Confira 14 receitas práticas e saborosas para a ceia de Ano Novo

Quer preparar um jantar saboroso na virada do ano mas sem gastar muito? Então veio ao lugar certo. O Réveillon é uma festa mais informal que o Natal, já que muitas pessoas preferem passar a data em festas ou em casa, fazendo uma belíssima ceia com os amigos e familiares. Portanto, separamos 14 receitas  de carnes, acompanhamentos e sobremesas bem práticas e baratas para a sua ceia de Ano Novo e como não errar na hora de preparar tudo. Confira:

 

14 receitas para a ceia de Ano Novo

 

Carnes – ceia de ano novo

 

1. Costelinha frita

Corte a costela suína em cubos e depois tempere. Deixe marinar por duas horas e depois coloque na panela, seguindo cada instrução. Simples, econômica e saborosa.

2. Fricassê de carne moída

Primeiro, refogue a carne moída. Para o creme, coloque requeijão, creme de leite, cebola e azeitona no liquidificador. Monte um prato em um refratário e gratine com queijo mussarela.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

3. Peixe desfiado cremoso

Adicione creme para incrementar qualquer prato, então refogue o peixe desfiado. Depois, deixe cozinhar por 5 minutos, em fogo médio ou baixo. Tempere ao seu gosto e adicione creme de leite e um corpo de requeijão.

4. Tilápia assada

Use uma tilápia inteira para essa receita, e tempere com limão, alho, pimenta-do-reino e sal. Para o tempero pegar melhor, faça cortes em todo o peixe. Deixe marinando por uma noite e asse com legumes.

5. Lombo na pressão – ceia de ano novo

A receita é bem fácil e permite que você use o lombo já temperado. Após selar a carne, adicione os temperos que achar necessário.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

 

Acompanhamentos

 

6. Farofa

Ceia de Ano Novo sem farofa não é ceia. Para essa receita, você precisa fritar cubos de bacon e calabresa, na manteiga, e ir adicionando os outros ingredientes aos poucos.

7. Salada de maionese – ceia de ano novo

Essa salada clássica dos domingos podem brilhar na sua ceia. A base segue o preparo de sempre, com batatas, maionese e ovos. Os ornamentos são legumes e verduras de sua escolha.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

8. Lentilha

Para deixar essa superstição de Ano Novo bem mais saborosa, adicione bacon, linguiça e cebola.

9. Arroz à grega

Se você não gosta muito de cozinhar, esse prato é perfeito. Além de fácil e prático, vai ficar lindo colorido com vários legumes. Sua mesa ficará incrível, experimente!

 

Sobremesas

 

10. Pudim sem forno – ceia de ano novo

Quer um doce rápido e prático? Faça um pudim que não precisa ir ao forno. A calda tem que ser preparada primeiro, e a massa é feita no liquidificador. Aguarde gelar e sirva o doce, que é barato e delicioso.

11. Rabanada

A base dessa receita é o pão amanhecido, que deve ser cortado em fatias grossas e passadas na mistura de ovos e baunilha, e depois na de leite e leite condensado. Depois, frite e cubra com açúcar. As festas de final de ano pedem por essa receita.

12. Pavê de chocotone

Prepare um delicioso pavê natalino para o final do ano. Monte o doce em camadas, finalizando com uma ganache de chocolate, amendoim e cerejas.

13. Torta alemã – ceia de ano novo

Para essa receita, você vai usar poucos ingredientes. Além de ser fácil, ela vai encantar sua ceia com muito sabor e formosura.

14. Bombom

Para essa sobremesa, faça um creme e adicione as frutas, cobrindo com uma ganache de chocolate. Caso não ache morangos, aproveita para usar as uvas que sempre marcam presença no Ano Novo.

 

Dicas para não errar na ceia de Ano Novo

 

Ao comprar

  • Veja se os produtos congelados estão bem rígidos, sem nenhuma parte mole ou com sinais de descongelamento
  • Procure a data de validade na embalagem, conferindo se está correta e dentro do prazo
  • Não compre latas estufadas, amassadas ou enferrujadas, nem embalagens rasgadas ou furadas.
  • Alimentos congelados ou resfriados devem estar limpos, organizados e na temperatura de conservação indicada pelo fabricante.
  • Deixe para pegar por último aqueles produtos que precisam ser conservados frios, evitando o menor tempo de exposição à temperatura ambiente.

Ao transportar

  • Após fazer as compras dos produtos perecíveis, vá para casa e guarde no freezer ou geladeira, até a hora do preparo. No verão, com temperaturas altas, a exposição à temperatura ambiente pode favorecer a multiplicação de bactérias patogênicas
  • Evite deixar os alimentos ao sol ou em lugares quentes

Ao preparar

  • Lave bem as mãos e os utensílios antes de mexer nos alimentos
  • O local precisa estar bem higienizado também
  • Não manipule alimentos com lesões nas mãos, anéis, lesões, adornos e esmaltes.
  • Se os alimentos cozidos não forem consumidos na hora, devem ser colocados na geladeira.
  • Não recongele alimentos descongelados, mesmo depois de cozidos.

Ao consumir – ceia de ano novo

  • Não coloque os alimentos na mesa muito tempo antes da hora de servir
  • Cozinhe bem os alimentos e após comer, coloque bem rápido em recipientes com tampa, conservando em temperatura inferior a 5ºC.
  • Não mistura no mesmo pote alimentos crus com cozidos.

 

Fonte: CFMV

Comentários (0)
Comentar