Cranberry é rico em antioxidantes e aliado da saúde do coração

Cranberry é uma frutinha vermelha rica em antioxidantes e compostos que ajudam a prevenir infecções urinárias. Em português, o nome é oxicoco, mas uma vez que a planta é tradicional da América do Norte, a versão em inglês predomina. Descubra todos os benefícios:

 

O que é cranberry?

Antes de mais nada, não se engane pelo tamanho: apesar de pequeninos, os canberries são poderosos! Eles crescem, naturalmente, em bosques úmidos e montanhas florestais, sendo muito cultivados em terras agrícolas no norte dos Estados Unidos, Chile e Canadá.

Historicamente, os nativos americanos usavam cranberries como um tratamento para doenças da bexiga e rins, enquanto os primeiros colonizadores da Inglaterra os usavam para tratar falta de apetite, problemas estomacais, distúrbios do sangue e escorbuto.

 

Imagem: Reprodução / Pinterest

 

Hoje em dia, muitas pessoas consideram o cranberry um superalimento devido ao seu alto teor de nutrientes e antioxidantes. Na verdade, pesquisas relacionaram os nutrientes dos cranberries a um menor risco de infecção do trato urinário (ITU), à prevenção de certos tipos de câncer, melhora da função imunológica e diminuição da pressão arterial.

Além disso, assim como as demais frutas vermelhas, ele também é rico em vitamina C e baixa em calorias. Meia xícara desse poderoso antioxidante contém, apenas, 25 calorias in natura. Apesar disso, ainda é difícil encontrar cranberries frescos no Brasil. Por isso, vale apostar nas versões secas ou, ainda, em cápsulas.

 

Benefícios do cranberry para a saúde

Imagem: Reprodução / Drying All Fruits

 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Para começar, eles são livres de gorduras e colesterol, contam com baixo teor de sódio e são uma boa fonte de fibra alimentar. Além disso, os cranberries contêm flavonóides e outros compostos naturais que promovem uma boa saúde. Confira todos os benefícios:

 

1. Aumenta a imunidade

Em primeiro lugar, vale lembrar que, como os cranberries são ricos em antioxidantes e fitoquímicos, eles promovem um sistema imunológico saudável. Com isso, as chances de adoecer são reduzidas. E como a fruta também é rica em vitamina C, é uma aposta interessante para ficar livre de gripes e resfriados.

 

 

2. Rico em antioxidantes poderosos

Você sabia que os cranberries sucedem quase todas as frutas e vegetais em antioxidantes que combatem doenças. De fato, apenas 1 xícara da fruta tem mais maior capacidade antioxidante do que morangos, framboesas, espinafre, brócolis e até cerejas.

 

Imagem: Reprodução / Laurin Carrie Cooks

3. Cranberry aumenta o poder do cérebro

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Na sequência, uma boa notícia para os estudantes. Isso porque, de acordo com a TUFTS University, os compostos antioxidantes e antiinflamatórios presentes no cranberries podem melhorar a memória e a coordenação.

Portanto, se você precisa daquele empurrãozinho extra na capacidade cognitiva, vale incluir cranberries secas na rotina alimentar.

 

4. A ingestão de cranberry também auxilia na saúde do coração

De acordo com um estudo publicado no British Journal of Nutrition, as pessoas que bebem um copo de suco de cranberry sem açúcar por dia aumentaram os níveis de colesterol HDL (ou seja, o colesterol bom) em cerca de 10%.

Uma revisão sistemática de 2019 descobriu que a suplementação de cranberries na dieta pode ajudar uma pessoa a controlar vários fatores de risco para doenças cardiovasculares. Isso inclui a pressão arterial sistólica, que é a pressão arterial durante uma contração do músculo cardíaco.

Ademais, os polifenóis presentes no cranberries também podem reduzir o risco de doenças cardiovasculares, evitando o acúmulo de plaquetas e reduzindo a pressão arterial.

 

5. Ajuda na perda de peso

“O suco de cranberry tem um efeito emulsificante nas gorduras depositadas no corpo que, por sua vez, ajudam na perda de peso. Por ser carregado de fibras, também ajuda a ficar satisfeito por mais tempo ”, explica o nutricionista Anshul Jaibharat, de Nova Delhi.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Contudo, para aproveitar todos os benefícios, o ideal é fazer o suco em casa, com a fruta congelada ou mesmo a versão seca. Desse modo você evita os açúcares e aditivos químicos das versões industrializadas. Aliás, as cápsulas de cranberry também possuem efeito similar, sendo mais fáceis de encontrar no Brasil.

 

Onde encontrar

Imagem: Reprodução / Pinterest

 

No Brasil, o cranberry geralmente é vendido congelado, em mercados que trabalham com produtos importados. No entanto, é mais fácil encontrar a versão seca, que geralmente contém a fruta desidratada e açúcar. Você pode comprar em mercados, lojas de produtos naturais e até mesmo em farmácias.

Além disso, nos últimos anos as cápsulas de cranberry também começaram a ganhar destaque nas prateleiras. Uma vez que essa versão é mais concentrada, é preciso consultar um especialista para determinar a dosagem ideal e melhor forma de consumo. Ainda que se trate de um produto natural, a melhor forma de garantir todos os benefícios é sempre com orientação médica.

 

Contraindicações

Por último, de acordo com o Guia da Farmácia, o ideal é não exagerar. Sendo assim, consuma no máximo 100 gramas da fruta ao dia ou, no caso de sucos, a dosagem ideal é de 200 ml a 480 ml diários.

Isso porque os efeitos colaterais da ingestão em excesso podem incluir vômitos, diarreia, enjoo e problemas gastrointestinais. Ademais, gestantes e lactantes devem consultar um médico antes de adicionar qualquer alimento diferente na dieta. Cuidado redobrado na ingestão de cápsulas ou versões concentradas.

Comentários (0)
Comentar