Como trocar fralda: um pequeno guia para pais de primeira viagem!

Você sabe como trocar fralda do seu bebê? O dia do parto se aproxima e você, como mamãe de primeira viagem, tem muitas dúvidas, principalmente sobre a hora de trocar a fraldinha do seu pequeno!

É perfeitamente normal sentir medo e se atrapalhar um pouco no começo. Saber como trocar a fralda do bebê pode ser uma dúvida muito comum entre as famílias de primeira viagem, mas que, com um pouco de paciência e prática, pode ser resolvido rapidinho!

Cada momento a mais com seu bebê é uma dádiva e uma oportunidade de aprender na maravilhosa experiência de ser pai!

 

Quando trocar a fralda do seu pequeno?

Uma das principais perguntas de papais e mamães de primeira viagem é: quando devo trocar a fraldinha do meu bebê? São várias as questões, e você precisa estar atenta a todas elas!

Imagem: Reprodução / Pexels

Dessa forma, perceba se a fraldinha do seu bebê não sujou, um tempo depois da última troca. A fralda costuma ficar mais pesada, inchada e com mal cheiro! Isso é um grande alerta.

Além disso, os fabricantes aconselham ficar de olho e realizar a troca em momentos específicos do dia, como por exemplo depois de cada cochilo do neném ou de ele se alimentar.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Passo a passo de como trocar fralda

  1. Primeiro, deite seu bebê no fraldeiro ou em cima de uma toalha limpa, em cima da cama mesmo. O importante é a superfície ser lisa, firme e oferecer segurança para seu filho!
  2. Retire a roupinha da cintura para baixo do bebê e abra a fralda suja;
  3. Não se assuste com o cheirinho! Agora levante o bumbum do neném, segurando pelos tornozelos e limpe toda a sujeira por ali;
  4. Você pode utilizar a parte limpa da fralda suja para isso. Faça isso apenas uma vez, de cima para baixo. Agora dobre a fralda suja ao meio debaixo do bebê, com a parte limpa para cima;
  5. Continue a limpeza da região íntima do seu pequeno com compressas úmidas ou lenços umedecidos sem perfume, sempre na direção do genital para o bumbum;
  6. Retire a fralda suja e, dessa forma, coloque uma nova fralda limpa debaixo do bumbum do bebê;
  7. Passe um creminho para assaduras nas dobrinhas do seu pequeno, se necessário;
  8. Feche a fralda, confira se está tudo certo e termine de vestir seu bebê!

 

Materiais necessários

São poucos, mas essenciais os itens utilizados para trocar a fralda do bebê! Por isso, antes de começar de fato a trocar, junte todo o material necessário, que inclui:

  • Uma fralda limpa, que pode ser tanto descartável quanto de pano;
  • Uma bacia com água morninha para ajudar na limpeza do bebê;
  • Toalha sequinha;
  • Saco para o lixo;
  • Compressas limpas ou lenços umedecidos (preferencialmente sem perfumes);
  • Creme para assaduras de sua preferência.

 

Imagem: Reprodução / Pexels

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

5 erros básicos em como trocar fralda

 

Não estar com tudo pronto

Seu bebê é impaciente e o momento da troca de fraldas pode ser incômodo. Além disso, se você estiver sozinha, precisar sair para buscar alguma coisinha que faltou pode te gerar um impasse! Por isso, esteja com tudo pronto no momento de trocar a fralda do seu pequeno!

Assim, separe todos os materiais necessários que indicamos antes de começar a trocar a fraldinha do bebê e não perca o foco no meio do caminho!

 

Apertar muito ou pouco

Colocar a fraldinha no seu bebê é um exercício constante! Com certeza, depois da primeira semana de tantas e tantas trocas, você já estará expert na arte da troca de fraldas! Dessa forma, um cuidado muito importante que deve ser sempre percebido é se a fraldinha do seu pequeno ficou larguinha ou muito apertada!

Isso porque, quando não colocada de forma correta, além de incomodar, ela pode vazar e causar uma sujeira nas roupinhas, no ambiente em que seu filho está e nele próprio! Evite!

 

Não ter uma troca de roupinha disponível

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Tenha sempre uma mudinha de roupas disponível na bolsa do bebê! Isso porquê, muitas pessoas não dizem, mas a verdade é que, quando a fralda vaza, haja sujeira! Dessa maneira, para manter seu bebê sempre limpo, cheiroso e protegido, muitas vezes é preciso trocar todo o look, dos pés à cabeça!

Comprar muitas fraldas de recém-nascido

As fraldas de recém-nascido geralmente estão na promoção e a vontade de comprar muitas e estocar é enorme! Mas precisamos ficar sempre atentos! Além dos presentes do chá de bebê, a possibilidade é que seu filho cresça muito rápido, antes mesmo do seu estoque acabar!

Dessa maneira, tenha calma! Compre apenas o necessário e conforme for precisando! Mais importante que a promoções é o conforto do seu bebê!

Demorar muito para trocar a fralda

E, por fim, mas não menos importante, o tempo entre as trocas de fraldinhas precisam ser respeitados! Principalmente se o seu bebê tiver feito cocozinho! Deixar a fralda suja em contato com o seu pequeno pode acarretar problemas sérios e infecções desnecessárias na sua criança! Tenha cuidado e higiene e proteja seu bebê de qualquer mal!

Imagem: Reprodução / Pexels

Consulte sempre um especialista

Além de estar atenta aos passos e erros principais de como trocar fraldas do seu bebê, é muito importante manter as consultas com o médico pediatra em dia! Ele também será capaz de te ajudar com dúvidas, questões e preocupações que aparecem na vida de pais de primeira viagem!

Além disso, mantenha uma rede de apoio sempre por perto, disponível para te socorrer quando preciso! Dessa forma, reúna familiares, amigos e pessoas próximas queridas que possam te dar uma forcinha, seja trocando fraldinhas do bebê, seja no apoio diário na vida em maternidade!

Comentários (0)
Comentar