Como tocar violão: guia completo para você aprender em casa

1 275

Muitas pessoas têm vontade de aprender a tocar violão mas não sabem por onde começar. Se você é uma delas, leia esse guia completo de como tocar violão e coloque cada etapa em prática fcom muita dedicação. Já ouviu falar que a prática leva a perfeição? Então a certeza é essa: que os resultados virão se você seguir tudo bem direitinho. Confira:

 

É difícil aprender a tocar violão?

Atualmente, existem muitos tipos de instrumentos diferentes, e os violões, por exemplo, tem suas características próprias, que irão afetar diretamente na forma como você toca o instrumento. O violão que escolher terá uma influência máxima na sua capacidade de aprender a tocar, então saiba que alguns tipos serão mais fáceis e outros mais difíceis, para iniciantes.

Se você tiver como escolher o seu instrumento, pesquise e procure bastante por um violão que se encaixe adequadamente para o formato do seu corpo e mãos, e verá a diferença que isso fará a longo prazo, dando uma motivação ideal para você seguir no seu aprendizado, mas se você não tiver muita escolha, pode aprender em qualquer outro violão, afinal, é melhor ter algum do que nenhum.

como tocar violão
(Foto: Pexels)

Quanto tempo uma leva para aprender a tocar violão?

Se treinar bastante e ter muita motivação, em três meses você estará dominando cada passo de como tocar violão. Porém, se preferir aprender as músicas mais complexas, arpejos elaborados, estruturas complexas e etc, um ano pode ser um bom período.

Custos de um violão

Existem instrumentos de todos os tipos e preços, e você pode achar um violão por R$ 100 ou até mesmo por R $100.000. Porém, você não precisa gastar uma fortuna com um bom violão. Se você é novato, certifique-se apenas de ter um instrumento afinado e que funcione bem, até porque se o violão for ruim, o som também será, não importa as vezes que você praticar.

Se você for pessoalmente em uma loja, pode encontrar um violão novo e adequado na faixa de 300 a 500 reais. Mesmo que não saiba tocar nada, coloque ele no colo e veja se o encaixe é bom e se sua mão fica confortável para alcançar as cordas e casas do instrumento. Outra dica é levar alguém mais experimente com você, para ajudar na escolha do violão. Michael, Di Giorgio, Giannini e Memphis são marcas acessíveis e ótimas para iniciantes.

 

Equipamentos que não podem faltar

 

  • afinador: você pode usar um afinador eletrônico, dando mais precisão e sendo útil até mesmo em ambientes barulhentos. Outra opção é o aplicativo Afinador Cifra Club, que pode ser baixado para Android ou iPhone.
  • capotraste: existem vários modelos deste equipamento, e os modelos mais básicos podem custar 20 reais.

 

Como aprender a tocar violão rápido e fácil?

Veja esse passo-a-passo para aprender a tocar esse instrumento mais rapidamente:

1. Nomes das cordas

Esse é um passo básico que você precisa aprender, pois quando estiver com um professor de violão ou com amigos mais experientes, eles poderão falar ‘toca aí a corda Sol’, e você não vai saber, mesmo que digam ‘é a terceira corda’, ainda sim você ficará confuso, se perguntando se é a terceira de cima para baixo ou de baixo pra cima. 

Os nomes das cordas são exatamente os nomes das notas que as cordas vão produzir, quando tocadas. A contagem dessas cordas por padrão é sempre de baixo para cima, então a corda mais fina é a primeira corda e a corda mais grossa é a sexta corda do violão.

como tocar violão
nome das cordas (Foto: Divulgação)

2. Violão afinado

Para não sair por aí tocando em um violão desafinado, não dispense o uso de afinadores, mesmo que seja o afinador de celular, mas se você realmente quer desenvolver suas habilidades e treinar o ouvido, para ser capaz de tirar músicas de ouvido em breve, é necessário treinar isso sem usar aparelho nenhum. Ou então, quando afinar uma corda, conseguir ajustar todas as outras, sem nenhuma ajuda. Depois, você pode checar se sua afinação ficou correta, conferindo com um afinador.

como tocar violão
afinador (Foto: Divulgação)

3. Como ler as notas de violão?

Se você ler cifras, seu progresso no aprendizado do violão será altíssimo, pois a maioria das coisas que encontrará no seu caminho do aprendizado será a escrita por meio de cifras. Na cifra, o nome das notas é substituído por uma letra, então tente decorar o que cada letra significa. Veja:

A =  Lá

B = Si

C = Dó

D = Ré

E = Mi

F = Fá

G = Sol

4. Acordes básicos

Acordes é uma combinação de notas tocadas ao mesmo tempo, além de ser uma parte importante no aprendizado de muitos instrumentos como, piano, ukelele, cavaquinho e violão. Pode ser difícil de executar os acordes no começo e principalmente de mudar um acorde para o outro, mas é normal, com o tempo você pegará o jeito. Veja esses acordes mais simples para começar a tocar hoje mesmo:

como tocar violão
acordes básicos (Foto: Divulgação)

Eles são versões mais simples de se aprender no início, mas quando sentir confiança, tente acordar mais completos, aumentando a dificuldade do aprendizado. Seja perseverante, mesmo que demore muito para conseguir passar de um acorde para o outro.

5. Ritmos e batidas

Melodia, harmonia e ritmo são as partes que compõem a música, então na sua mão esquerda você fará os acordes, que são responsáveis pela harmonia, já o movimento ou a batida que você fizer na mão direita vai ditar o ritmo no violão. Esse instrumento é completo, então você pode fazer as três partes da música ao mesmo tempo.

6. Seleção de músicas favoritas

Para aprender a tocar violão de forma fácil, você precisa praticar muito, e nada melhor do que praticar com as músicas que você ama, pois muitas vezes as pessoas desistem das aulas de violão, quando as músicas não interessam tanto ao aluno. Claro que algumas músicas terão acordes mais difíceis do que os citados no tópico 4, mas mesmo assim, sua motivação e esforço farão você impressionar todo mundo naquela festa de final de ano, quando aprender a dominar o instrumento.

7. Aulas de violão

Para aprender qualquer coisa nova, é importante ter o apoio e orientação de alguém que seja especialista no assunto. Por isso, faça aulas de violão, seja com um professor presencial que dá aulas no seu bairro ou com um bom curso online, que tenha um método completo com passo-a-passo. Cuidado com os vídeos no Youtube, pois existe uma boa diferença entre uma pessoa ser um professor de violão e tocar bem.

(Foto: Pexels)

8. Reserve um tempo e se dedique

É importante aprender a tocar de forma certa, pois existem muitas pessoas que tocam violão, algumas mais ou menos e outras muito bem, e você não quer ser só mais uma, né? Por isso, pratique bem e você será o melhor, não tem segredo. Tempo para praticar também é necessário, em tudo que nos propomos a fazer. Tire meia hora do seu dia, todos os dias, e se dedique a isso. Nada de celular, televisão ou WhatsApp por perto, livre-se das distrações e veja que os resultados irão aparecer.

 

Fonte: Dicas de violão

Siga-nos no 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy