Cosmopolitan: aprenda a preparar a bebida em casa

0

Se você assistiu à série Sex and the City, sem dúvida sabe que a bebida favorita da personagem principal era o cosmopolitan. Sim, Carrie Bradshaw (vivida pela atriz Sarah Jessica Parker) sempre aparecia segurando uma taça cor-de-rosa. Além disso, o drink começou a rodar pelo mundo por causa da cantora Madonna, outra fã do drink.

Carrie Bradshaw e Madonna
Carrie Bradshaw, a famosa personagem de Sex and the City, e Madonna apreciando uma bela taça de cosmopolitan. Imagem: reprodução / Pinterest

 

A história do cosmopolitan

Cosmopolitan
Imagem: reprodução / Instagram

 

Ainda que a fama do cosmo, como é carinhosamente chamado, se deva ao seriado dos anos 1990, a verdade é que o drink surgiu bem antes disso. No entanto, é difícil saber ao certo quem criou a receita – ou quando.

Em primeiro lugar, vale saber que o coquetel é feito, basicamente, com vodka, licor de laranja e suco de cranberry. Esse último, aliás, é o responsável pela linda cor do cosmopolitan.

Já em relação à sua origem, bem, existem muitas histórias. Há quem diga, por exemplo, que o bisavô da bebida atual seria um cosmopolitan de 1934, que levava gin e xarope de framboesa. Outro parente distante seria o Harpoon, drink dos anos 1960 que incluía rum ou vodka e, daí sim, suco de cranberry.

Enquanto isso, a versão moderna conta com diferentes possíveis autores. Entre eles, Cheryl Cook, Jonh Caine e Neal Murray. Além disso, é fato que o cosmo fez sucesso nos bares gays de São Francisco, nos Estados Unidos, entre as décadas de 1970 e 1980. Foi a partir desse drink que Toby Cecchini, de Nova York, criou, segundo o próprio bartender, a receita conhecida hoje. Ele diz que passou a usar a vodka Absolut Citron, que estava recém chegando ao mercado.

Já a revista New York Magazine, em 1996, apontou Dale DeGroff como autor do cosmopolitan.  Sua versão, que tinha uma casca de laranja flamejante, ganhou terreno por causa de uma foto em que a Madonna aparecia tomando o drink do bartender.

 

Um drink, muitas receitas

cosmopolitan leva vodka e cranberry
Cosmopolitan Cocktail CD Kitchen. Imagem: reprodução

 

Com relação ao sabor, o cosmopolitan é um coquetel adocicado e refrescante. Além disso, o visual chama a atenção porque, na hora de servir, você usa uma taça de dry maritini para combinar com o tom rosado que o cranberry proporciona.

Assim como sua criação tem vários autores, também existem muitas receitas que você pode seguir para preparar seu drink em casa. E se nós já te ensinamos outras delícias como Moscow Mule e Aperol, que tal aprender também a fazer o tão famoso cosmo?

 

Cosmopolitan clássico

twist de laranja chamas
Para arrasar na decoração do cosmo, prepare então um twist de laranja flamejante. Imagem: reprodução / Pinterest

 

Ingredientes

45 ml de vodka (pode ser a citron)

15 ml de licor de laranja

45 ml de suco de cranberry

15 ml de suco de limão

Gelo

 

Modo de preparo

Adicione os ingredientes em uma coqueteleira ou um pote de vidro limpo e com tampa. Misture bem até ficar tudo homogêneo. Em seguida, é só coar o drinque em uma taça de martini gelada (coloque cubos de gelo enquanto prepara o cosmo). Por fim, enfeite com um twist de laranja ou limão.

Veja a receita em vídeo.

 

Azul Tiffany

cosmopolitan azul
Host the Toast. Imagem: reprodução

 

Quer preparar um cosmopolitan bem diferente? Então confira esta receita que, ao invés de rosa, fica em um lindo tom de azul.

 

Ingredientes

40 ml de vodka

15 m de licor curaçao blue

70 ml de suco de cranberry

Suco de limão

 

Modo de preparo

Tudo o que você precisa fazer é misturar todos os ingredientes em uma coqueteleira e, então, coar diretamente na taça.

 

Cosmopolitan para o verão

cosmopolitan com morangos congelados
We Are Not Martha. Imagem: reprodução

 

Os dias quentes do verão estão, enfim, chegando. Aproveite para preparar esta receita de cosmopolitan com morangos congelados que fica deliciosa e refrescante.

 

Ingredientes

1/3 xícara de suco de cranberry

70 ml de vodka

30 ml de licor de laranja

1 xícara de morangos congelados

Suco de 1 limão

1 xícara de cubos de gelo

 

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes no liquidificador e bata até obter a consistência desejada. Em seguida, sirva em taças de martini e decore com morango e limão.

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy