um botox caseiro. Outra característica interessante é a adição do vinagre de maçã, que ajuda a driblar a questão do PH ácido do creme de leite no cabelo, como pontuado anteriormente.

 

Ingredientes:

  • 2 colheres (sopa) de creme de leite
  • 1 colher (sopa) de azeite de oliva
  • 1 colher (sopa) de vinagre de maçã natural ou capilar
  • máscara de sua preferência

Como fazer:

  1. Misture bem os ingredientes e aplique no cabelo já limpo.
  2. Depois basta deixar agir por 20 minutos e enxaguar.

 

 

 

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy